The Midnight Library (English Edition)

The Midnight Library (English Edition) Matt Haig

Resenhas -

Letícia 30/04/2024

"It's not what you look at that matters, it's what you see."
Realmente, vivemos uma vida cheia de arrependimentos e de "e se"s. E, muitas vezes, ficamos achando que se tivéssemos escolhido caminho x ou y, tudo estaria melhor. Mas a verdade é só que a gente não sabe.

Às vezes, numa vida a gente tem um casamento incrível, mas uma saúde horrível. Ou tem uma carreira maravilhosa, mas nossos pais falecem cedo. Muitos dos nossos arrependimentos não têm razão de ser, e muitas escolhas que achamos que nos fariam felizes não necessariamente fariam. No fim, só o que temos somos nós mesmos e o presente.

Gostei bastante do livro, que é uma mistura de drama com ficção científica. Ele explora bem os multiversos e o desejo de todos os seres humanos de eventualmente querer viver uma vida diferente da que vive.

Dou 4 estrelas porque penso que poderia ser mais profundo, mas ainda assim trouxe boas reflexões. Leitura leve, fluida, daquelas que te fazem perder a noção do tempo.

daphinne0 23/01/2023

QUE LIVRO PERFEITO
não tenho palavras pra expressar o quanto esse livro me prendeu. simplesmente não consegui parar de ler! a história é muito interessante e não segue uma linha estável: sempre acontece algum plot twist que incorpora ainda mais conceito na história e deixa tudo mais cativante. é um romance, um drama, uma ficção científica, um suspense, um livro de auto ajuda? vários gêneros em um livro só (e várias vidas também) que ensinam a gente a não focar nos arrependimentos do passado, mas a refletir que podemos tomar as decisões que nos fazem felizes no presente.

Paula1735 01/12/2022

A única maneira de viver é aprendendo
Sinopse:

Neste livro, acompanhamos a vida de Nora Seed, uma mulher de 35 anos que acaba passando por várias dificuldades, e ao estar no atual momento de sua vida, percebe que havia tomando algumas decisões da qual se arrepende e sente que não há mais solução para a sua vida, decide desistir de viver.

Nora acaba parando em uma biblioteca - que fica entre a vida e a morte -. Lá ela descobre que cada livro nessa biblioteca é possibilidade de vida que ela poderia ter tido se tivesse feito alguma escolha diferente, ou seja, essas possibilidades são infinitas. A biblioteca nos entrega reflexões, frases e referência filosóficas.

Ele retrata a busca incessante pela vida perfeita e onde ela seria feliz, mas o que seria a vida perfeita?, ela de fato existe?, qual o sentido da vida? existe alguma versão minha que é mais feliz? o que é felicidade?

O livro nos faz refletir sobre a nossas escolhas e decisões que tomamos ao longo de nossas vidas e os resultados delas

+16 Gatilhos:suicIdi0, d3press4o, 4ut0multil4ção, 4lcoolism0, 0v3rd0se

Opinião:

Li e favoritei! Que livro maravilhoso! A escrita e a história são extremamente profundas e impecáveis, mesmo que para algumas palavras e até mesmo expressões seja necessário pesquisar os seus significados. As cenas são muito descritivas, então conhecemos vários lugares no mundo, várias profissões, várias vidas que Nora poderia ter tido.

A narrativa, em alguns momentos pode ser mesmo cansativa e previsível - lá pras páginas 270, sobre qual decisão a Nora irá tomar -, mas em geral - na maioria das partes- o livro nos faz devorá-lo sem nem perceber. Uma história que nos deixa curiosos e nos faz criar algumas teorias sobre o que pode acontecer com ela se ela escolher tal possibilidade. Vale apena o hype que ele está tendo; seja no Booktok, Booktube, Bookstagram ou qualquer outra rede; Super vale a pena ler!

Algumas das frases que mais gostei:

"Bom, é essa a beleza da coisa, não é mesmo? Você simplesmente não sabe como termina."

"Às vezes, a única maneira de aprender é vivendo."

"Nunca subestime a grande importância das coisas pequenas."

"Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?"

"Todas as coisas boas são selvagens e livres."

"Você pode ter tudo e não sentir nada."

"Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la."

Nota: 5/5
Paula1735 17/12/2022minha estante
QUE LIVRO BOM

Paula1735 17/12/2022minha estante
O QUE VCS ACHARAM DELE?

sofiað¹ 16/04/2021

O melhor livro que li esse ano
Eu não esperava muito do livro, tinha comprado sem nem saber sobre o que falava. Porém, acabei por ser surpreendida com uma das melhores histórias que já li.
Esse livro me fez refletir sobre a minha vida e sobre o universo. Adorei as referências à mecânica quântica e à teoria do multiverso, com certeza vou pesquisar mais sobre o tema.
A primeira parte do livro pode não ser interessante para todo o mundo, já que avança um pouco mais devagar, tem um ritmo mais lento. Mas a partir de um certo ponto, não dá para parar de ler.

Maria Fernanda Greiner 11/03/2021

Livro bem bonito com reflexões sobre a vida e o multiverso, gostei muito das metáforas elaboradas pelo autor.

A partir dos 40% da história que começa a me prender mais e propor reflexões cada vez mais profundas e significativas; gostei bastante de conhecer essa obra!