O regresso de Matias

O regresso de Matias Gabrielle Biondi

Resenhas - O regresso de Matias

Guilherme Ramos 01/12/2021

Matias do caos ao céus ...

O livro narra duas encarnações do personagem principal, Matias, sendo a primeira parte na Itália e a segunda parte na França. Na Itália do século XIX, Matias é o primogênito de um casal com três filhos, desde criança traça em seu perfil um espírito revoltado. Filho desobediente e descontrolado, num crise de raiva acaba espancando sua irmã até desmaiá-la. A princípio os pais relutantes acreditam ter sido ciúmes bobo de irmão ou mau entendido simplesmente, até porque a menina retorna a consciência normal pouco tempo depois. No entanto, os familiares e os próximos começam a se afastar de Matias notando bem aquele tipo de comportamento anormal e é quando o pior acontece, dessa vez com Matias agredindo gravemente seu irmãozinho mais novo e chocando os pais e toda a população.

Sem muitas esperanças e desgostoso com Matias, seus pais o entregam a um mosteiro, na tentativa de fazer com que o mesmo retorne a um caminho bom > uma criança ou adolescente ser entregue naqueles tempos à um mosteiro era sinal que não tinha mais volta, agora era ele por ele. A redenção de Matias começa aqui.

No mosteiro ele demora a se adaptar, entende logo que todos que estão ali, não entraram de boa vontade, todos foram em menor ou maior grau, delinquentes. A diferença é que todos sem exceção parece se arrepender do passado delinquente e de seus atos, entregues totalmente a benevolência e a vontade de querer mudar os irmãos dos mosteiro trabalham incansavelmente no progresso moral e espiritual, auxiliando um ao outro e ao próximo como um todo. Porém Matias não, ele não consegue se arrepender, não entende porque cometeu tais atos e não se culpa, é frio e calculista.

Matias encontra um amigo e irmão no Mosteiro, Berto e com ele começa a desabafar seus pensamentos e sentimentos, pouco desenvolvido no campo emocional, mas, muito desenvolvido no campo mental, Matias começa a entender como deve proceder e assim tem em Berto um exemplo a ser seguido, assim ele vai se consertando no caminho, no entanto, sua alma ainda permanece gélida. Matias é mais instintivo do que intuitivo.

Já na França do século XX, ele retorna como Carlo, após amargurar bom tempo no umbral, embora tenha aprendido muito com o irmão Berto e os irmãos do mosteiro, Matias pouco evoluiu. Agora como Carlo é o sexto filho, caçula de uma família pouco abastada. Todos os irmãos seguem o exemplo do pais, são unidos e trabalhadores, enquanto Carlo é o oposto. Tamanha revolta o acompanha e ele desencarna ainda na adolescência de forma violenta.

Assim temos o regresso do espírito Matias ao mundo espiritual, onde novamente amarga durante anos do tempo terreno no umbral afim de depurar seus débitos e falhas, é quando é recolhido pela cavalaria, sendo resgatado por irmãos que outrora foram seus subalternos em exércitos de guerra e de cruzadas. A partir daí Matias começa a ter conhecimento de outras encarnações pretéritas, mas, ainda sofre com descontroles e desequilíbrios mentais e emocionais, mas como na parábola da ovelha perdida, Deus não desiste de nenhum filho seu. Seus amigos no plano espiritual o ajudarão a Matias a se reencontrar dentro de seus próprios conflitos interiores.

Esse é um daqueles livros que nos auxilia a olhar para dentro de nós mesmos, reavaliar nossas atitudes, mínimas que sejam para com nosso próximo, nos ajuda rever melhor nossas crises de impulsividade sem trazer medo, culpa ou remorso, apenas com raciocínio, pensamentos e reflexões, pois ás vezes uma atitude errônea, impulsiva ou equivocada, pode provocar grandes reações no futuro, que pode levar tempos para ser reparada ou solucionada. Aprendemos com a história de Matias como nos observar melhor, como na vida tudo é ação e reação, causa e efeito, que tudo está interligado e tudo é evolução, aprendemos em como a trabalhar a tolerância e a caridade, como uma forma de aprimoramento moral e espiritual. Deliciosa essa leitura. Recomendo!

Mariana.Schmall 06/12/2020

O regresso de Matias
História dividida em duas partes.

A primeira parte Matias conta como cresceu e porque se tornou monge.

E a segunda ele conta como foi o seu desencarne e tudo o que lhe foi revelado.

História simples de fácil leitura nos mostra que a vida é não para e estamos sempre em evolução.

Saritha 12/11/2020

O livro é dividido em duas partes. A primeira se passa em Bolonha, Itália, final do século XIX, já a segunda parte ocorre no final do século XX, em Orleans, na França.

Nessa história vamos conhecer Matias, uma criança violenta que causava medo, inclusive, em seus pais. Com o passar dos anos todos os amiguinhos, bem como seus familiares, se afastaram, tamanho era seu descontrole emocional. Num determinado episódio Matias feriu seu irmão e, não sabendo mais como lidar com a situação, seus pais decidem enviá-lo ao mosteiro franciscano na tentativa de que aprendesse bons modos e disciplina.

No mosteiro, Matias não sente remorso pelos atos cometidos e então seu superior decide enviá-lo a uma peregrinação de caridade. Ao conhecer o irmão Berto, novos sentimentos, até então não conhecidos de Matias, começam a surgir. Berto se torna o conselheiro de Matias, até que algo inesperado acontece e Matias vai parar do outro lado do oceano, onde desencarna.

Ao reencarnar na França, Matias, agora com o nome de Carlo, é o caçula de 6 filhos e o único que nunca gostou de trabalhar. Com a morte de seus pais, se viu cometendo alguns delitos até desencarnar aos 17 anos numa troca de tiros.

Após longo período em zonas inferiores, Matias é resgatado e no plano espiritual se conscientiza do quanto poderia ter crescido em sua última encarnação como Carlo. Arrependido, trava uma batalha interior pois ainda não consegue segurar seu descontrole, mesmo contando com a ajuda de vários amigos. Sempre que é acometido por uma onda de raiva, Matias é encaminhado para uma sala para se reequilibrar.

E para mim essa foi a mensagem do livro: vivemos num constante aprendizado. Quantas vezes precisamos nos recolher para colocar as ideias em ordem? Quantas vezes é preciso nos afastar de tudo e de todos para nos fortalecer? Matias compreendeu que humildade, tolerância e caridade são essenciais para o progresso

Destaques:

¤ Perdoar-se é tão essencial quanto perdoar o próximo e, somente assim, consegue-se encerrar uma história.

¤ Como é perfeita a obra de Deus! Em sua infinita sabedoria, Ele criou o mundo e permitiu a seus filhos passarem por provas para que evoluam por seus próprios méritos.