Sem Data Venia

Sem Data Venia Luís Roberto Barroso

Resenhas - Sem Data Venia

1 | 2 | 3 | 4

Rafa 12/08/2022

Convém iniciar esse breve relato da minha experiência de leitura pontuando que sou uma grande admiradora de Luís Roberto Barroso e que muito me inspiro no profissional que é o Ministro. Assim, guardado meu apreço, passo a refletir alguns pontos do livro “Sem data vênia: um olhar sobre o Brasil e o mundo”.

O livro é dividido em três partes. A primeira delas, “Uma visita ao passado”, reúne de maneira interessante a trajetória pessoal e profissional do Ministro Barroso conforme o contexto histórico do país, do período militar à redemocratização, contemplando suas experiências e convicções pessoais. Já na segunda parte, intitulada como “Um olhar sobre o mundo”, trata brevemente de temas importantes à humanidade, não só pelo aspecto histórico e de desenvolvimento, como também pelas pautas que carecem de atenção (tecnologia, democracia, meio ambiente). A terceira parte, talvez a mais importante delas, “Um olhar sobre o Brasil”, conduz o leitor a refletir sobre uma série de aspectos do país nas mais diversas áreas, incluindo posicionamentos de temas relevantes ao cenário político, social, econômico e - é claro - jurídico.

Durante suas páginas, o leitor encontra breves textos sobre assuntos pertinentes ao momento histórico nacional, de maneira intencionalmente não aprofundada, mas que convergem em pontos de destaque para importantes reflexões acerca do país que pretendemos continuar construindo. Ainda que a pretensão não seja esgotá-los em sua totalidade, fica evidente que o autor não deixa de opinar nessas questões, enriquecendo o debate com direcionamentos ao que seriam possíveis soluções dos problemas atuais do país.

Diante do protagonismo que o Supremo Tribunal Federal vem assumindo na vida cotidiana do brasileiro, um livro com textos de fácil acesso, sem muitas palavras rebuscadas e com o mínimo de juridiquês possível, parece-me que veio para agregar positivamente na imagem que se tem a respeito da Alta Corte. Para além disso, o livro é um convite a refletir sobre o Brasil que se quer como nação, ultrapassando a culpa do passado e realocando-a também em relação às decisões que são tomadas no presente, e a provocar atitudes de mudança, ancoradas sobre a ética e a integridade, valores que manifestamente inspiram a atuação do Ministro na vida pública.

Elizabeth 30/06/2022

O título diz tudo
O livro de Luís Roberto Barroso, atual ministro do Supremo Tribunal Federal, traz reflexões sobre diversos temas extremamente importantes para a sociedade brasileira contemporânea, tais como racismo, desigualdade, corrupção, instituições da administração pública, aborto, ditadura militar, direito no Brasil e no mundo, meio ambiente, educação, direitos para pessoas LGBTQIA+, etc. O autor passa por variados temas, sempre relacionando-os aos direitos fundamentais e princípios constitucionais. É uma leitura de fácil compreensão, sem juridiquês e enrolações. Indico inclusive pra quem não é da área do direito, pois o livro expõe assuntos que são do interesse de todos os cidadãos.

Felipe Lopes 09/04/2022

Leitura descontraída
Comprei-o com essa finalidade. O livro cumpriu o que prometeu, o Ministro Barroso tem uma história de vida rica e intelectual o que o fez ser quem é. No livro ele não se resume a um caminho específico, fala de tudo um pouco. É a porta de entrada para os livros não jurídicos dele, talvez em um próximo ele se detenha a uma linha específica de narrativa. Gostei da parte que ele narra a conversa com a Presidenta Dilma Roussef, só confirmou o caráter que ela tem e que pouca gente tem coragem de dizer.

Viviribeiiro 06/04/2022

TODO MUNDO DEVERIA LER!
Cada tema relevante que é pontuado de forma clara, tanto em questões mais antigas como as mais atuais. O livro traz diversas reflexões e da uma boa pincrlada rm assuntos que as vezes não são tão bem compreendidos no nosso dia a dia. Sim, o livro é super didático, então quem não é de Direito vai super entender ele sem problemas, até porque esse foi o intuito. Fazer um livro que tratadse de temas relevantes é necessários, porém que toda a sociedade pudesse entender ao ler.

Tainara.Carvalho 06/04/2022

Leitura obrigatória
Se você não é da área do Direito mas tem interesse sobre os assuntos mais comentados e discutidos no judiciário brasileiro, ou de como funciona o Supremo Tribunal Federal, além de assuntos políticos de maneira imparcial, esse livro é pra você.
Nesse livro, Barroso consegue tratar sobre temas como corrupção, legalização das drogas, aborto, liberdade religiosa, ditadura, pobreza, entre outros, de forma direta, fundamentada e simples. E de quebra o leitor ainda ganha uma mini biografia do ministro pra se apaixonar ainda mais pela trajetória e brilhantismo dele.
Já indiquei para vários amigos, principalmente os que estão iniciando a faculdade de Direito e os que tem interesse por política, e vou continuar indicando.

Márcia. 30/03/2022

Muito bom!
?Há momentos em que a fotografia parece assustadora, mas é sempre necessário olhar o filme inteiro.?

Excelente leitura para quem deseja ficar por dentro de assuntos atuais.

Cynthilante 08/03/2022

O livro apresenta as reflexões pessoais do Ministro Barroso sobre os temas atuais enfrentados no Brasil.

sinara.barrosdelima 12/02/2022

Temais atuais
Com uma linguagem simples e bem didática ele fala sobre temas relevantes e atuais, explica um pouco sobre fwtos históricos que repercutem nos dias atuais.
Achei uma leitura extremamente necessária. Todos nós deveríamos ler!

Sofia.Riechi 29/09/2021

Uma trajetória de peso
A intimidade apresentada nos primeiros capítulos pelos autor ajuda o leitor a entender melhor a ideia do livro, dos temas e do perfil do ministro Barroso.
Sempre na ?vanguarda? do direito, desde jovem o autor demonstra como enxergava o Brasil durante a ditadura, os conflitos étnicos raciais, preconceito e liberdade religiosa.
Um livro muito interessante que auxilia na compreensão de um dos ministros mais marcantes da atual corte constitucional e de suas decisões em casos marcantes.

Lu 21/09/2021

Uma leitura interessante e fácil, fluída que nos conduz a uma reflexão acerca do país e seus problemas através do olhar preciso do Ministro Barroso.

Edgard7 08/08/2021

Interpretação bastante lúcida, objetiva e acessível sobre os motivos que fazem do Brasil o que ele é (de bom e de ruim), e o que é possível fazer para melhorar.
O fato de as palavras virem de um Ministro do Supremo Tribunal Federal é reconfortante, porque indica que ao menos algum dos "poderosos da República" tem alguma lucidez e - ao menos pelo que indica sua exposição - princípios sólidos que guiam sua atuação.
Gostei e recomendo.

@lucasmascarenhas 18/07/2021

Uma reflexão sobre o Brasil, abordando diversos temas políticos, econômicos, jurídicos e éticos. Reforça a necessidade de proteção dos direitos fundamentais e respeito às democracias e defesa das minorias. Questiona o fenômeno estrutural e sistêmico, naturalizamos coisas errados e a necessidade de fazer um país maior. A necessidade de uma consciência social de um Brasil para todos, universalizar a educação DE QUALIDADE, e problemas que urge medidas como a não alfabetização na idade certa; evasão do ensino médio; e o déficit de aprendizado (não aprendeu o mínimo). Uma reforma tributária progressiva, onde vivemos de financiamento público e desonerações para as elites, com baixa tributação dos ricos.
O não investimento prioritário e suficiente em educação básica. Essa é, provavelmente, a causa principal de nos havermos atrasado na história.
O estatismo e a economia fechada: um Estado econômico e administrativo que foi se tornando grande e caro demais, com crônico déficit fiscal, e uma iniciativa privada que, com as exceções que confirmam a regra, tem dificuldade de competir no mercado internacional.
A apropriação privada do Estado. O Estado brasileiro sempre foi, historicamente, apropriado por elites extrativistas — econômicas, políticas e administrativas — que o colocaram a serviço dos seus próprios interesses. Desonerações, loteamento de cargos públicos e vantagens excessivas para servidores compõem, de longa data, a cena nacional. Sem falar no puro e simples saque ao Estado, por práticas de corrupção
no Legislativo, uma reforma política capaz de atender os objetivos tratados no capítulo deste livro voltado para a Reforma Política: baratear o custo das eleições, aumentar a representatividade do Congresso e facilitar a governabilidade. No Executivo, requer livrar-se da mentalidade de que agentes públicos são sócios do país e que podem ter algum tipo de vantagem em todos os contratos públicos. No Judiciário, requer derrotar a cultura de que a criminalidade do colarinho branco não tem maior gravidade, dando tratamento leniente aos crimes de rico em geral: corrupção ativa e passiva, peculato (desvio de dinheiro público), fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de tributos.

daynnem 08/07/2021

Necessário
Barroso pontua todos os problemas e possíveis soluções do nosso país nesse livro.
Acho necessário que todos os brasileiros leiam e tenham essa noção de que não há nada que mude da noite pro dia, e que estamos construindo ainda a mudança?

Alexandre morello 22/06/2021

Viagem cultural e política
Barosso como sempre é cirúrgico e claro na sua escrita.

O ministro, após breves comentários sobre si, nos leva a uma viagem cultural e política.

Temas economicos, jurídicos e sociais são abordados com leveva e despertam grande reflexão.

Descubra como pensa e raciocina esse progressista ministro.

Ótima leitura.

1 | 2 | 3 | 4