Mulheres de Minha Alma

Mulheres de Minha Alma Isabel Allende

Resenhas - Mulheres de minha alma

Dessa_R 27/05/2024

Certamente um favorito
Nesta obra, Isabel discorre sobre os meandros da vida feminina, medos, forças.
É uma leitura que demonstra sua força na luta pela igualdade e que há, ainda, muito esforço a se fazer para que possamos dizer que atingirmos esse objetivo.
Cada mulher apresentada no livro é especial e traz ensinando importantes, mesmo em um passado quando essas batalhas eram ainda mais difíceis.

Geórgia 24/05/2024

Admiro muito Isabel allende e com esse livro admiro ainda mais, seu trabalho para erguer mulheres pelo mundo é sensacional.
Lindo ver como o amor é forte nas relações entre mulheres( de amizade, de família, profissional e dos mais variados afetos?). Mas o livro é bem curto e solto , parecem várias entrevistas soltas sobre o mesmo tema. Nao acrescentou tanto

Paulo2196 23/05/2024

Mulheres que marcaram vidas Um livro de memórias

Neste livro a escritora Isabel Allende tece uma narrativa gostosa e empolgante sobre sua trajetória de vida, desde a infância onde fora largada do pai e foi a mãe que teve que arcar com tudo, a criação com o avô e padrasto, sua rebeldia feminista e que ninguém poderia entender ou explicar, exceto ela mesma.
Isabel relata fatos de mulheres fantásticas que cruzaram seu caminho ao longo da vida, como Pranchita: sua mãe, Paula: filha que faleceu aos 50 anos, escritoras relevantes como Virgínia Wolf e Margaret Atwood, a Ativista Olha Murray. Essas são algumas das mulheres que incentivaram e marcaram sua vida, são as mulheres de sua alma.
Um livro de fácil leitura que se pode ler em no máximo três dias, são 180 páginas que fluem a cada página virada.
O bom deste livro é que acabamos descobrindo alguns fatos da mulher Isabel que até então eu só a conhecia como escritora e não como mulher de fato ou seja, sua vida pessoal, religiosa e social.

DebsMonte 19/05/2024

Lindo
Com certeza o meu primeiro contato com Isabel Allende vai mudar toda a minha experiência com suas obras, agora sinto que conheço a mulher incrível por trás de tantas obras fenomenais. E o sentimento de proximidade e admiração é bonito aqui.

Nesse livro Isabel Allende nos conta suas memórias e sua forte relação com o feminismo desde a infância, e ressalta a presença do feminismo em suas obras. Allende nos conta sobre sua vida ao mesmo tempo que relata sobre mudanças políticas e sociais no seu país de origem e no mundo.

Nos fala sobre ?as mulheres de sua alma? que sempre estiveram presentes em sua vida, sejam elas sua mãe, sua filha, suas amigas, parcerias profissionais ou escritoras que ela cita em diversos momentos durante o livro, como Virginia Woolf ou Simone de Beauvoir. É incontestável a admiração dela por essas mulheres e a certeza da importância delas na sua trajetória. Aborda ainda sobre o amor na velhice e sobre o próprio envelhecer.

Esse livro é lindo e poderoso. Isabel é engraçada e a leitura flui muito rápido, devorei e saí encantada por quem é Isabel Allende.
Victória 19/05/2024minha estante
também foi o meu primeiro contato com a autora, e definitivamente, os livros dela terão um significado muito maior pra mim, e estou tão animada para continuar lendo tudo dela!!!

DebsMonte 20/05/2024minha estante
Simmm, o sentimento que fica é o de querer ler tudoooo que ela escreve. ?

@adriana_ lerlivros 18/05/2024

No início do ano passado li pela primeira vez Isabel Allende e "A casa dos espíritos" tornou-se um dos meus livros favoritos da vida. Desconfiei que um dia a consideraria minha escritora preferida e este dia chegou! Quero ler tudo, seus diários, suas listas de tarefas, sua lista de compras e obviamente seus livros. Eu me emociono! Ela vai fundo em minha alma nessa sua arte de nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo.

Acho que admirar seu autor preferido está dentro do mesmo pacote da paixão por suas obras, e foi exatamente isso que aconteceu ao ler "Mulheres de minha alma", Allende tornou-se para mim um modelo, amei sua história e seu amor por ser mulher e seu amor por outras mulheres. Eu entendi a paixão e a beleza de sua escrita. Não poderia ter escolhido hora mais perfeita pra conhecer a minha escritora preferida da vida.

Só lendo pra sentir a beleza que é a alma dessa mulher!

Sobre o livro:

{{Suas experiências pessoais, suas opiniões, sua paixão pelo feminismo. Seu amor por todas as mulheres que marcaram a sua vida.}}

Allende, nos faz pensar nas mulheres que imprimem e imprimiram em nós a sua coragem e sabedoria, as mulheres das nossas vidas! Seu peso e sua importância e sem elas o que seria de nós?

O que seria de você?

As experiências pessoais de Isabel Allende, são em algum nível a experiência pessoal de toda mulher e ela escreve com a certeza de que todas nós comungaremos de seus sentimentos e pensamentos.

Mulher e amor são sinônimos, mas amor não significa condescendência, pois jamais devemos ser omissas ao machismo e o patriarcado que oprime, tortura, mutila e mata uma quantidade assustadora de mulheres todos os dias em todos os lugares do mundo... Essas e outras reflexões são expostas nesta obra lindíssima de Isabel Allende.

Mariottoni 16/05/2024

Amei esse livro, o modo como a autora fala da vida dela em conjunto c o feminismo e problemas enfrentados pelas mulheres pelo mundo é lindo. Gostei bastante

DAbora311 11/05/2024

Nesse livro a autora não se limita a falar somente sobre o feminismo, ela aborda o amor na terceira idade, momentos históricos do Chile, sobre os imigrantes em países desenvolvidos, ela mostra a triste realidade do envelhecimento e ao mesmo tempo dar outro significado sobre a velhice e aborda sobre gênero e sexualidade também. Ela traz grandes questionamentos e reflexões, porque a sociedade odeia tanto as mulheres? Devemos considerar a violência contra a mulher como a maior crise enfrentada pela humanidade. Não existe feminismo sem independência financeira. A autora fala para não desanimar diante dos pequenos progressos e lembra que ainda temos muito para lutar. Aprendi muito com esse livro, uma verdadeira aula.
11/05/2024minha estante
??????

shorthairnobra 05/05/2024

Isabel allende
Esse livro passa por uma retomada na vida de isabel allende, contando a experiência dela e de mulheres ao redor dela com o feminismo.
amo o alívio cômico da escritora, porém por muitos momentos me contorci e senti que haviam ideias de feminismo ultrapassado?

Biblioteca Álvaro Guerra 02/05/2024

Nestas memórias ,Isabel Allende nos oferece uma emocionante narrativa de sua relação com o feminismo e com o fato de ser mulher ,reivindicando ao mesmo tempo o direito de viver a vida adulta com sentimento ,prazer e plena intensidade .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528624793

Nathalia1007 30/04/2024

Me surpreendi.
Faz menos de 10 minutos que terminei o livro e estou me perguntando por que nunca li nada de Isabel Allende, por que essa autora excepcional da literatura latino-americana não é mais apreciada no Brasil e fora dele. Se tivessem me recomendado ler Isabel Allende para o vestibular teria sido mais fácil e muito mais engrandecedor. Esse livro é uma auto-biografia onde Allende conta um pouco do seu vínculo com o feminismo. Estou impactada com a sua história de vida e também da forma que ela se tornou uma mulher exemplo do feminismo mundial. Me peguei pensando que para a época dela, ser feminista era sinônimo de crime, rebeldia e contravenção social. Ainda hoje, vivemos em um mundo que trata mulheres como um anexo, um acessório, mas com exemplos como Isabel Allende entendo que estamos mudando isso, a passos de tartaruga, mas com muita luta de que as mulheres ainda tenham seu lugar reconhecido. Foi difícil escolher algumas citações que resumissem o quanto esse livro me trouxe a realidade, mas espero que vocês consigam também se sentir impactados com ele. E minha recomendação final, aos homens e mulheres que queiram se aprofundar num mundo mais justo e igualitário entre gêneros, leiam obras de mulheres, leiam Isabel Allende, Bell Hooks, Simone Beauvoir, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Chimamanda Ngozi Adichie, entre outras que ficaria dias citando aqui.

Estelia 22/04/2024

As muitas mulheres de nossas vidas
Um livro que é meio uma "autobiografia" de Isabel , mas para mim é um grande desabafo! Desabafo de tudo que as mulheres já viveram, de tudo que são impedidas de viver, de tudo que poderiam ter e de tudo que nunca vão viver. Isto tudo pela perpesctiva de quem vivenciou diferentes fases dos direitos das mulheres. Um livro que abre os olhos de algums "privilégios" que possuímos hoje, mas ao mesmo tempo evidencia o quanto ainda falta!

Myria.Viana 21/04/2024

Isabel Allende traz nesse livro um resumo de suas influências como autora e mulher, relaciona sua formação familiar e todo o contexto social ao longo de sua história e desenvolvimento como mulher e como autora diante da sociedade que avança e retrocede em inúmeras questões femininas.
Não fazia ideia do feminismo tão forte nessa autora e a clareza de vida.

Ingrid Maria 09/04/2024

Que mulher interessante
Ainda não havia lido nada da Isabel, comecei com essa obra de não ficção, e foi a melhor escolha, fiquei tão encantada pela Isabel, pelo ser humano que ela é, uma mulher muito interessante, depois desse livro quero ler todas as suas obras. Ele é uma homenagem às mulheres da vida de Allende e sua relação com o feminismo, vale muito a pena ser lido.

Paulo2175 08/04/2024

Mulheres que marcaram vidas
Um livro de memórias

Pam 02/04/2024

Mais um livro incrível pra conta.

Nunca li nada da autora mas quando vi disponível na audible o audiobook decidi dar uma chance e não me arrependi.

Conhecer a mulher guerreira e feminista por traz dos romances me deu mais curiosidade de ler suas obras.

Isabel Allende completou recentemente 80 anos e poderiam dizer que é pra se aposentar mas essa mulher tem muito a nos ensinar e a dizer. Então deixem que ela escreva!

Já quero conhecer outras obras dela pra já.