O Corvo E Outros Poemas

O Corvo E Outros Poemas Edgar Allan Poe

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

ltsalviolo 29/10/2021

Tenho zero bagagem para opinar sobre um livro de poemas, então vou só afirmar (muito subjetivamente) que nunca pretendi/cogitei um dia chorar lendo sobre uma estrela. Ou rir imaginando uma situação (muito) macabra. Ou me arrepiar com uma estrofe bem rimada. Me surpreendi com a experiência!

Kah 11/07/2022

Boa seleção
Uma boa coletânea mesclando alguns textos curtos com os mais longos, e famosos com menos conhecidos.

mirella.camargos 09/07/2021

um livro curto e fluído, não tem nem o que falar, os poemas do poe são extremamente lindos, não sei se porque ele me introduziu na leitura, mas tudo é muito cativante e mórbido.
uma melancolia bonita de se ler.

Daia 03/10/2021

Amor ao Mestre
Edgar pra mim sempre foi uma das razões pela qual comecei no caminho das poesias e poemas e depois cheguei aos contos.
Cada parte desse livro é um aperto de saudade, de carinho, de sofrimento e acalanto.
Poe é e sempre será incrível de maneira que nunca vou poder explicar.

@bibliotecagrimoria 14/12/2021

Encantadoramente sombrio
Adoro a obra de Poe, já perdi as contas de quantas compilações da obra dele já li. Essa em especial é encantadora em sua proposta. Traz u.a gama de poemas conhecidos (O Corvo, Sonho dentro de um sonho) e outros que nem sempre são facilmente encontrados. A tradução, até onde vi, peca na literalidade do verso em prol da rítmica mantida pela rima. O que tem seu mérito, principalmente para aqueles que sabem o quanto é difícil traduzir poemas mantendo rimas e sem modificar o sentido. Uma ótima edição, sem dúvidas.

Pietro 16/11/2022

Nevermore
"No entanto, o corvo solitário,
Não teve outro vocabulário,
Como se essa palavra escassa que ali disse
Toda a sua alma resumisse."

Comecemos pelo fato de que quanto falamos de contos do Edgar Allan Poe, o mais famoso se trata justamente de "O Corvo". Não vou negar que este conto realmente é um dos seus mais espetaculares, mas também existem muitos outros contos que merecem um destaque maior, pois são tão belíssimos quanto, como por exemplo "O Verme Vencedor" e "Tamerlão".

"Que diferença faz a lua - a lua alva
Espalhar-se toda esplendorosa,
Se seu sorriso é feio e seu fulgor
Um retrato feito após a morte."

E não apenas de palavras belas se vive Edgar Allan Poe. O mesmo demonstrou seu magnífico conhecimento através dos seus poemas, nos surpreendendo com casa referência a seres mitológicos, religiosos ou até mesmo lugares existentes. A forma como ele trabalhou seus versos, conseguindo não apenas contar uma história através, mas também a atribuindo sentimento que você consegue claramente sentir conforme se imerge na leitura, são surreais. Também existe um outro fator, que foi o que mais me chocou conforme li, fora o fato de que conforme eu lia, suas poesias de alguma forma se projetavam no ambiente, mas isso é uma história para outra hora.

"A juventude é um sol de verão,
Ao desvanecer é o mais melancólico,
Pois tudo está claro ao coração
E o que importa resta insólito."

Duda 20/11/2021

O Corvo
Não entendo mada de poesia, mas teve umas que eu gostei por exemplo

"dia mais feliz, a hora mais feliz
Meu ressequido e frustrado coração conheceu maior esperança de orgulho e poder
Sinto que desapareceu."

com toda certeza vou tentar interpretar os poemas depois, recomendo

foi o primeiro livro de poesia que eu li, se tiverem alguma recomendação...
Clariar 05/01/2022minha estante
Li recentemente Livro de Sonetos de Vinicius de Moraes e gostei bastante!
Pra quem tá começando pode ser legal também "outros jeitos de usar a boca" da Rupi

Duda 05/01/2022minha estante
aaaaaa muito obrigada!

Clariar 05/01/2022minha estante
Nada! Eu amo poesia, vou buscando também alguns autores nacionais que tão iniciando agora que têm uns e-books gratuitos pra comprar no kindle

Duda 05/01/2022minha estante
mds mds, muito obrigada mesmo!

estava querendo começar a ler poesias já a algum tempo....

Dávila 28/10/2021

Sempre mais.
Muita gente se esquece, mas além de contista de mão-cheia Edgar Allan Poe é poeta dos mais visionários.
Essa coletânea de poemas do imortal Edgar traz um sem número de textos incríveis.
Mas, como se não bastasse tem as duas traduções famosas do seu poema mais conhecido na nossa língua mãe : "O Corvo" aparece nas traduções exemplares de Fernando Pessoa e Machado de Assis.
Pro meu gosto só esse fato já valeria o volume inteiro...agora se vc não gosta de poesia...(!).
Mas se gosta como eu, é deleite puro e pra vc ler pro amor da sua vida em noites de lua mortífera.
Boa viagem.

Luciana 07/02/2022

Gostoso demais
Perfeito como Poe. O Poe é dito como mestre do terror e suspense, mas em suas obras eu sinto muitoo mais o drama e fico muito curiosa com os desfechos, sinto que em cada verso de seus poemas ele conta um pedacinho de sua história, não somente de seus contos, mas sim como relatos pessoais. Não vejo horror em cada estrofe, mas sim muita dor, perda, amores e superação. O admiro muito e este livro assim como qualquer outro deste gênio, está recheado de verdades que você precisa ouvir. É como um soco no estômago, seguido de um gostoso abraço.

Erica 09/10/2021

No começo o livro me prendeu bastante, mas os 5 últimos eu não entendi direito e não me prendeu como os primeiros

Harrison 13/08/2022

Poema não é minha praia mesmo
Só curti mais ou menos o corvo, os poemas são 90% a mesma história, com alguma mulher linda q o Poe amava ou admirava em inspiração a esposa dele que morreu, de todas as obras do poe os poemas é os q eu menos gostei com facilidade

Gaby 08/07/2022

Paciência para ler
Pelo livro ter sido escrito há décadas, a tradução também é aquela coisa massiva e cansativa, como ler um "livro de época".
No geral, gostei da maioria dos poemas, porém muitos deles eu precisei ler de duas a três vezes pra entender do que se tratava exatamente.
O livro é bom, mas a leitura me esgotou.

DeniltoNunes 15/08/2021

Mediano
O livro em si tenta prometer histórias de horror e suspense, mas só consegue entregar lamentações fúnebres de Edgar Allan Poe.

1 | 2 | 3 | 4