Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

gio 05/09/2021

que livro foda [*****]
tem tudo nele,representatividade de todos os jeitos, escrita incrível, plot perfeito ( inspirado em gossip girl ne nao tinha como ser ruim), e personagens cativantes! adorei a forma com que os personagens foram sendo construídos ao decorrer da narrativa, adorei como a autora foi responsável em abordar questões sensíveis que aparecem durante o livro todo, meu deus tudo lindo! vai pro meu top 10 certeza.

(tenha certeza de checar os gatilhos q podem aparecer na narrativa)

Marina 10/11/2021

Brilhante
Demorei um pouco pra engatar com a história, em parte porque desacostumei a ler livros com o tema de colegial e estranhei bastante no começo, mas a escrita da autora é fluida e em poucos capítulos eu já estava investida. Importante ressaltar que esse livro que trata de temas bem pesados, o que pode dificultar a leitura para alguns.

Os dois personagens são muito bem desenvolvidos e conseguimos ver o crescimento dos dois ao longo da história. O mistério é muito bom, durante todo o livro eu tive a sensação que não podia confiar em ninguém, peguei algumas das pistas da autora durante a história e a minha expectativa só foi aumentando a medida que o final se aproximava.

fleabookz 01/08/2021

Quando eu vi a sinopse do livro eu fiquei bem empolgada com o enredo, mas depois me deu um receio por ter uma inspiração em Gossip Girl, do qual eu odeio. Com o passar da história acabei ficando totalmente presa e curiosa pra descobrir o que estava acontecendo e quem estava por trás disso tudo.
O livro vai muito além dos clichês adolescentes, aborda racismo, machismo, homofobia, relação homoafetiva e tanta outra coisa que são importantes para os tempos de hoje. A história foi me deixando mais e mais perplexa quando as peças começaram a se encaixar.
Foi uma leitura ótima e realmente me pegou de surpresa, pois não esperava gostar tanto. Adorei a Chi e o Devon. O final eu AMEI.

lara.mads 19/12/2022

Ace Of Spades
Esse livro definitivamente te chama de trouxa numas 283719 línguas diferentes.

Chiamaka e Devon são muito bem escritos, as histórias individuais de cada um são incríveis e faz você se sentir mais íntimo do personagem ainda.

A escrita no geral é literalmente perfeita, a autora fez um trabalho incrível nas cenas de tensão e suspense, parecia que era eu ali sofrendo e descobrindo tudo.

As críticas sociais em Ace of Spades são marcantes e bem colocadas, especialmente aquelas que envolvem o racismo, algumas aparecem em cenas grandes e outras em pequenos detalhes que se nao prestar atenção, escapa.

Eu acabei de virar discípula de Ace of Spades e com certeza vou divulgar para todo mundo ao meu redor, é uma leitura que não te deixa descansar até saber o desfecho, vale MUITO a pena.

Isa 12/10/2021

Que livro perfeitoooooo, MDS , o final ..., O Plottttt, que plot incrível , eu amei demais, zero defeitos , zerooooo, amei , SUPER RECOMENDO

bmeetsevil 01/09/2021

Gossip girl meets get out
Parece patético falar que é uma mistura dos dois, mas confia que é, e incrivelmente funciona muito bem. A história é incrível e aborda temas importantíssimos como racismo e homofobia. e em certos momentos tive que parar e respirar de tanta aflição

Sol 14/10/2021

a capa desse livro é lindo
Como não vou ser leitora hoje, vim comentar Ace of Spades que tinha dito que ia falar e até hoje nada ? Esse livro foi um daqueles livros que eu tive que me obrigar a parar de ler porque eu tinha que dormir e estudar, ele me prendeu muito do início ao fim.
Antes de tudo é importante avisar que é um livro que aborda assuntos muito pesados, então olhem sempre os gatilhos. Eu achei que a autora abordou muito bem esses assuntos de uma forma fluida e que fosse bem comentado.
Os personagens são muito bem desenvolvido, com representatividade . Eu me apaixonei pela Chi e o Devon ( só queria proteger o Devon do mundo durante todo o livro ???) e também os personagens secundários, que assim as vezes eu tinha ódio as vezes eu gostava.
Eu desconfiei de tudo é de todos durante esse livro ? e no final ainda fiquei chocada com as revelação, as minhas reações foram em puro estado de choque. Acredito sim que a autora poderia ter desenvolvido um pouco melhor o final, parece que ficou meio apressado, mas o livro é muito bom real.
Eu acho que esse foi o primeiro livro da autora né?! não tenho certeza, mas ela é uma fofa, tá sempre respondendo os stories em que ela é mencionada e repostando fan arts
O livro já foi lançado aqui no Brasil, acho que ontem, e assim só pela capa já vale a pena comprar?

Starmum 06/12/2022

MULHERRRRE
Gente eu perdi tudo nesse livro hein, NOSSA FOI DE GIRAR O CABEÇÃO ESSE AQUI HEIN !!!!
EU TAVA PASSANO MAL ESSE LIVRO TODO, MUITO BOM LEIAM POR FAVOR

Matheus Monteiro 24/06/2021

O aterrador pacto da branquitude
O último ano de escola de Chiamaka e Devon tinha tudo para, apesar da ansiedade em se candidatar as universidades estadunidenses, ser um ano tranquilo. Ambos foram escolhidos como peças fundamentais do conselho de estudantes, a popularidade de Chiamaka nunca esteve tão alta e Devon que geralmente se mantinha sob o radar estava surpreso com seu nome sendo lembrado pelos professores. O que era um início promissor do fim, não demorou a se transformar em um pesadelo quando misteriosas mensagens vindas de um desconhecido Ás começaram a surgir, revelando todos os segredos mais íntimos de Chiamaka e Devon. Com as mensagens cada vez mais íntimas, e a pressão no ambiente escolar aumentando por conta da reação dos outros alunos e da própria segurança dos adolescentes diminuindo, Chiamaka e Devon precisam unir forças e descobrir quem está vazando as mensagens o quanto antes.
Ace of Spades é um suspense psicológico que intensifica e complexifica em termos raciais um tropo que Gossip Girl consolidou que é o de uma pessoa anônima vazando segredos de pessoas em uma instituição de ensino, muitas vezes apenas pelo caos que a fofoca comumente provoca. O que Faridah faz aqui é questionar se os alvos desse tipo de história (que pontua não apenas nosso interesse pela vida alheia, como também a própria segurança da ideia de privacidade) forem específicos por conta do racismo, se ao invés de apenas provocar fofoca (que algumas vezes, já pode causar a desmoralização de uma pessoa e como acontece nessas narrativas, a perda de um status quo) tiver a intenção de destruir por completo uma pessoa, de uma maneira cruel e excludente.
E Faridah intensifica essa questão transformando seu livro em um angustiante suspense psicológico, cada vez mais cruel e desesperador. No decorrer dos capítulos, ela realmente demarca o impacto que ataques virtuais como esses podem causar em uma pessoa. Enquanto Devon e Chiamaka vêm seu dia a dia na escola ruir cada vez mais por conta das mensagens anônimas, também acompanhamos a fragilidade que o emocional de ambos vai sofrendo, principalmente pelas consequências que esses vazamentos podem causar na vida pessoal de ambos (no caso de Devon, o temor que o fato de ser gay se espalhe pela vizinhança homofóbica a qual vive ou a perda do afeto de sua mãe). Em um capítulo, Chiamaka começa a ficar extremamente paranoica com o simples som de notificação de um celular. Faridah inverte então o prazer que comumente sentimos com esse tipo de narrativa, demonstrando o terror e crueldade que uma pessoa sente e sofre com esse tipo de ação.
Um elemento interessante do livro é a construção da amizade de Devon e Chiamaka. Inicialmente, eles não são amigos, sequer se falam e ambos estão inclusive em posições diferentes na hierarquia da escola ( Chiamaka é uma espécie de Regina George, por exemplo), mas por conta da situação precisam unir forças e é muito interessante como aos poucos cada um vai se tornando o suporte essencial do outro. Sobre eles, individualmente, também é interessante notar a construção de seus arcos. Chiamaka, como falado, inicialmente é uma personagem estilo Regina George/Blair Woordorf. A popular, a que todos querem estar perto, a melhor estudante e com um futuro brilhante. Ela tem consciência de seu lugar conquistado para que os outros a rodeiem, e se já vimos esse tipo de personagem inúmeras vezes, Faridah mostra que é uma perspectiva diferente quando se é uma garota de ascendência nigeriana. Chiamaka usa aquilo tudo como uma arma, como uma forma de não ser subjugada, de conseguir o mínimo de respeito em meio a tantas pessoas brancas. Ainda que em algumas passagens fica explicitado que mesmo com todas suas ações, aquele mundo ainda cobra coisas (como a forma que ela lida com o cabelo na escola).
Devon, em contraponto, é um dos personagens mais trágicos que eu li esse ano até agora (ao lado de Tibério de Terra Alagada). Seu arco é carregado de uma angústia constante. De um relacionamento tóxico com um garoto, o medo de perder o amor de sua mãe por conta de sua sexualidade, um outro relacionamento que é conturbado por conta da interferência do Ás, Devon é um personagem a qual é impossível não torcer fervorosamente para que ele tenha um pouco de paz. Particularmente, dos protagonistas foi o que mais me identifiquei por conta das questões envolvendo sexualidade que me trouxeram a angústia e o medo de ser descoberto a qualquer momento. Ainda que Chiamaka seja uma personagem também da comunidade LGBTQIAP+ , a sua relação com a sexualidade não passa pelos mesmos percalços que Devon.
Ace of Spades é angustiante. Principalmente na terceira parte, quando revelações acontece e Faridah demonstra o quão aterrador e violento é o pacto entre os brancos na destruição da vida de pessoas negras. E a autora não aponta esse acordo apenas em sua macro narrativa quando os intuitos das mensagens ficam explícitas e o livro se aproxima do terror com a violência psicológica, moral e institucional contra os protagonistas (sério, é realmente algo ainda mais angustiante que Corra!, filme que o marketing do livro associou em sua campanha de lançamento), mas em detalhes pequenos, como no fato que Chiamaka não consegue pedir ajuda ao seu pai branco (italiano) ao perceber que se ele não lutou para impedir que os familiares falassem coisas racistas contra a própria filha, como poderia ajudá-la a lidar com algo ainda mais sério como o que vem acontecendo na escola? É nesses detalhes que Faridah mostra que ser racista e antirracista não é apenas uma questão de agressão física, mas também de conveniência ou não.

"Soa exagerado, eu sei, mas racismo é um espectro e eles todos participam disso de alguma forma. Não são todos que vão ter capuzes brancos ou nos xingar com coisas ofensivas, eu sei disso. Mas racismo não é sobre isso, não é sobre ser legal ou cruel. Ou bem e mal. É maior que isso." (Capítulo 17, tradução livre)

Com uma terceira parte que exige que o leitor tome fôlego para continuar (eu precisei várias vezes parar a leitura para me acalmar), Faridah cria uma narrativa sombria, mas que ainda contém uma perspectiva de contra-ataque e até esperança, ainda que pelo epílogo, demonstre que sistemas não se acabam em um único capítulo. Ace of Spades é um livro intenso, sombrio e repleto de tensão.

Sara 22/08/2021

4.5 estrelas

Eu gostei bastante deste livro. É uma daquelas histórias que você devora, não consegue largar porque só quer respostas.

Este livro é complexo, abordando temas como racismo, homofobia, bullying, descobrir a sexualidade... A tensão vai crescendo ao longo do livro. Eu vi algumas pessoas a reclamar do ritmo da história, mas, para mim, não foi um problema.

Eu adorei as personagens e a relação entre elas é interessante e complexa. Chiamaka é uma rapariga com atitude, cheia de confiança, intimidante, adoro! Também gostei muito de Devon, a sua história é comovente. Terrell é um rapaz adorável.

Outra coisa que gostei neste livro é que a autora aborda perfeitamente a competição que existe entre as pessoas, a vontade de fazer de tudo para ser o melhor e chegar ao topo, mesmo que isso implique derrubar alguém.

A autora deixou claro que queria falar sobre questões raciais e contar sua história e sua experiência. Eu gostei muito da sua nota final, onde ela explica isso claramente.

Normalmente, não costumo ler muito livros YA e, os que leio, tendo a não gostar muito deles, mas este foi uma surpresa. Houve algumas coisas que eu gostaria de saber que não foram explicadas, mas, no geral, este livro foi muito bom e eu recomendo muito. Deu-me umas vibes de "Pretty Little Liars" e "Get Out".

Ana Carolina 18/11/2021

Livro sensacional...
Demorei um pouco pra me envolver, mas depois que o livro me pegou, não consegui largar!! É uma leitura voraz e assustadora, senti muitas coisas enquanto lia (angústia, raiva, nojo, ódio, tristeza...) e torci muito pelas personagens. Não é uma leitura fácil de engolir, mas vale cada segundo!!

maria 05/11/2021

Que livro BOM! A escrita é uma delicia e a história surpreende mesmo. O final foi ótimo! A temática central é pesada e o desenvolvimento dos personagens foi perfeito! Queria uma continuação dele :(

ana 16/07/2021

por favor leiam esse livro!!!!
juro eu ainda tô impactada pelo final, esse livro é um thriller que conta a história dos dois únicos alunos negros da niveus academy, chiamaka e devon, os dois tem seus futuros planejados até que no último ano da escola eles se tornam alvo de um número anônimo que expõe seus segredos e inferniza suas vidas.

eu surtei oitocentas vezes diferentes durante a leitura, cada coisa que era descoberta e todas as teorias, sério tudo muito incrível, além de trazer uma história cheia de tensão e mistério ainda aborda um tema muito importante.

a leitura foi super fluida desde o começo, a escrita da autora é maravilhosa e o inglês nn e tão complexo

ah tbm tem tw, como racismo, homofobia, bullying e tentativa de suicídio

anaog 02/12/2021

Livro incrível.
Minha nossa, amei muito, completamente apaixonada por esse livro.
Começo difícil, o nível do inglês me desafiou e a leitura não engatava. Depois da metade foi impossível parar. A historia é incrível a empatia que se cria com os personagens é surreal, eu gritava pela casa torcendo por eles.
Chiamaka Adebayo: a melhor, maravilhosa! todas as cenas dela são incríveis, que mulher!
A escrita é incrível, o enredo ótimo e os personagens super bem desenhados mas a temática é pesada racismo, homofobia... Todos deveriam ler para ter o mínimo de noção do que o racismo é capaz.