O Sol dos dias

O Sol dos dias Taylane Cruz

Resenhas - O Sol dos dias

Nado 15/08/2021

Esse livro é uma reunião de contos da autora sergipana Taylane Cruz que reúne com muita intensidade fatos do cotidiano. Essa seleção traz uma experiência singular na contação de histórias.
O leitor encontrará 19 contos que mostram os mistérios da vida em acontecimentos e fatos que poderiam passar como simples e cotidiano. O sol, presente no título, é explanado ou ocultado com o intuito de mostrar o sentido de regeneração como também de ruínas. O nosso astro rei também tem a característica ambígua de ser algo que pode trazer a vida, mas que também tem seus momentos em que pode trazer destruição, variando com a intensidade do seu calor. E é isso que o leitor encontrará nessas 118 páginas, uma riqueza de história, mas que tem as suas críticas e que caberá a cada um absorver em sua subjetividade tais mensagens.
Dentre os contos, posso exemplificar que o que mais marcou e me deixou reflexivo é ?O dia em que quase matamos um cão?. O que pude notar é como a inocência e o sentimento de heroísmo de uma criança pode ser combustível para a realização de um ato tão impulsivo e atroz. Essa ambiguidade entre pureza e crueldade estão tão relacionadas que se torna incômodo de pensar em como sentimentos tão distintos caminham tão juntos. E isso exemplifica o ?sol? do título, uma emoção de pureza que pode literalmente queimar.
Taylane Cruz é natural de Aracaju/SE, é escritora e jornalista formada pela Universidade Federal de Sergipe. Em 2015, lançou seu primeiro livro de contos ?Aula de Dança e Outros Contos? e, em 2018, lançou ?A pele das coisas?. Tem textos publicados em antologias e sites literários e atua ainda como palestrante e ministrando oficinas de escrita.
A leitura de ?O Sol dos Dias? fez parte da leitura coletiva do grupo Lendo Mulheres Pretas, que eu tive a alegria de conhecer e que tenho testemunhado o quanto o objetivo do projeto, de divulgar exclusivamente livros de autoras pretas, tem atingido cada vez mais pessoas. Parabéns a todos os envolvidos!

Rodrigo 11/08/2021

Sensibilidade X Insólito
Quanta sensibilidade exala das linhas dos contos dessa coletânea.
Que autora incrível!
Alguns contos nos brindam com o insólito da literatura e isso é fantástico.

Simplesmente adorei!

Laura Regina - @IndicaLaura 26/02/2021

A poesia dos dias
19 contos reunidos, falando sobre os amores do cotidiano.

Uma lindeza de coletânea com pequenos textos para observar, perceber, admirar, refletir sobre as pequenas aparições do amor no nosso dia a dia.

Pode ser no salvamento de um passarinho ou de um cachorro abandonado, pode ser nos últimos instantes de uma enferma, ou na lembrança de um amigo querido, ou ouvindo lembranças de uma idosa, ou salvando um pintinho - pequenos momentos do dia, muitas vezes perdidos em tantos outros instantes da vida.

Mas o amor está ali, para quem abre os sentidos e a disposição para perceber - e pro leitor, que muitas vezes vive sua própria vida tão automática, ver a beleza no papel pode ser um incentivo para começar a também viver a beleza do agora.

Mais no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/

Maitê 26/01/2021

Um livro de contos, bem curtos, acho que o maior tem cinco páginas. Talvez mais recortes do que histórias, momentos de vidas, situações especificas, pensamentos e elaborações. Devido a essa brevidade algumas histórias me pareceram aleatórias e até desnecessárias, temas fortes abordados sem objetivo. Mas a maioria dos contos são bons e a sensação no final é de uma boa leitura.

Galhardo 14/01/2021

O Sol dos dias: uma leitura solar para dias escuros
“O Sol dos dias”, terceiro livro publicado pela autora Taylane Cruz, é uma coletânea de contos curtos que parecem ter vida própria. Apesar de serem leituras rápidas (é possível devorá-los em uma boa tarde de sol ou chuva e calmaria), os contos entregam uma profundidade de caracterização de personagens e uma complexidade narrativa tão grandes, que apenas engoli-los não seria suficiente para sair da superfície, é necessário que o leitor mastigue devagar, sinta o sabor das palavras se espalhando pela boca e perceba a variedade de notas adocicadas e amargas presentes nele. Os temas dos contos são diversos, mas todos tratam de alguma dor cotidiana da alma que, com sua escrita luminosa e vivaz, Taylane faz amenizar e ver com olhos afáveis. Sua coletânea de contos que faz jus ao nome: tem um brilho tão intenso que é capaz de queimar os olhos do leitor desavisado.
Penalux 14/01/2021minha estante
Excelente texto.