A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas -

gabiss4 26/05/2024

F O D A S T I C O
Li o conto por indicação de um professor e que bom que eu li

que MARAVILHA irmaos, primeira obra do machado que eu consumi e ??? QUE INCRIVEL PARSA

no comeco eu fiquei um pouco perdida, mas quando entendi entrei no ritmo e foi insano dms, fiquei tao perdida e imersa no pensamento positivo do mano camilo que com certeza não esperei aquele plot

mt boooom ?? que issoooo mandou demaisss machadao

Daniel.Malaquias 14/05/2024

Um excelente conto
A cartomante talvez seja um dos contos mais famosos de Machado de Assis. Por ser o mais famoso, com certeza é um dos mais lidos. E isso se explica através de sua trama, repleta de suspense, mistério e uma cartomante misteriosa e personagem central dessa narrativa. Fiz questão de ler esse conto com meus alunos em sala de aula, até porque o conteúdo ministrado foi justamente o gênero conto. Machado é sempre genial e perspicaz em suas narrativas e esse livro não o desmente.

yvnvitx 31/03/2024

A cartomante, de Machado de Assis
O conta narra a história de Camilo, que ao se envolver com a mulher de seu amigo, vê seu romance ameaçado ao receber uma carta com tom de desconfiança do 🤬 #$%!& .

O mesmo não resiste ao impulso e corre pra uma cartomante saber se seu medo tem fundamento ou não, e a resposta da cigana o surpreende.

Conto curto, final inesperado, Machado em menos de 30 páginas consegue fazer a gente torcer por um romance proibido e se surpreender demais no final, um dos melhores contos que eu já li, entrega uma história muito instigante num curtíssimo espaço.

Mokii 04/03/2024

O FINAL
Juro, o final me pegou de jeito, confesso que eu não estava esperando por isso.
Esse conto é bem pequeno e essa versão que estava disponível para eu conseguir ler, é menor ainda Kkkkk, mas mesmo sendo bem curta, eu gostei bastante, achei muito interessante o desenrolar da trama e PRINCIPALMENTE o final que me chocou MUITO.
Talvez se eu tivesse lido uma versão maior, eu não estaria tão surpresa, mas não foi o caso, ainda estou olhando pro teto pensando no que eu acabei de ler ??

Maria19305 14/02/2024

Queixo caído
Um pouco confuso no comecinho pra entender quem está com quem mas do nada você sente um estalo e tudo faz sentido, li rapidinho no meio de uma viagem de ônibus e meu queixo caiu com o final, quanto mais você acompanha o personagem mais você sente tudo que Camilo sente e com ele sua esperança de que nada aconteça também cresce, assim digo que não esperava nenhum pouco o final.

WeltonLuis 16/10/2023

A Cartomante é um famoso conto de Machado de Assis, aqui transformado em livro. O livro envolve um triângulo amoroso e as previsões de uma cartomante sobre o destino desse relacionamento proibido entre Camilo, amigo de Vilela e a esposa desse último, Rita.

sun moon 16/08/2023

Uma leitura um pouco complicada no início, mas quando compreendi eu gritei UAU
o final realmente me pegou de surpresa

juhpqs 27/07/2023

Sensacional
Um conto que mobiliza sentimentos desde a primeira página. Trouxe envolvimento com os personagens, a forma como o autor descreve as sensações vivenciadas pelo Camilo, é impressionante.

byleal_ 19/03/2023

?O presente que se ignora vale o futuro.?
Confesso que tive dificuldade em acompanhar o conto no início mas depois que entendi os pontos principais, minha compreensão foi facilitada. Machado de Assis transmite um ensinamento valioso de forma misteriosa, como se fosse um tesouro que você deve caçar para encontrar. Esse processo se dá a partir do momento em que o último parágrafo do conto é lido e um grande ponto de interrogação se forma em sua mente e daí, você começa uma longa busca para entender o que houve e qual o motivo de ter terminado dessa forma. Nessa caça ao tesouro, senão entender logo de primeira do que se trata, recomendo que volte alguns parágrafos e tente encontrar o tesouro escondido. Tal qual uma grande descoberta, sua mente se iluminará ao abrir a caixa.

JAssica.L.S.P 20/09/2022

Toda vez que vou resenhar alguma obra de Machado de Assis, fico elogiando, parecendo fã. Mas não tem como, o cara era genial!

Conto curtinho e muito instigante, e o final me pegou de jeito.

Nicolly 07/09/2022

Obviamente uma leitura rápida, porém um pouco difícil. O que faz sentindo, afinal é um clássico da literatura e foi escrito a muitos anos.

Lidiany.Mendes 28/05/2022

O conto
Este é um dos contos mais sensacionais de Machado de Assis.
Aqui temos mais uma vez um triângulo amoroso machadiano e citações de Shakespeare.
Além disso, temos uma cartomante que representa o confronto entre o místico e o cético.
Ao mesmo tempo, temos ameaças de revelação do segredo dos amantes.
Medo, insegurança e burrices de amor se misturam...
Nova consulta à cartomante e um final impactante.
Leitura curta, mas que te acompanha por um tempo.
Leia!

VitAria67 11/05/2022

Vilela, Rita e Camilo
Não tenho muito o que falar sobre, fiquei pensando nisso.
É um conto machadiano bem simples, com sua famosa quebra de expectativa, meu professor falou que a visão dele era longe da romântico, era isso e pronto (sim, li porque meu professor falou sobre e me interessei).
Eu esperava mais, ainda estou em dúvida se li o conto completo.
Pra terminar, a escrita é mais complicadinha, mas é de se esperar, pelo ano em que foi escrito.