História de Roma

História de Roma Pierre Grimal

Resenhas - História de Roma

Papai Smurf 23/01/2024

Começando a ler Grimal
Minha primeira leitura de entrada, não li outros livros sobre Roma, porém após ter estudado sobre, essa leitura é como uma aula aprofundada em alguns contos e resumida em outros termos técnicos.
Gostei da dosagem que o autor escolheu.
Me fez querer ler uma de suas obras mais detalhadas sobre Roma.

João 05/11/2023

Com que frequência você pensa no império romano?
Uma amiga querida me fez cursar latim. Sendo ruim com línguas, desisti com 2 semanas do curso. Antes, porém, o professor conveceu de comprar tal livro, pois serviria de incentivo.

Como já tinha comprado, e estava precisando de algo para ler numa viagem de metrô, dei as caras.

Até que gostei. O livro é bem resumido e bem direto, serve como um primeiro contato geral.
Joana 15/11/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkk

Reccanello 23/08/2023

Das barrancas do Tibre para o mundo!
Ao percorrer as páginas deste livro, é admirável perceber como Grimal costura os diferentes períodos históricos de Roma em uma narrativa coesa. Com uma transição suave e natural, ele conecta os mitos fundadores da cidade com os tumultuosos tempos da Monarquia, a efervescência da República e, finalmente, a grandiosidade e decadência do Império. Mesmo em um espaço limitado, o autor consegue criar uma sensação de continuidade e desenvolvimento histórico, que permite ao leitor compreender as transformações e os impactos de Roma ao longo dos séculos.

Fa 03/04/2023

Introdutório
O livro é uma espécie de introdução à história de Roma, sem analises profundas e detalhadas de fontes e períodos. Provavelmente foi escrito tendo como alvo jovens interessados por história, para quem sabe pouco sobre o tema, é uma boa introdução.
Grimal é um grande historiador, basta procurar outros de seus livros caso queiras saber mais sobre a antigüidade.

Thalezito 15/04/2022

Curto e direto
Confesso que esse livro me decepcionou.
Ao abordar toda a história romana em apenas 170 páginas o livro fica superficial e pouco interessante.

Recomendo para aqueles que não sabem nada de Roma e querem um livro curto e direto para aprender sobre essa civilização.

Luiz.Fernando 13/08/2021

Introdução à Roma
O livro é bom para quem quer ter uma visão geral da fundação de Roma e o início da conquista romana, pois foca mais nisso.

No meio para o final os acontecimentos são muito mais resumidos e o final ainda mais.

Alipio 27/08/2020

História de Roma
Com 11 capítulos curtos, uma linguagem leve e fluída, Pierre Grimal conduz o leitor nessa Epopéia instigante aos caminhos de uma civilização formada por mitos e lendas.
Na região do Lácio, às margens do rio Tibres, uma pequena vila é formada. Estratégias para fazer crescer a população é arquitetada. Italiotas, gregos e Etruscos vão compor a comunidade gentílicas que irão se organizar em classes sociais.
o autor faz menção das dividas, juros e o fato do devedor se colocar como escravo do credor para saldar as dividas.
Para proteger os pobres, é criado o tribunato da plebe. A politica da expansão só é possivel após concórdia entre os cidadãos. Novas estratégias e uso de instrumentos para conquista de fortalezas foram desenvolvidas e adaptadas.
Os conflitos, guerras e a evolução de Roma ainda que narrada ressumidamente, diria que é uma boa introdutória para se conhecer recortes da história de Roma e o seu desenvolvimento entre Monarquia, República e Império e a sua organizaçào de classes sociais.

@livros.historia

Luís Gustavo 09/08/2020

História bem resumida e que peca no último parágrafo
Livro de leitura rápida, fluida e curta. Grimal apresenta a história da Roma antiga de forma bastante resumida, passando por cima de alguns pontos. O foco principal fica nas suas origens, até o primeiro triunvirato. Depois disso, a escrita corre para chegar a Constantino e a estruturação de Constatinopla.

É interessante para se ter uma base e uma noção dos acontecimentos. O único problema é com o último parágrafo, literalmente. O autor parece ser apaixonado por Roma. No momento final do livro, no qual fala do final do império romano diz:
?O império romano, durante essa longa noite da barbárie, sobreviverá somente no espírito dos homens, como uma luz cada vez mais longínqua, pequeno clarão que às vezes se perderá de vista, até o dia em que, com o Renascimento, virá de novo iluminar o mundo?
A noção de que o mundo ?mergulha em trevas? durante a idade média e que o Renascimento traz luz de volta não deve ser propagada. Tanto pelo fato de o mundo não se resumir à Europa ocidental, quanto pelo fato de ser no Renascimento que, por exemplo, a Inquisição chegou ao auge do que hoje consideramos barbárie.
De qualquer forma, é uma leitura bacana.

GeanPerius 19/03/2017

Curto e ótimo!
Neste livro, Grimal pormenoriza especialmente os primeiros tempos de Roma: sua fundação, os tempos da Monarquia e a República. O autor narra a história com uma linguagem mais coloquial, de fácil compreensão a todos os públicos, e aprofunda numa exposição dos feitos romanos já conhecidos e outros nem tanto de uma maneira que nos prende do começo ao fim. A terceira parte do livro, a menor e mais resumida também, adentramos no Império, onde vemos os fatos e feitos dos personagens se sucederem ao longos dos anos. Parece que esta última parte (Império) o autor escreveu correndo, mas mesmo assim é muito bom, vale a pena lê-lo. É um livro curto (169 páginas) que se lê de uma só pegada.