O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

Pâm Possani 16/02/2021

Maravilhoso e necessário
O Garoto do Fundo da Sala é um livro cheio de lições não só para crianças e também - talvez eu diria que mais ainda - para adultos.

Aqui vamos conhecer a historia Ahmet através dos olhos dos seus novos amigos, pois Ahmet é um refugiado e agora precisa de todo apoio e amizade.

O Garoto do Fundo da Sala é um livro que emociona, que faz a gente crescer como pessoa e olhar para caminhos que a gente não imaginava inicialmente. É um livro que, através de um olhar inocente, fala coisas que a gente demora tanto para perceber na vida, e mostra que sussurros, abraços, palavras e pessoas podem transformar tanto quanto a gente pode pensar que isso é possível.
Pedro Moreira 16/02/2021minha estante
Boa resenha! ?

Pâm Possani 16/02/2021minha estante
Obrigada, Pedro! Leia esse livro, ele é MARAVILHOSO!!!!!!

Luciana.Bacellar 01/03/2021minha estante
Onde você comprou?

Pâm Possani 03/03/2021minha estante
Oie Luciana! Eu li ele via Kindle Unlimited, mas ele está disponível no site da The Gift Box e está tendo cupom de frete grátis (cupom enterrada) e se você pagar no PIX, ainda tem 5% de desconto! http://www.thegiftboxbr.com/-lancamentos-atuais-ct-23eb95

Laura 27/04/2021minha estante
oi pampossani, você sabe se as palavras utilizadas no livro são simples para ler em inglês por exemplo? se não tiver essa noção obrigada mesmo assim

Luciana.Bacellar 28/04/2021minha estante
Obrigada Pam... Consegui pelo kindle!!!

Beca 12/07/2021minha estante
Nao co sigo ler me ajudem

PeterJohnson0 20/12/2021

Resenha de O Garoto do Fundo da Sala
Que livro GOSTOSINHO DE LER mano, vc fica com a sensação de CORAÇÃOZINHO QUENTINHO sabe kkkk

Conta a história de Ahmet, um menino de 9 anos que é um Refugiado que fugiu da Síria por conta das guerras.

Só que a história é narrada por uma menininha de 9 anos e 9 meses (ela faz questão de frizar isso kkkk) e que quer SUPER ser amiga dele kkkk

Livro SENSACIONAL, SUPER RECOMENDO ele é bem curtinho então se pá vc pega um dia só e MANDA BRASA que vc acaba num estalo

5 estrelinhas e FAVORITAÇO demais ????
giih_ltl 20/12/2021minha estante
Aaa adorei ja vou colocar na minha listaa

PeterJohnson0 20/12/2021minha estante
@Giih BOOA AÍ SIM leia mesmo e depois se possível me diz o que achou ok? ???

giih_ltl 21/12/2021minha estante
Okk pode deixarrr!!

Olivia 29/04/2021

Livro bem fofinho, rapidinho de ler.
Uma garotinha de quase 10 anos narra a história de um garoto que ocupou a cadeira vazia no fundo da sala, o garoto é refugiado e a partir daí ela e o grupo de amigos vão tentar entender e ajudar o novo amigo.
Diego VF 29/04/2021minha estante
?? SPOILER ??

Eu só achei que o negócio da Rainha Elizabeth no final foi um negócio muito viajado. Não precisava daquilo.

Olivia 29/04/2021minha estante
Sim kkkkkkkk, tanto é que eu desacelerei a leitura

Faline.Ferreira 03/07/2021

Triste
Uma história que fala sobre refugiados e todas as dificuldades que enfrentam para sair do país. Retrata de forma leve todos pesadelos passados e ainda sobre como estrangeiros enfrentam o pré conceito no país em que chegam. Vale a pena a leitura .
Laura.Cunha 03/07/2021minha estante
Muito bom esse livro

Maria Izabel 26/12/2021

Que livro leve , porém com um tema muito importante. Contado através de uma criança . Uma aventura.
Renata 28/12/2021minha estante
Já quero ler!!!

João Paulo 24/11/2021

Doce
Que livro perfeito ? Ao mesmo tempo que ele fala sobre refugiados que é algo tão triste, a história sendo narrada por uma criança e a escrita da autora torna tudo mais doce e divertido. É um livro recomendado para toda família. Tenho certeza que você vai tirar lições valiosas dele.
Klaus Costa 24/11/2021minha estante
Colocar na minha lista do quero ler

Suellen.Hosoi 15/05/2021

O livro mais encantador que li esse ano. Trata de um assunto seríssimo, que é a crise dos refugiados, mas fala com uma leveza surpreendente. Eu ri, chorei e me apaixonei nessa grande aventura.
Ana Brolio 15/05/2021minha estante
É um livro que deveria ser incluído no conteúdo das escolas!
Estamos amando.

leitorDedicado 31/01/2024

Um corte de fogo nos corações mais gelados !!!
Existem alguns acontecimentos que sabemos que é triste, mas por termos uma certa distância do fato encaramos de uma maneira mais superficial, por exemplo um acidente de avião, você sabe que ali morreram várias pessoas, mas quando você conhece alguém que conhecia alguém que estava lá dentro, você começa "dar nomes aos bois" e ae a coisa muda de figura, o acontecimento passa de genérico para específico, o caráter político e histórico passa a ser irrelevante mediante ao fator humano, das famílias envolvidas e da dor de inocentes. O que a autora faz neste livro é exatamente isso, ela nos traz a realidade dos refugiados, nos coloca e nos aponta que por trás de toda discussão política e geográfica que existem vidas de inocentes buscando apenas sobreviver em paz. É um corte de fogo nos corações mais gelados.
Gostei muito da personagem narradora, tenho o mesmo espírito: Missão dada é missão cumprida, em nenhum momento deixou as dificuldades vencerem seu objetivo.
Enfim um livro aparentemente infantil que nos faz refletir sobre a condição humana na Terra, que atrás de toda tragédia existem muito sofrimento e dor.

Edneia Albuquerque 03/02/2024minha estante
Anotando!

Priscila 23/04/2021minha estante
Que engraçado, eu imaginei a mesma coisa! Pensei que a protagonista na verdade fosse um menino, e só perto do final percebi que era uma menina

Ale Salvia @estantedaale 07/02/2021

"O Garoto do Fundo da Sala" no blog Estante da Ale
Narrado por uma criança de 7 anos, vemos como Ahmet, um garoto sírio refugiado na Inglaterra, precisa se adaptar a sua nova realidade, já que ele está sozinho, sem saber falar inglês e vivendo em uma nova cultura. Será uma história sobre o valor da amizade, sobre o quanto precisamos ver o mundo através dos olhos ingênuos das nossas crianças, sobre como as injustiças podem dominar o mundo e a gente simplesmente fecha os olhos.

É o tipo de livro que derruba por sua verdade, mas não que te deixa mal, tá? É um livro puro, sensível, direto, cru. Que deixa o leitor emocionado com uma história que poderia muito bem ser real, já que temos milhões de refugiados espalhados por todo o mundo. É uma visão dos fatos muito pura e sem a pretensão de dar lição de moral. É uma criança fazendo perguntas sobre a situação do mundo e que pode te fazer acordar para momentos cotidianos que até então, passavam despercebidos.

Considero a obra uma leitura obrigatória para sermos mais empáticos uns com os outros. E por mais que o foco principal seja nos refugiados, a obra abrange o diferente como um modo geral. Falamos sobre como o desconhecido gera repulsa, como a necessidade de poder e de conhecimento pode levar as pessoas a extremos. Bullying, intolerância, preconceito. Seja como for, são atitudes que ainda precisam ser discutidas para não existirem mais.

"O Garoto do Fundo da Sala" é perfeito para os fãs de Extraordinário! Todos os públicos conseguem ler e ainda vão entender a importância da mensagem deixada, a narrativa é acessível e direta. E por mais que seja narrado por uma criança, os adultos mais afetados serão os adultos, pois veremos o quanto nós precisamos da coragem e da amizade que une essas crianças.

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2021/02/livro-o-garoto-do-fundo-da-sala.html

CPF1964 13/02/2021

Opinião
Primeiro livro da autora.

Este livro com certeza seria uma ótima porta de entrada para crianças que desejam adquirir o hábito da leitura.

Natalia.Eiras 14/02/2021

Uma aula de empatia por uma criança de 9 anos e 9 meses
Este é o livro de estreia de Onjali Q. Raúf, e logo de cara ela conseguiu produzir uma história fofa, daquelas que você consegue imaginar um filme de sessão da tarde, mas que como toda boa história traz uma lição de moral no final e uma reflexão: Quando foi que nós perdemos a nossa humanidade?

Tudo começa com uma cadeira vazia...

Narrado por uma criança de 9 anos e 9 meses (sim, ela faz questão de contar os meses), a história traz as descobertas dessa doce e ingênua menina, que junto com seus três melhores amigos - Josie, Tom e Michael - decidem virar amigos do novo colega de classe, e posteriormente, ajudarem de qualquer forma seu amigo a ter de volta a família dele.

O novo colega é Ahmet, um jovem refugiado sírio, que esta em Londres abrigado por uma família temporária, sem falar inglês e ainda muito assustado por todos os terrores que presenciou na sua fuga da guerra.

A menina (que não sabemos o nome) começa a fazer amizade mesmo sem conseguirem trocar uma palavra; com o tempo, tímidos laços vão surgindo e ela começa a entender todo o sofrimento que o novo amigo passou e decide ajuda-lo a reencontrar a família. O que ela não poderia imaginar é que seu plano mirabolante traria muita confusão, mas também provocaria uma comoção nacional.

É o tipo de livro que você termina sentindo que a sua fé na humanidade foi renovada.

Pena que passados um ou dois minutos, você percebe que trata-se de um livro de ficção e que muito provavelmente a humanidade não tem mais como ser salva.

Porém, dá um ótimo filme de sessão da tarde, e faz a gente pensar em quantos Ahmet existem por aí.

Outra coisa muito interessante deste livro é que todos os leitores estão ajudando crianças refugiadas e as famílias delas a receberem presentes preciosos. Isso porque a autora irá doar uma parte de todos os royalties que ela receber para algumas pessoas maravilhosamente corajosas que passam todos os seus dias tentando salvar e reconstruir a vida de refugiados em todo o mundo.
Agora responda a seguinte pergunta:
Um dos questionamentos que a garota se faz e que é a realidade de todos os refugiados, dá um verdadeiro choque de realidade e um tapa na cara da sociedade. É um questionamento simples, mas a resposta dirá o que você dá valor e fará você se colocar no lugar de Ahmet.
Se tivesse que deixar sua casa e escola para trás para sempre, quais são as três coisas que você levaria junto?

iza 14/05/2024

_- Então... eu assusto? Só porque sou diferente? - Sim... Bobagem, né?
- O que você precisa sempre lembrar é de que, para cada pessoa tola que tem medo de você, existem vinte que não são nada tolas.

Procurei palavras para descrever tudo que senti lendo esse livro, e o que posso dizer é que foi uma leitura coração. Digo coração porque foi de uma delicadeza e emoção.
A simplicidade, bondade e coração puro e humilde que crianças demonstram ter através de bons pais ou responsáveis. A criação e educação impacta na maneira que nossas crianças tratam as outras pessoas.
O livro narrado por uma criança de 9 anos e 9 meses, importante destacar, nos apresenta temas delicados e sensíveis, aborda a questão dos refugiados, o bullying e o ódio que essas pessoas enfrentam além de toda a dor que já passaram; fala também de maneira muito sútil a dor da perda e como as crianças sentem isso.
Achei incrível como a autora nos faz sentir todas as emoções que essa criança sentiu e descreveu com tanta simplicidade, que fez a história de Ahmet e de sua família tocar profundamente na gente e nos ensinar lições valiosas que nos passam despercebidas muitas vezes.

07_Maria 22/02/2021

Que livro INCRIVEL!
Por onde começar a falar desse livro? Esse livro te fala sobre empatia e amizade de uma forma tão tranquila e fofa. Chorei e ri lendo esse livro.