E Se Fosse Você?

E Se Fosse Você? Manuela D’Ávila

Resenhas - E Se Fosse Você?

Paulinha 21/02/2024

Educação e informação
Ah eu sou apaixonada pela Manuela, fepois de tudo que passou, ela escreveu esse livro não para disseminar ódio, mas para informar e educar, para esclarecer.
Aconselho a todo mundo que tem contato com a Internet ler.
Precisamos de mais empatia e compaixão online.

Jess 16/10/2022

Necessário!
Um livro mais que necessário, urgente! Tudo que Manu escreve, toca a minha alma. Para mim, ela é uma grande/imensa mulher, política, referência...
Recebi esse livro, logo no lançamento, autografado. Demorei para ler, confesso. Mas, ao finalizar, tenho certeza de que li no momento certo. Super recomendo! ???

carolmc_ 26/12/2021

O terror das fake news
Manuela, uma das maiores vítimas de fake news desse país, relata apenas algumas das inúmeras notícias absurdas atribuídas a ela neste livro e conta brevemente como a rede de ódio funciona. Estejamos atentos.

Bianca 23/11/2021

E se fosse você?
O próprio título nos incentiva à reflexão. Num livro curto e direto aborda a cultura das fake news no Brasil, envolvendo especialmente, mas não exclusivamente, os grupos de esquerda, artistas e LGBTQIA+. Manuela escancara as fake news de que foi vítima e as consequências dessas mentiras na vida dela e dos seus. E como compartilhamos e disseminamos esses conteúdos sem ao menos verificar. Excelente livro. O único porém é que me deixou um pouco sem esperanças numa realidade em que as notícias falsas sejam um dia detidamente rechaçadas e punidas.

Figueiredo 28/10/2021

Muito necessário!
Você sabe o que significa FAKE NEWS? Sabe o quanto isso pode DESTRUIR a vida das pessoas e a Democracia?
Nesse livro, feito por @manueladavila que fundou o @institutoesefossevoce , ela vai nos mostrar como as FAKE NEWS, os gabinetes de ódio, podem destruir vidas e enfraquecer a democracia. Ela faz até uma observação que o professor Carlos Eduardo Lins e SIlva diz que: Notícia falsa [FAKE NEWS] não é um bom conceito. Pois a notícia falsa pode ser só uma notícia "mal escrita", e o que lidamos hoje é com NÓTICIAS FRAUDULENTAS, produzidas intencionalmente com o objetivo de obter algum fim determinado, político ou não
O livro e o instituo também nos ensinam como identificar notícias falsas e como NÃO compartilhá-las, com guias práticos e com MUITOS exemplos que a Manuela e o Felipe Neto, autor do prefácio, sofreram e ainda sofrem.
Vale muito a pena a leitura, e já deixo como indicação. Um livro fluido, importante e que recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/cleubooks/

Iza Santos 12/06/2021

Livro curtinho e necessário.
Temos que nos instrumentalizar para saber identificar as fakes News que somos constantemente bombardeados.
Manuela sempre necessária!!

Elisa 09/06/2021

Leitura necessária
Livro necessário para entender como o Brasil chegou ao ponto que está, como se propagam as fake News e qual a nossa responsabilidade nisso tudo.

alicia 09/06/2021

necessário
um livro que fala sobre as fakenews na política, e seus efeitos na vida de quem sofre com isso diariamente. escrito pela Manuela D'avila, uma mulher que está no mundo da política ha muitos anos, e fala com maestria sobre os assuntos do livro, por ja ter passado por tantos problemas relacionados às fakenews. conta com uma participação especial do youtuber felipe neto, que como manuela, sofre diariamente com as redes de ódio.

alex santos 14/05/2021

Entre assustador e triste
Como as pessoas podem ser tão cruéis? Manu desnuda toda a maldade movida contra ela, sua família e contra outras pessoas, através de mentiras cuidadosamente criadas para unir pelo ódio.
A União pelo ódio tem a força da destruição e da morte. E não desistirá facilmente.
Triste de ler para quem se compadece. Já quem odeia sequer abrirá as paginas. Vai preferir viver no ódio. Mas não podemos desistir.

Thárin 08/05/2021

O BRASIL INTEIRO PRECISA LER ESSE LIVRO URGENTE!!!
É um livro pequeno, do tipo edição de bolso, com apenas 128 páginas, que você lê em um dia tranquilamente. Apesar do pouco tamanho, a importância é gigantesca.

Manuela d?Ávila traz aqui um definição de fake news e suas diversas classificações e ao longo dos capítulos usa sua história como vítima de redes de ódio, com ilustrações das notícias inventadas e sua verdadeira versão, pra explicar como as notícias fraudulentas são construídas e espalhadas, apelando para os medos, preconceitos e lacunas de informação presentes em cada um de nós.

Apesar de a produção intencional de notícias fraudulentas ser uma estratégia utilizada principalmente pela extrema direita ultra conservadora, Manuela demonstra como, muitas vezes, a própria esquerda se deixa pautar por esse tipo de notícia e acaba retroalimentando justamente o que deveriam estar combatendo de outra forma.

Há dois pontos dignos de destaque sobre as principais vítimas e assuntos utilizados nessas redes: a maor parte das vitimas são mulheres ou pessoas pertencentes a algum grupo minoritário (e aqui ela explica como o ex-deputado Jean Wyllys também foi vítima, assim como a ex-presidenta Dilma Roussef), e o fato de que quase todas as fake news esbarram em algo relacionado à pedofilia ou religiosidade, como meio de levar as pessoas a usarem suas paixões nos debates, em vez de racionalidade e senso crítico.

Existem diversos outros assuntos tratados em capítulos curtos nesse pequeno manual de como sobreviver à loucura de tempos marcados pela tecnologia, crise econômica e polarização política, que merecem a leitura.

Ao final, ela elabora um guia de como verificar se uma notícia é verdadeira ou fraudulenta, algo que deveria ser ensinado nas escolas hoje em dia.

O prefácio é de Felipe Neto, o maior youtuber d país, que também já foi vítima de escãndalos envolvendo sua suposta ligação com pedofilia, e de como ess invenção afeta sua vida até hoje.

Acho que de todas as leituras que ja indiquei por aqui até hoje, essa talvez seja uma das menores, mais úteis e mais urgentes!

Veronica.Magalhaes 12/04/2021

Excelente e necessário
A disseminação de notícias fraudulentas gera prejuízos pessoais e sociais incalculáveis. Ao que me parece, nunca fomos tão desinformados qt agora, em plena "era da informação." A sensação de conhecimento adquirida por meio de Fake News é infinitamente mais perigosa do que a consciência da ignorância. Considero essencial criar "barricadas contra a estupidez" através da educação crítica. O primeiro passo nessa direção, é a desconstrução da máquina de ódio que se aproveita dos preconceitos para edificar "certezas" abastecidas por mentiras com forte apelo emocional.
Com linguagem clara, de fácil leitura e bem embasada, Manuel D'Ávila nos proporciona um livro essencial para o enfrentamento do atoleiro de mentiras que assola nossa sociedade. Recomendo a leitores de todas as idades. Deveria fazer parte do currículo escolar!

Tânia 20/02/2021

Um livro breve, porém excelente para entender como as fake news (ou notícias fraudulentas, em bom português) são criadas, como são difundidas, qual o seu objetivo, e como as vítimas são afetadas por elas. Uma leitura rápida e acessível.

Kari 13/02/2021

Um choque de realidade
Em "E se fosse você?" Manuela D'Ávila nos traz para a sua realidade. Aquela realidade que mente e espalha essas mentiras sobre suas opiniões, roupas que veste, projetos e até sobre onde fez o enxoval da filha. E essas mentiras se espalham como un rastilho de pólvora. Fala também que não é só ela que sofre com as notícias fraudulentas (Felipe Neto, Jean Willys, Maria do Rosário,...) e como isso afeta a vida de cada um deles.
O livro é um pedido de "verifique antes de enviar" às pessoas que apenas compartilham fake news sem a menor preocupação de como um simples clique vai impactar a vida do noticiado. É triste, mas traz um grito de esperança.

Nota 0-5:5
@leyendo_a_los_que_leen

Lais.Lagreca 06/02/2021

Precisamos conversar sobre o perigo das "fake news" e suas implicações.
Este pequeno livro de Manuela d’Àvila é de uma importância gigante. Nele, com uma escrita simples e direta, a autora mostra com as “fake news” são perigosas.

Logo no início, ela nos chama a atenção para o fato de que “notícias faltas”, uma tradução da expressão em inglês, não demonstra que, na verdade, mais do que falsas, mentirosas, incompletas, pouco confiáveis, as “fake News”, no contexto ao qual o livro se refere, são “notícias fraudulentas”, segundo Carlos Eduardo Lins e Silva, uma vez que elas são produzidas intencionalmente com objetivos pré-determinados, sejam políticos ou não.

Outras reflexões que perpassam toda a “dinâmica” dessas notícias fraudulentas são trazidas no livro.

Gostei bastante.
Uma leitura rápida e que indico muito!

Luana.Finkler 29/01/2021

Leitura importantíssima
Esse livro é muito bom para uma compreensão maior sobre a repercussão que as fake news tomam, sendo capazes de manipular opiniões e escolhas.