Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

Vivs | vivsbookshelf 02/09/2021

Uma alegoria para representar o racismo estrutural
Quando eu li a sinopse deste livro, me interessei demais! Uma junção da série americana ?Gossip Girl? com o suspense de terror psicológico do filme ?Corra? de Jordan Peele. ~ A própria autora inclui citações desses trabalhos no livro.

Um livro que pretende ser uma alegoria do racismo estrutural, trazendo os protagonistas Chiamaka e Devon para representarem parte da população que sofre o racismo, mas que nem sempre se materializam nas relações e interações interpessoais.

Um suspense escolar envolvente e dramático, e que dá a voz a dois protagonistas fortes e que também representam a comunidade LGBTQIA+. Não esperava algumas reviravoltas, mas gostei como a autora finalizou tudo. Realmente gostaria de recomendar esse livro para todos, mas sei que pode não ser o estilo de alguns leitores. Por conta das inspirações, já até imagino um adaptação desta história também.
dudaisreading 02/09/2021minha estante
SIM SIM SIM!!!

Monique Cristine 03/09/2021minha estante
ele já tem previsão de publicação no Brasil?

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Monique ainda não vi nenhuma editora se pronunciando, mas o livro lançou este ano. Então quem sabe ?

Flá 03/09/2021minha estante
Ai mdsss vontade de comprar o ebook agora kkkkk (tá mto barato)

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Fla se você curti esse estilo, eu super recomendo ???

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
Ainda bem que comprei o e-book esses dias! Fiquei animada p ler logoo

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
E parece que ele vai sair pela Plataforma21!

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Mari tudooo! Quero mesmo que tenha tradução ??? já quero fisico kkk

bibis 10/12/2021

sem dúvidas um dos melhores livros que já li

a escrita é maravilhosa, não conseguia parar e me esquecia que tava lendo, além de eu conseguir montar tudo que tá acontecendo muito fácil na minha cabeça, o que eu amei.

a tensão que esse negócio me deu não tá descrita gente, medo de algo dar errado, a curiosidade pra saber quem tá por trás de tudo.

e tudo sobre o racismo no livro tbm, eu quase espumava de raiva. Como tudo é tratado, o desespero deles, o medo, TUDO é muito bem feito.

os personagens são tão bem construídos e toda a história por trás de cada um e por trás de tudo- aaah que livro meus amigos.

eu super indico, mas só não esqueçam de checar os gatilhos gente, tem vários.
camii 10/12/2021minha estante

VCCC ??

Htfgy 29/12/2021minha estante
São muitos gatilhos?

helena 26/02/2022

achei bem razoável, o início é super arrastado mas depois de 20% a leitura começa a fluir bastante. não sei se eh pq o livro eh ya mas achei os personagens super estereotipados e não muito bem desenvolvidos. o ?plot twist? foi super previsível, principalmente pelo próprio livro se comparar a uma série e um filme específicos (não vou falar quais são pra não estragar pra quem quer ler, mas acho difícil pq logo no início do livro tem essa comparação)

resumindo eh divertidinho se vc quer ler uma coisa mais ?leve? (apesar de discutir temas sérios), mas não achei tudo isso que o povo diz que ele é
analu 25/03/2022minha estante
concordo!!

helena 25/03/2022minha estante
q bom achar mais pessoas q pensam assim!! o q eu mais vejo eh gente vangloriando esse livro, quando eu acho que é só ok kkk

Gabriel 04/07/2022minha estante
Sim. Esse marketing muito sem noção. Eu adivinhei tudo na segunda metade do livro, e olha que não sou bom nisso...

julia 23/05/2021

Resenha: Ace of Spades
Fiquei um pouco nervosa quando vi Ace of Spades sendo divulgado como Gossip Girl encontra Get Out, mas olhando para trás, essa foi???? uma descrição perfeita deste livro????? E eu me diverti muito lendo, mesmo com seus momentos realmente assustadores e aterrorizantes.

Devon e Chiamaka não poderiam ser mais diferentes um do outro. Faridah Àbíké-Íyímídé fez um trabalho incrível escrevendo suas perspectivas e dando-lhes vozes e objetivos muito distintos. Foi ótimo ler sobre eles se unindo lentamente para investigar o mistério por trás dos Aces, já que eles tinham personalidades conflitantes no início.

Sobre o enredo dos Aces em particular: eu adorei muito. Eu acho que Àbíké-Íyímídé capturou perfeitamente o espírito dessas questões enquanto dava seu toque único que realmente me chocou e me horrorizou quando foi revelado. Foi muito bem feito e eu realmente gostei de como tudo aconteceu.

Eu também ameeeeeeeeeeeeei as subtramas de romance queer e como eles eram feitos, mesmo com o forte impacto emocional que eles causavam às vezes. Eu não estava esperando por isso e se encaixou tão bem com o mistério.

Todo mundo que gosta de uma boa e assustadora história de mistério com personagens inteligentes e em um ambiente acadêmico deve, com certeza, dar uma chance para Ace of Spades.
Rafaela 04/08/2021minha estante
Tem esse livro em português?

Luli 04/08/2021minha estante
@rafa nn

Leticia 03/03/2022

esse livro é 10/10, o suspense ya de milhões, recomendo a TODOS que queiram ser felizes/ler algo de cair a bunda
Larissa 04/03/2022minha estante
uau 5 estrelas vou ler

Larissa 09/04/2022minha estante
QUEM É FELIZ LENDO ESSE LIVRO? ME CAUSOU TRISTEZA E DEPRESSÃO, VIVIANNE

clarys 13/07/2021

LEIAM POR FAVOR
um dos melhores livros que eu já li. o mistério, os personagens, tudo construído perfeito. E O PLOT PELO AMOR DE DEUS. uma mistura de gossip girl com elite com get out. MUITAS mensagens importantes e realmente é um livro que todo mundo tem que ler ele é NECESSÁRIO. além do mais o ingles é super tranquilo pra ler. tô em choque até agora vou precisar de 30 dias úteis pra digerir
Amanda Araujo 13/07/2021minha estante
Será que tem em português?

clarys 14/07/2021minha estante
aínda nao tem mas acho que daqui a pouco lança

steven. 25/09/2022

leiam :)
? eu queria mesmo ler o livro maravilhoso que tava minha minha lista há tempão mas agora TERMINEI DE LER E AMEI DEMAIS!!!

? ele aborda os assuntos mais sérios como racismo, homofobia e dentre outros, a escrita é tão bem fluida mesmo que o começo pode ser um pouco lento mas depois continuar, a curiosidade pra saber quem tá por atrás de tudo, esse livro tem vibe de gossip girl, corra e mistério demais, eu adorei muito ??

? todas pessoas deveriam ler pra entender mais sobre o racismo e como funciona ali porque é muito importante e às vezes as cenas mostram da realidade o que acontece com negros (dois protagonistas negros) ? foi muito angustiante ver tudo que o devon e chiamaka tiveram que passar, tem diversos reviravoltas bons e queria proteger eles com mundo preconceituoso e homofóbico.

? daqui a pouco crio uma pasta do pinterest ??
lana!¡ 25/09/2022minha estante
sua resenha mais uma vez que me incentivou, espero ter tempo alguma vez ainda esse ano para ler ??

jiangslore 08/07/2021

[4/5]
Esperei alguns meses para poder ler esse livro e, agora que terminei, posso dizer que a demora valeu a pena. Ace of Spades é ótimo, e saber que é o livro de estréia da autora só me deixa mais impressionada com a qualidade da obra. Apesar de o enredo ser previsível (o que nunca é bom em um thriller) e o início ser bem mais… Adolescente do que o que eu esperava (digamos que eu me concentrei muito mais da parte da sinopse que compara o livro com Get Out do que na parte que o compara com Gossip Girl quando decidi que queria lê-lo); a escrita envolvente, combinada com o ritmo do enredo e com os personagens incríveis fazem com que Ace of Spades seja um livro extremamente interessante.

A escrita em Ace of Spades não é excessivamente descritiva ou poética, o que combina bastante com o ritmo mais acelerado da narrativa, mas acho que a autora soube acrescentar descrições em momentos que elas eram necessárias. A combinação desses dois elementos (escrita e ritmo) fez com que fosse quase impossível soltar esse livro. Eu tive que me controlar para não ler tudo em um dia, e isso é algo bem raro para mim. Só lá pelos 70%-80% que o ritmo deu uma emperrada, mas nem acho que ele ficou ruim. É só que não estava tão bom quanto do resto do livro.

Os personagens principais da trama são Devon e Chiamaka. Ambos estão no último ano do ensino médio e são extremamente diferentes. O fato de eles serem tão diferentes foi algo que favoreceu muito a narrativa, tanto porque as perspectivas narradas por eles divergem bastante, quanto porque tem algo muito legal em ver duas pessoas tão diferentes se aproximando da forma que eles se aproximaram. O modo que a amizade deles é desenvolvida é tão lindo e natural; e eu, como uma pessoa que não liga tanto assim para romance, achei ótimo ler um livro no qual a relação que é desenvolvida entre os dois personagens principais é de amizade e não de romance.

Como mencionei inicialmente, o ponto mais negativo do livro é que o enredo é meio previsível. Apesar dos plot twists, só teve uma cena na qual eu realmente fui surpreendida (e nem foi por não esperar que aquilo ocorresse, mas porque a autora conseguiu fazer com que eu esquecesse que estava esperando que aquilo acontecesse). Já que o livro é um thriller (YA, mas, ainda assim, thriller), é meio difícil não considerar a previsibilidade como algo negativo. Mas é aquilo, né? Mesmo sendo previsível, eu fiquei entretida o suficiente durante a leitura.

E uma pequena observação (positiva) sobre o enredo antes de continuar: vi uma resenha negativa na qual a pessoa apontou que o final do livro é "forçado" porque não é nada "realista", mas discordo dessa colocação. Discutir se o final é realista ou não é algo impossível de fazer sem contar spoilers, mas o que quero apontar aqui é que penso que a existência de realismo ou não é completamente irrelevante para a qualidade do enredo. Criar situações extremas (realistas ou não) com fundamento em medos reais e cotidianos é algo condizente com o gênero do qual Ace of Spades faz parte, e o livro faz isso bem, apesar da previsibilidade. Exigir realismo em um thriller não me parece justo, mas essa é só a minha opinião.

O outro ponto negativo (que, felizmente, só perdurou nos capítulos iniciais) é a parte de "trama adolescente" do livro. Esse não é o tipo de narração que eu costumo gostar, e, por alguma razão, eu tinha me esquecido completamente que havia alguns aspectos assim no livro até o momento que comecei a leitura. Sinceramente, só continuei porque acreditava, pela descrição e pelo gênero do livro, que a atmosfera dele ia mudar bastante, mas me senti um pouco decepcionada no começo.

Mas, enfim, o livro é bom demais, e acho que mesmo pessoas que não leem ou não gostam tanto de thriller podem gostar bastante da leitura. Estou animada para ver o que a autora publicará a seguir.
Adri/Diana 08/07/2021minha estante
Eu concordo

Tai 16/06/2021

Viciante do início ao fim
Comecei com as espectativas lá em cima e tô feliz demais que não decepcionou em nenhum momento.
Ace of Spades começa com um tom meio Gossip Girl, no qual os alunos da escola recebem mensagens anônimas contando os segredos sobre Chiamaka e Devon, ambos sem nenhum laço aparente, uma vez que ela é a garota mais popular da escola, e ele um quase anônimo, e que gosta dessa posição na "hierarquia" da escola.
Ao longo da história somos apresentados aos segredos de cada um, ao mesmo passo em que conhecemos as várias camadas desses personagens, que são muito bem desenvolvidos aliás.
A partir do meio da história, as coisas realmente começam a ficar agoniantes e a todo momento eu ficava igual o meme da Lisa Simpson surtada com medo do que iria acontecer e tentando adivinhar quem era Aces. Juro eu fiquei sem ar em várias cenas!!
O pilot que releva qual a fonte das mensagens anônimas e qual o real motivo foi simplesmente sensacional e necessário. Aliás, todos os temas abordados nesse livro são necessários e muito bem explorados do início ao fim.
Mal posso esperar pra que ele chegue ao Brasil para que essa história alcance mais pessoas, pois realmente merece toda a hype que tá tendo. FARIDAH VOCÊ FEZ TUDO!!!!

Milena 17/06/2021

Eu amo a experiência de comprar um livro na pré-venda sem saber muito bem sobre o que se trata. E foi só por causa disso que li esse, porque geralmente não sou de ler suspense, e fico muito feliz de ter saído da zona de conforto.

A história é ótima, me prendeu desde o começo nas tramas que a cada página se revelavam, sem entregar tudo de uma vez mesmo antes da trama principal tomar força. Gostei muito da forma como o suspense foi construído, sem parecer corrido em momento algum ao mesmo tempo em que eu não conseguia parar de ler por causa do ritmo frenético.

Outro ponto incrível foi como a autora conseguiu trazer debates de raça e classe em meio a tudo que estava acontecendo. Ter protagonistas em situações sociais tão diferentes foi incrível, mostrando como mesmo passando pelos mesmos problemas eles reagiam de forma tão oposta simplesmente pela forma como foram criados. Em certos momentos parecia que Chiamaka era até um pouco ingênua, mas era observável que era fruto da vida de facilidades que ela teve, quando comparada a Devon.

Até mesmo momentos doces, românticos ou de pura tristeza fora das revelações principais funcionaram bem, em uma história cheia de detalhes mas desenvolvida com maestria.

Isabel 24/06/2021

Não dá pra parar de ler.
Eu sou do time que começa a ler um livro sem saber de quase nada, então quando eu vi que estavam dizendo que esse livro era o cruzamento de Get out com gossip girl, nem pensei duas vezes em começar.

Quero deixar registrado a qualidade do audiobook disponibilizado no Scribd, as vozes ficaram incríveis e me fez amar mais ainda essa história.

A sensação de ver claramente que tem algo errado e não saber falar o que é é agonizante, e foi assim que eu fiquei durante toda a leitura. Fora os momentos de ânsia com toda a problemática do racismo discutida no livro. Resumindo: SENSACIONAL.

Um dos melhores thrillers do ano na minha opinião, e esse é o primeiro livro da autora kkkk vai entender, já sou fã!!

AMEIIIII

Sky 24/06/2021

Meu primeiro suspense
Não imaginava que poderia gostar de um suspense (vou dar mais chances ao gênero depois), mas esse livro me cativou do início ao fim, ele é pesado e muitas coisas me deixaram chocada, a escrita da autora é muito boa e os personagens são excepcionais. Confesso que me deixou um pouco perplexa, mas ainda assim é muito bom.

Zocche 05/05/2024

Eu gostei bastante desse livro, no entanto, o final deixou algumas pontas soltas que poderiam ser melhor trabalhadas.

Duda 08/07/2021

Esse livro no começo estava meio devagar no começo mas Jesus, que livro bom! Em certos momentos tive que dar uma pausa por que a escrita foi tão real que eu senti um medo extremo de aquilo poder acontecer comigo.
Me carregou e me fez apaixonar pelos personagens principais e entendo muito seus dilemas, vejo eles em mim mesma todos os dias. Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos e devo dizer, o plot ao mesmo tempo era o que eu imaginava (afinal o que esperar da elite branca?) e me pegou de surpresa,espero que gostem desse livro tanto quanto eu?

readingpits 11/07/2021

Fogo nos racistas.
Achei que receberia um thriller ya como qualquer outro, recebi um soco no estômago do sistema racista em que a gente vive. Numa mistura perfeita de Gossip Girl, The Purge: Anarchy e Get Out, Faridah me entregou muito mais do que eu torcia por quando comecei.
Por muito pouco, não sei 5 estrelas. Achei que faltou um pouquinho de detalhamento na parte dos campos e do planejamento do Aces. De resto, foi uma leitura que me deixou obcecada do início ao fim.
Muito, muito, muito bom. Recomendaria para sempre e já espero pelo segundo livro da autora.

AVISO DE SPOILER:

Mas essa cena final da Chiamaka com o Ward??? Por Deus???