Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

Fabi | @ps.leitura 13/09/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Imagina sua vida virar de cabeça para baixo e você ainda ter que procurar respostas para alguns acontecimentos difíceis de serem explicados? É o que conhecemos na jornada das personagens de "se não fosse você".

Nessa história vamos conhecer Morgan que engravidou ainda na adolescência, mas está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou.

Para que tudo caminhasse perfeitamente em sua vida, ela acabou colocando seus próprios sonhos de lado e dedicou-se à filha e ao marido ao longo dos últimos anos.

Com o passar do tempo, Clara percebe que não quer seguir os passos da sua mãe. Com dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que não tenha apoio de seus pais em sua carreira.

Só que tudo muda na vida dessa família quando um trágico acidente acontece. Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desandou ao seu redor, Clara passa os dias ressentida, mantendo segredos e muitos mal-entendidos começam surgir, criando uma distância ainda maior entre mãe e filha.

Será que ainda há chances de que tudo fique bem? Será que é possível recuperar um laço rompido depois de tantas mentiras e segredos envolvidos?

Colleen Hoover têm o poder de escrever romances com uma enorme carga emocional, né? E em "se não fosse você" ela soube como trabalhar perfeitamente cada pedacinho do drama.

Aqui a gente vê uma história de mãe e filha. Uma história onde aconteceu uma gravidez na adolescência, o quanto ela teve que abdicar de seus sonhos para cuidar da sua pequena e o quanto se esforçou para manter a sua família sempre feliz.

Isso é um ponto que gosto muito na escrita da autora, pois ela sabe como retratar esses temas importantes de uma maneira com que as pessoas acabem se identificando em algum momento ou sinta totalmente empatia pela personagem.

Só que, além disso, CoHo também trabalhou na questão do luto. Quando um acidente acontece, isso desmorona completamente muitas coisas ao redor das personagens. Elas começam a se culparem e a questionarem sobre diversas coisas.

Então, intercalado no ponto de vista de Morgan e Clara, o leitor consegue entender perfeitamente a dor e o sofrimento que cada uma está passando. Conseguimos entender (ou até mesmo compreender) algumas atitudes e desvendamos com elas cada segredo que ficou guardado por tanto tempo.

Por falar em segredo... esse é um ponto que cheguei a desconfiar nos primeiros capítulos da história. Mas a forma como a Colleen trabalhou esse desenrolar, explorando cada pedacinho da história, fazendo a personagem "ligar os pontos" de tudo, foi o que acabou me conquistando bastante.

Minha única ressalva dessa obra é que, apesar de ter gostado do desenrolar da trama, achei que algumas coisas poderiam ter sido resolvidas de uma maneira mais rápida, enquanto outras poderiam ter sido mais exploradas, sabe? Apesar dela ter explorado exatamente o que precisava ao longo dos capítulos, ainda senti que havia acontecimentos que poderiam ter ganhado um desfecho maior.

Mas num contexto geral, "se não fosse você" é uma leitura ótima! É aquele livro que fala sobre os sacrifícios que fazemos em nossas vidas, em como tudo pode mudar num piscar de olhos, nos fazendo questionar sobre diversas coisas.

Um livro que aborda sobre o amor entre uma mãe e sua filha, sobre como lidar com o luto, com os segredos e como seguir em frente após um momento tão delicado e marcante em nossas vidas. Um livro forte e completamente intenso.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/09/resenha-se-nao-fosse-voce-colleen-hoover.html

Camila 20/12/2021

Goste!
Mais um da tua coho que não descriptions nunca ao narrar um drama familiar. Leitura bem fluida! Gostei bastante!

moon.morales 31/07/2023

Adolescentes sendo adolescentes me irritam
Eu comecei a ler esse livro por causa do bookstagram (sim, esse foi meu erro), panfletaram esse livro TODO errado pra mim kkkkk, mas vida que segue

eu custei a ler esse livro, só de ver que tinha gravidez na adolescência já me fez quase desistir, mas me mantive firme e forte
e depois, a própria adolescente começou a me irritar, algumas das vezes ela tinha razão, nas outras ela só era mimada e insuportável mesmo, a mãe fazendo de tudo pra ela e ela sendo chatissima
eu super entendo o lado dela, entendo o lado das duas, mas enquanto a mãe pelo menos tentava ser compreensiva, a filha só pensava nela mesma e no que ela estava sentindo, até mesmo descontar no namorado ela descontou, enfim, passei raiva e foi isso
Evelin 31/07/2023minha estante
Nunca nem ouvi falar desde livro, mas concordo plenamente com o seu título ??

Sthéfani.Lamoglia 13/11/2020

Maravilhoso
A CoHo consegue mais uma vez nos prender o tempo inteiro, e nos deixar super ansiosos pelo desenrolar da história. Amei a leitura!

maria 17/07/2022

poderia não existir
Bom, vamos lá, com toda essa polêmica sobre Colleen Hoover nas redes sociais decidi vim dar minha opinião sobre todos os livros que já li dela e não fiz resenha.
Esse livro ao meu ver se trata sobre luto e traições, então deveria trabalhar muito bem esses dois temas, algo que NÃO ACONTECE.
Ah, mas como assim não acontece se eles sofrem com as perdas e com as descobertas?
Então, todos os personagens suprem suas perdas e decepções se relacionando com outras pessoas e eu acho isso de uma pobreza de enredo sem tamanho.
Tudo bem se tratar de personagens reais e que na realidade isso acontece muito, mas por que não expor o que quão ruim isso é?
Colleen quase sempre peca nisso.
dantas 17/07/2022minha estante
a realidade é que os livros da coho não são bem interpretados por quem lê, o que são assuntos totalmente sérios que ela trata como se tudo se resolvesse pelo poder do amor SENDO QUE NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA

natalyluzzz 17/07/2022minha estante
A Colleen sempre joga vários assuntos polêmicos nos livros e depois trata tudo de uma forma rasa. A fórmula dela é só essa, e mesmo tendo lido vários livros dela, eu fico passada vendo quanta gente tem enaltecido ela ultimamente, falando como se os livros fossem de uma profundidade enorme e bla bla bla, sendo que ?

Ana Vizentim 21/07/2023

É bom, mas...
Tinha tudo para ser muito bom, mas aquelas duas me encheram demais, tive vontade de sacudir cada uma delas. Até entendo um pouco mais a Clara por estar na adolescência, mas não me desceu...
Em compensação Miller foi um "santo", com ressalvas e Jonah foi um exemplo.

@jana450 14/04/2021

Maravilhoso é pouco para esse livro
Ameeeeei, chorei por essa traição. Foi bastante cruel... mesmo que existisse atração deveriam ter confessado, mas o livro não seria tão perfeito rs

Debora.Oliveira 19/01/2022

Releitura que vale a pena!
Já tinha lido esse livro faz tempo e revisitar essa estória me trouxe um misto de emoções. O livro traz uma narrativa alternada entre mãe e filha de uma forma muito potente e envolvente. A maternidade é apresentada com todos os seus desafios e doações. Morgan foi mãe muito cedo e teve que abdicar de muitos sonhos para ser mãe, esposa e dona de casa. Temos uma reviravolta no livro que traz temas como: traição, mentiras e a rebeldia da filha.

Que livro emocionante! Colleen Hoover não decepciona e entrega uma narrativa envolvente e repleta de assuntos tão tocantes! Pretendo reler mais livros da autora e me surpreender novamente com eles!

Quote favorito: "As vezes você precisa sair de uma briga para vencê-la."

Bruna 26/03/2021

Esse livro não é problemático como outros da autora. Nem se trata apenas de romance. É um drama familiar que fala sobre relação mãe e filha, luto, e contar a verdade. Achei a historia bem interessante mas passei um bom tempo irritada com as atitudes da adolescente. A personagem age de forma estúpida e burra como todo clichê de adolescente revoltado. Poderia ter sido diferente nessa parte mas a história é boa e um final agradável.

Edivania 30/11/2022

O que foi isso?
Não sei o que comentar aqui...
Foi simplesmente incrível essa leitura. Colleen Hoover é de outro mundo; uma leitura tão envolvente, te prende de um tal maneira, aff não sei explicar.
Sofrido, real, doloroso. Aborda temas delicados, e a gente sabe o que uma mãe é capaz por um filho né. De verdade, eu tô apaixonada na escrita dessa Mulher. Sério!!!!

steven. 21/11/2023

Não é tão ruim!
Nós sabemos que a autora é problemática, mas esse livro é tão bom que me fez continua a ler até o final, principalmente a escrita que é muito fluída e nada atrapalha demais, além disso, adorei as histórias sobre a Clara e Morgan, assim como outros personagens... enfim, uma pergunta que não cala: vale a pena? sim!

gi. 12/03/2021

Não foi um dos melhores da Coho, não consegui criar vínculo nem me identificar com nenhum personagem mas apesar disso gostei.

Tamis 22/01/2021

?O corpo e o coração não param de encontrar beleza e atração simplesmente porque duas pessoas resolvem ficar juntas.?

Manuela222 17/10/2022

Se não fosse você
Que livro em, tinha começado a ler mas nunca conseguia terminar até que vi no ttk e comecei a ler, a história em si é mt boa os personagens se desenvolveram bem, com o livro comecei a pensar diferente enfim indico para todos