The Traitor

The Traitor V.S. Alexander

Resenhas - A Rosa Branca

1 | 2 | 3 | 4

Daniela694 06/04/2024

Assim, o livro é bom! Sempre gosto de livros que falam sobre a segunda guerra mundial. Mas não gostei tanto da escrita, não me prendeu tanto. Mas muito interessante conhecer sobre grupos de resistência ao nazismo. Nunca tinha lido nada sobre esse assunto específico.

beamoorais 24/02/2024

Para quem gosta de história é uma excelente pedida. O livro insere fatos reais e mortes reais na narrativa da personagem principal que não existiu de fato. O autor tem outros livros relacionados com a temática e fiquei interessada para ler

Stela 24/12/2023

Sou suspeita de falar sobre livros dessa época, pois gosto de todos, mas esse me surpreendeu, porque não conhecia a história do grupo Rosa Branca, o que me deixou mais surpresa foi a questão de todos receberem o seu destino final com a certeza de estarem fazendo o correto e não denunciar ninguém para se verem livres.
O livro é narrado por Natalya, uma russa que veio morar na Alemanha depois dos pais fugirem de Stalingrado. Ela vai como enfermeira para o fronte leste durante a guerra, e lá ela se vê diante dos horrores de pessoas inocentes "desaparecerem". Quando volta começa a fazer parte do grupo de resistência Rosa Branca, o qual começa a enviar panfleto contando a verdade sobre o que acontece com a Alemanha sob o domínio nazista. As prisões acontecem, por serem considerados traidores, seus amigos têm destinos finais e Natalya consegue resistir até o fim sem revelar outras pessoas que pensavam como ela.
Uma história que nos mostra que nem todos apoiavam o nazismo , que mesmo presos não desistiram de seus ideais e convicções.

Larissa.Giorgetti 04/12/2023

Esse livro foi um pouco mais difícil de me conquistar do que o primeiro, até a metade ele é um pouquinho parado, então não dá muita emoção. Os personagens não são tão memoráveis, porém alguns são verdadeiros. O movimento rosa branca realmente existiu, então foi um fator muito importante pra mim. O final foi muito emocionante, não esperava chorar com algumas partes, então por isso falei a pena.
Não favoritei mas vale a pena ler pelo menos uma vez.

Angelica 22/11/2023

A mistura de elementos reais históricos com a ficção tornou a leitura muito interessante.
Apesar de já ter lido muita coisa sobre o assunto 2ª Guerra, eu desconhecia completamente o grupo Rosa Branca, e esse foi o primeiro livro que li voltado para esse viés, focado mais em demonstrar a resistência da população da época diante de tantos horrores.
Achei bem interessante tomar conhecimento desses fatos, me fez refletir em como esse período sombrio da história foi marcado por pessoas fortes, que davam a vida pela própria liberdade e dos seus iguais.
Sobre a parte ficcional em si do livro, o desenvolvimento da protagonista é muito incrível, saindo de uma menina cheia de ideais para uma mulher forte e destemida. A história em si não é muito agitada mas tem algumas reviravoltas que causam fortes emoções, vale super a leitura!

Francielli.Andres 16/11/2023

Segundo livro que leio do autor. Gosto muito de História e de romances, e acho fantástico a forma que ele consegue casar os dois.
Nesta obra ele fala sobre o grupo de resistência Rosa Branca (História real - II Guerra) misturado com um leve romance fictício.

A leitura foi um pouco cansativa e morna.
Pelo fato do conteúdo ser extremamente detalhado, ocorreu que acabava ficando muito tempo no mesmo lugar e tempo sem que nada acontecesse.
Sem muita emoção, indo contra minha expectativa.

Fernanda.Marques 21/10/2023

Neste terceiro livro lançado pelo autor ou autora, a qualidade cai, enredo forçado e nada convincente.
Comecei a ler, parei algumas vezes, mas não gosto de deixar livros abandonados - se não estão funcionando no momento posso aguardar uma oportunidade futura, mas ao retomar quis ir até o fim mas não me convenceu.
História de fundo real e muito forte, emocionante, mas não funcionou pra mim.
Me deu até uma ressaca pós leitura.

Dricia 03/10/2023

Outro foco...
Gostei muito da escrita, da história e dos personagens. Achei muito interessante conhecer a história do grupo de resistência rosa branca, apesar de já ter lido muito livros sobre esse período da história, eu nunca tinha ouvido falar desse grupo. Gostei bastante da história ter um foco diferente dos judeus e do holocausto que são mais comuns nos livros desse período histórico.
A Natalya é extremamente forte, resignada e modesta. Gostei muito da personagem.

Carol 26/07/2023

The Traitor
Sou fã desse autor e todo ano leio algo dele, desse vez li em inglês porque até os e-books do homem aqui no Brasil são caros. Novamente ele traz uma estória bem intricada, cheia de personagens interessantes numa trama política e social que envolve a segunda guerra diretamente. Eu amo a escrita dele e como ele faz você seguir com o personagem sem nem perceber que está lendo, eu fico sempre muito imersa no que ele escreve. Buguei levemente com os nomes de ruas e locais em alemão enquanto lia em inglês mas a vida do leitor é assim mesmo. Meu preferido ainda continua sendo "um banquete para hittler" mas acredito que qualquer pessoa que se interesse pela segunda guerra vai gostar de ler esse livro! :D

Clara2433 02/07/2023

Simplesmente sem palavras
Acabei de terminar o livro e ainda me recuperando de tudo o que li? Com certeza um dos melhores retratos acerca da Segunda Guerra Mundial, a mistura do real e da ficção em proporções perfeitas. A autora consegue transmitir todos os sentimentos da personagem para o leitor, a dor da perda, da traição, a dor física, as migalhas de esperança, o medo do futuro. Estou simplesmente fascinada por esse livro ?

Gabriela.Malta 27/06/2023

Talya do céu, que pessoa corajosa!
Este livro é inspirado no movimento Rosa Branca, não espere um relato fidedigno. Mas posso te assegurar que é uma história forte e rica em detalhes, que lhe permite visualizar enquanto lê os cenários em que se passam a história e te faz torcer por um final feliz. Talya, como é chamada por sua mãe, é um grande exemplo de força, determinação, coragem, puro coração e compromisso com seus ideais e amigos. Li em poucos dias, e já quero reler.

Nathiê 10/06/2023

Temática interessantíssima
O livro conta uma história ficcional sobre um membro de um grupo real de resistência na Alemanha nazista.

A temática, o grupo, a época é muito fascinante.

A escrita é gostosa, e tensa em muitos momentos, mas achei que o autor não se aproveitou dos acontecimentos para explorar a dor alheia. Ele conta com respeito os ocorridos.

Gostei muito.

Nana 06/06/2023

Não sei porque demorei tanto para ler esse livro. Uma mistura de ficção com uma história real. É nitido o cuidado do autor em retratar a época da guerra. Uma escrita maravilhosa!

Lais.Belchior 07/04/2023

Eu não acredito que só fui ler esse livro agora, sempre amei história e fico triste em saber que nas aulas de história que tive não ouvi falar sobre o rosa branca, e eu acho que todo mundo deveria ler esse livro, eu fico admirada com o trabalho do autor, e só uma dica não leia o livro por romance, por que na minha opinião o livro não foca nisso.

1 | 2 | 3 | 4