Lina

Lina Ángela León

Resenhas - Lina

MizukaYoshino 15/09/2023

Sendo um livro sobre a vida da Lina, de forma breve, posso dizer que é maravilhoso e encantador como a própria arquiteta! As ilustrações são maravilhosas, com mescla de materiais e uma boa imaginação.
A história nos conta de forma leve até mesmo elementos pesados e não tive como quase não chorar.
Lina quer ser grande e ter aventuras para contar!
Pois nesse momento, eu sou Lina!

Rebeca.lousz 20/01/2023

Simples e vibrante, como ela
Aos que não me conhecem, sou uma pessoa que se seduz facilmente por ilustrações bonitas. Nada como um traço com identidade para atrair minha atenção. E é certamente por isso que sempre me pego vagando por corredores de literatura infantil, as vezes me arrisco em um quadrinho, um manga, até mesmo me atrevo a pegar papel e caneta para rabiscar alguma coisa.

Nesse último sábado, em mais uma de minhas primaveras, um grande amigo me presenteia com esse belíssimo livro. Custo a decidir se gostei por ser arquiteta ou por ser amante de ilustrações e livros infantis. Não é meu primeiro livro para crianças, já comecei a acumular na minha estante os livros dos meus filhos, não sei nem se quero ter filhos, mas os livros deles serão belíssimos como este.

Lina Bo Bardi é gigante. Grande mulher e excelente arquiteta. Uma trajetória digna de quantos livros quiserem escrever, até mesmo para as crianças. A pequena Lina Bo é traduzida em traços simples, como ela, e com muita vida: colorida e vibrante; como ela.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

Lina quer viver intensamente, ser livre para fazer o que quiser. Ela não gosta de ser pequena. Quer virar gente grande e ter aventuras para contar.
Recusando os limites impostos às mulheres pela sociedade em sua época, ela estuda para se tornar arquiteta. Mas, para concretizar seus planos, há um oponente que Lina precisa enfrentar várias vezes. Não se trata de uma pessoa, mas de uma forma de pensar que condena opiniões diferentes e proíbe tudo o que se desvia das leis impostas pelo regime: o totalitarismo.
Com coragem e ousadia, Lina vai conseguir com seu trabalho coisas que muitos arquitetos não alcançam, deixando um legado de construções incríveis, como o Masp, o Sesc Pompeia, o Teatro Oficina, além de projetos de mobiliário e cenografia que levam a sua marca. E tudo isso no país que escolheu para viver: o Brasil!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786588407028

Nilton 15/05/2021

LINA: aventuras de uma arquiteta
Autora: Ángela León
O que me fez comprar este livro infantil é que sou um profundo admirador de arquitetura e principalmente da arquiteta ítalo-brasileira Achilina Bo, mais conhecida por Lina Bo Bardi. Suas obras são tão entranhadas na paisagem paulistana que é impossível sair daqui sem uma foto com um trabalho seu. Um exemplo? o MASP. Outro? O SESC Pompeia. Outro? O Teatro Oficina e por aí vai... O que mais me fascina é que sua forma de enxergar e desejar o mundo estão materializados na sua obra.
Nascida em Roma, no ano de 2014, no início da Primeira Guerra, às vésperas da Revolução Russa, Lina viu a ascensão do Nazi-fascismo. Estudou, se engajou no partido comunista e começou a compreender que não existia arquitetura sem o povo. Casou com Pietro Bardi, um colecionador de arte, e se refugiaram no Brasil logo após a Segunda Guerra Mundial. E é aqui, na riqueza da nossa diversidade que vai florescer seu trabalho.
?Pode-se achar até feio e digo: não é bonito o Museu de Arte de São Paulo, nunca foi bonito. Não procurei a beleza, procurei a liberdade. Os intelectuais não gostaram, o povo gostou. Gostou muito. Sabem quem fez isso? Uma mulher!?.
Mas falemos do livro! Com ilustrações lindíssimas (como seguem nas fotos) da autora espanhola Ángela León, acredito que o texto deixa a desejar quando exclui (ou pasteuriza) o fator político da visão de Lina. Em tempos de inspiração em antiprincesas, Lina merecia este cuidado. Alô, @surlivro!!! No mais, o livro é uma pérola artística e apaixonada por Lina e, por isso, merece ser lido, apreciado e possuído. Indicadíssimo!
#LinaAventurasDeUmaArquiteta #ÁngelaLeón #LinaBoBardi #Arquitetura #LiteraturaInfantil #Ilustração #Biografia
12º livro lido
11/05/2021