Economia Pós-Pandemia

Economia Pós-Pandemia Ana Luíza Matos de Oliveira

Resenhas - Economia Pós-Pandemia

Ricardo de Andrade 01/10/2021

Economês inteligente
O que atrapalha é o livro é o excesso de economês. A impressão que dá pela capa é que leremos um livro de fácil acesso que nos ajudará a entender a economia pós-pandemia.

Mas na verdade, se mostra um livro muito mais ousado, em que se faz questionamentos ao sistema econômico brasileiro atual e dá soluções para o mesmo depois da pandemia. As críticas ao governo Bolsonaro e Guedes são contundentes e abrem a cabeça sobre o porque o governo atual é tão falacioso em relação a economia.

Como eu disse, a linguagem acadêmica atrapalha os leitores menos acostumados com essa didática (como eu), mas ainda assim é possível entender um pouco do que o livro quer passar. E esse pouco já é o suficiente.

Lucas1429 12/06/2021

A Economia na Pós pandemia
É um livro muito bom! É muito bem feita a discussão entre os muitos textos e ensaios de pensadores sobre economia e política sobre ao atual cenário. Sendo um livro tão bem articulado que permanecerá sendo relevante no cenário econômico político do Brasil.
Diante de um cenário de "pandemia" e de "problemas sociais" se cria um ambiente de 'Sindemia'. Feito pela sinergia entre esses dois problemas macros, que aumenta a letalidade da dos perigos sanitários no Brasil.
Os problemas sociais inerentes num dos países mais desiguais do mundo, foram reforçados por uma política de austeridade fiscal que criou um estorvo que é o teto de gastos. Esse é o mesmo ambiente que afeta os grupos de minoria como as mulheres, os negros, assim como aqueles que possuem comorbidades sociais e estejam em situação de vulnerabilidade social.
Os autores do livro advogam a completa revogação do Teto de gastos, a criação de políticas fiscais que combatam a desigualdade social através de uma reforma tributária que seja progressiva. E outras politicas públicas que trabalhem de forma sinergica para poder combater efetivamente a atual situação.

Didi 20/03/2021

Interessante
Uma discussão muito útil de como será conduzida a economia pos Covid. Leitura obrigatória para todos aqueles que se preocupam com o futuro do Brasil.

Nathan Oak 13/03/2021

a política do descaso
O livro traz uma linguagem clara e acessível para leitores leigos no assunto, apesar de em alguns capítulos ser necessário um mínimo de conhecimento em políticas públicas e economia. Na primeira parte, é discutido, a teoria, propondo a desmistificação das falácias associadas à agenda da austeridade fiscal e suas implicações no desenvolvimento econômico do país. Na segunda metade, são discutidos os impactos da política fiscal nas políticas sociais, na desigualdade social brasileira, e, considerando a crise pandêmica da covid-19, o aumento do número de atingidos pelas mazelas sociais decorrentes do acesso desigual aos recursos produzidos.
A proposta dos autores é a de uma política fiscal como instrumento da garantia de direitos sociais, e a partir disso, trazem reflexões sobre modelos alternativos de política fiscal e econômica que apresentem resulltados positivos naqueles/as grupos/pessoas mais atingidos pela desigual disribuição de renda e acesso às políticas públicas no Brasil, o que tem sido agravado com a crise de 2008-2009 e a pandemia da covid-19.
"A política econômica é a chave para a recuperação e transformação social pós-pandemia".

laiscguima 16/02/2021

Repensando o papel da política fiscal
O livro é composto por uma coletânea de textos, ensaios e artigos e é dividido em três partes. A primeira é mais teórica e desconstrói os argumentos daqueles que apoiam o teto de gastos e as medidas de austeridade adotados pelo governo brasileiro desde 2016. A segunda parte é mais quantitativa e apresenta os efeitos maléficos sofridos por diversas áreas (educação, saúde, meio ambiente etc.) devido a esses cortes no orçamento. Por fim, o livro termina com alternativas que podem ser tomadas para reverter essa trajetória de recessão econômica, levando-se em conta a redução da desigualdade e o cuidado com o meio ambiente.

Veronica 16/02/2021

Livro denso, com muito conteúdo e conceitos econômicos. Desmistifica questões sobre as novas legislações e cortes de verba para áreas importantes e imprescindíveis da nossa sociedade. Além de trazer dados sobre PIB, desemprego, renda, classes sociais tudo pensado no contexto do pós pandemia.

Dude 11/12/2020

O dilemas dos gastos públicos
A principal função do livro é alertar sobre o perigo de se reduzir o papel dos Estado na Economia.
Morquecho 22/01/2021minha estante
Ele é muito repetitivo, no entanto.