Deserama

Deserama Marcello Quintanilha

Resenhas - Deserama

Luciano 10/08/2021

Eu tenho um mega crush pelo Marcelo Quintanilha. Depois desse livro então... "Deserama" retrata, de maneira crua, o amadurecimento de Jonathan, personagem que desde cedo precisa lidar com a homofobia daqueles ao seu redor e com as frustrações amorosas advindas, em parte, da repressão da sua homoafetividade e do seu desejo de ser amado.

Luiz 06/12/2020

A tempestade perfeita.
Às vezes a literatura tem esse poder de conseguir descrever algo que você nunca imaginou que pudesse ser dito sobre si mesmo, né? um sentimento que você nunca imaginou que pudesse ser posto em palavras. E então lá você se vê: mais vulnerável que nunca com o indizível estampado numa boa gramatura de papel amarelo de qualidade inquestionável.

Em Deserama, Quintanilha narra parte da vida de um jovem gay que é forçado a lidar com os pesos do machismo antes mesmo que entender o que é sexualidade. Como costuma acontecer com a maioria de nós, ele é cresce sendo obrigado a encarar medo e vergonha de ser quem é, antes mesmo de saber o porquê. Nessa dinâmica, se misturam um amadurecimento precoce e incompleto, a falta de cumplicidade ou confiança em qualquer coisa ou pessoa e a necessidade de lidar com sentimentos primitivos e avassaladores completamente sozinho. A tempestade perfeita, né? só por medo. Isso é o mais assustador.