O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Rossana 06/09/2023

Cacetada!
Caramba? esse livro me prendeu pela escrita e a construção do personagem Aglaia, uma personagem forte, angustiante, cheio de segredos sofridos e que mexeu muito comigo.
Me surpreendeu.

Bárbara 07/09/2022

Fantástica leitura
Me fascina mto esse tipo de leitura que fala sobre distúrbios da mente, se assim posso dizer. O livro trata tema forte mas mto bem escrito. Eu realmente não sei se tenho pena da personagem principal ou sinto ranço, mas o fato que pode acontecer com qualquer um de nós, uma vez que ninguém está a salvo das peças que a mente pode nos pregar.

Alice Braga 28/02/2022

Não mereceu o prémio kindle
"As histórias do meu pai pareciam um bolo no qual eram colocados os ingredientes mais ricos, mas que não cresciam porque o fermento fora esquecido. Faltava-lhes a verdade, a verdade do coração de quem conta"

Frase retirada do livro, faz juz ao que li. Livro muito ruim, personagem que deveria cativar, mas que não consegue nos dar empatia e sim ódio. Acho que a autora usou um tema em destaque, a depressão, mas não soube explorar, não soube criar um personagem que cativasse o leitor e o fizesse ficar do lado dela. Foi difícil ler, e não pelo tema pesado, mas sim porque estava chato mesmo, dando ranço da menina que só sabia odiar e se sabotar. A escrita do livro foi confusa, misturando momentos distintos no mesmo capítulo, indo e voltando nas coisas, sem nos mostrar uma cronologia mais precisa para conseguirmos entender os sentimentos da personagem. As citações de livros, versos, musicas, falas em francês também não ajudaram, pareceu mais uma tentativa de fazer o livro ser mais validado como intelectual. E como dizem " nada é tão ruim que não possa piorar", o final terminou de matar o livro. Tantas possibilidades e o final foi ridículo, tentativa de ser trágico, mas me deixou foi com mais raiva. Só terminei a leitura porque fazia parte de um clube do livro e não gosto de abandonar os livros.
Thaís Furlan 23/04/2022minha estante
Ia ler e desisti. Obrigada pela narrativa, pois tenho a impressão de que ia odiar as mesmas coisas que você odiou e já me poupei da perda de tempo, pois Já fiquei com raiva do livro ?

fermata.literaria 01/05/2022minha estante
Estou em 79% e empurrando com barriga. Descrições totalmente desnecessárias e sem contexto. Parece q só pra encher linguiça.

Bruna Gouvêia 25/10/2021

O livro que abriu meus olhos para os escritores contemporâneos nacionais

Suspense, horror, fluxo de consciência, até um pitada de thriller psicológico, este livro é mais do que um prato cheio, é um baquete para qualquer fã da prosa intimista de escritoras como Margaret Atwood, Donna Tart e Shirley Jackson.

Em O Pássaro Secreto encontramos um estudo psicológico da tragédia de Aglaia, uma menina brasileira de classe média cujo mundo e mente entra em ruínas ao conhecer um filha concebida fora do casamento por seu pai.

A voz de Aglaia enquanto narra a sua descida ao inferno, uma descida que não parece ter fim, é tão real que a ouço ainda na minha cabeça, como se fosse uma amiga minha. Ela é o produto de pais narcisistas e a chegada de sua meia-irmã é apenas o gatilho mas não a causa de todo o seu sofrimento. Depressão, ansiedade, não cobrem tudo. Poderia arriscar jogar um transtorno antissocial aí no meio.

Os diagnósticos são as coisas menos importantes deste livro, porém. A autora, acertadamente, não perde tempo com eles. Doença mental é tratada de forma completamente crua e verdadeira, sem qualquer censura ou tentativa de ser palatável. Como deve ser!

O final te faz querer voltar imediatamente ao começo, você acaba o livro sentindo que deixou algo importante passar e que talvez, como todos a volta de Aglaia, também falhou com ela um pouco.

O melhor livro que li no ano de 2021! Não há uma frase, uma palavra fora de lugar. Minha cópia está toda grifada! Quero presentar todos que conheço com esse livro. Quero ler tudo o que essa autora já produziu!

Leo 28/05/2021

Não recomendo de forma alguma essa obra. Possui diversos gatilhos, e encerra de uma forma ainda mais medonha do que foi conduzida.

Gláucia 13/06/2021

O Pássaro Secreto - Marilia Arnaud
Surpreendentemente a nota; convenceu muita gente.
Geórgea 15/06/2021minha estante
Nota zero? Uau.

Gláucia 15/06/2021minha estante
Esqueci de avaliar, mas dei nota 1.

letAcia550 29/05/2021minha estante
uma pena esse esteriótipo de "pessoa louca" ainda existir e ser retratado em mídias até hoje :(

Ricardo256 28/07/2021

Prêmio Kindle 2021
Um livro avassalador com uma história para mexer facilmente com o seu psicológico. Achei o livro bem forte com uma temática bem pertinente. O texto é bem escrito e é muito gostoso de ler. A história é narrada em primeira pessoa e transita entre o passado e presente. O livro é repleto de referências literárias. Adorei conhecer a Marília Arnaud.

Ju 28/06/2021

O que é difícil de falar
Só quem já teve uma crise de ansiedade, pânico ou depressão vai entender bem como a delicadeza da autora em abordar um assunto onde muitos acham ser banais. A coisa que vive dentro do ansioso e do depressivo ?

Ana Paula 23/04/2021

É um livro de uma autora nacional, nordestina(PB)e contemporânea.Prepare-se pra uma leitura pesada, tensa, pois é um livro escrito numa narrativa não linear, sob a ótica de uma protagonista adolescente que está passando por uma doença psíquica não definida no livro. E gera muitos sentimentos de ódio, vingança, crueldade e com o uso do pano de fundo dos dramas skaspereanos, pois a mesma é uma aficionado leitora de tragédia e dramas. Se você tem problemas com gatilhos, esse livro tem vários: depressão em adolescente, bulimia, ritos de crueldade em animais, atitudes autodestrutiva e estupro. Então vá preparado! Eu gostei da leitura em partes, mas fiquei bastante incomodada em vários pontos, pois gostaria de ter sido avisada que teria alguns trechos bem tensos. No mais dou nota 3,5 e recomendo a leitura com essas ressalvas.

Alice Batista 28/05/2021

O pássaro secreto
Gostei muito da história da Aglaia, inclusive dei 5 estrelas.
Foi interessante ler pois minhas duas irmãs tem problemas psicológicos e já foram internadas, e eu já beirei a internação.

Estou vendo vários comentários com uma tremenda falta de empatia, do tipo ?chamando atenção?, ?má?, ?muito caricato?... Gente, é a realidade de muitas pessoas. Vejo também algumas pessoas dizendo ?História que não leva a lugar algum?, realmente, não é uma história de esperança, é uma história para gerar, no mínimo, empatia.

Marcelle 20/05/2021

Pesado
É um livre pesadíssimo. Tem muito sentimento, maior parte sentimentos ruins. Tão pesado que tive que parar a leitura para recuperar a disposição.

Cada um sente de uma maneira. Não desclassifique o sofrimento do outro. Só quem passa sabe.

yuka 03/06/2021

Adianto: é uma leitura pesada, sentimentalmente falando.

A protagonista faz cagada atrás de cagada, mas você não deixa de sentir empatia e carinho por ela; ponto para a autora, que construiu uma personagem profunda e interessantíssima.
Essa leitura me incentivou a buscar mais autores nacionais e contemporâneos e foi um dos melhores livros que li esse ano.

Luly @projetocabeceira 22/07/2021

Não pedi nada e me entregou tudo
Primeiro que eu estou em estado de choque total. Peguei o pássaro secreto, escrito pela paraibana Marília Arnaud, sem saber do que se tratava e fui arrebatada! de cara, a escrita dessa nordestina já me pegou, pela forma poética e metafórica que ela descreve a confusão mental e emocional da personagem.

Com um texto brilhante, Marilia faz a gente acompanhar o fluxo de pensamento da Aglaia, uma pré adolescente que vive com a mãe, os irmãos e o pai, o famoso ator Heleno Negromonte, homem cheio de chistes, galanteador. Ao descobrir que o pai que ela idolatrava tem uma filha fora do casamento, Aglaia entra no olho do furacão que a leva ladeira abaixo, possuida pelo que ela chama de A Coisa, um sentimento monstruoso e auto destrutivo. E é esse fluxo de pensamento, a forma como a autora deu ritmo a narrativa,de maneira progressiva que faz o arco da personagem ser tão interessante e a leitura viciante. Eu sempre queria ler mais um pouquinho, ávida pra saber o que viria depois.

Destaque pras referências literárias que permeiam o texto, já que o pai e filha tem em comum a paixão pela literatura, pela poesia, e pra quantidade de frases impactantes. Grifei um monte nesse livro. apenas leiam!