Contra mim

Contra mim Valter Hugo Mãe

Resenhas - Contra Mim

1 | 2 | 3 | 4

Gabi Guerra 10/08/2021

Conhecendo mais sobre a vida de VHM
De início, me adianto dizendo: contra mim é um livro para quem já conhece o trabalho de Valter Hugo Mãe.
? Com nítido viés autobiográfico, o livro nos conta sobre a infância e adolescência do querido autor português/angolano com alma de brasileiro.
? Valter foi uma criança muito tímida, medrosa, calada, frágil e sensível. Seu apelo pelos santos e pela religião moldou grande parte de sua vida até um evento traumático alterar parte de sua visão sobre Deus.
? Valter é de uma sensibilidade inerente a sua pessoa. Nada nele é forçado, ainda que possa parecer piegas, Valter é 100% verdadeiro.
? Sobre silêncios e palavras, ele é o verdadeiro Deus dos poemas, por isso mesmo ?contra mim ?faz alusão a deixar de lado a sensibilidade e o amor pelas palavras. Tal seria impossível, para ele, pois seria contra sua natureza.
? Ele fala diretamente com o medo e o sentimento de menos valia e insegurança por meio de sonhos e imaginação. Com as palavras, Valter, ainda criança, aprendeu a preencher suas faltas e, futuramente, descobriu que já nasceu poeta.
? onde havia dor, ele escrevia pirilampos - uma de suas palavras preferidas, inclusive. Onde havia o vazio, ele preenchia com a imaginação. Por isso, certas coisas não precisam ser entendidas para serem sentidas: por meio do papel e da caneta ou da leitura.
? Valter diz que o livro foi uma tentativa de perpetuar a memória do menino genuinamente bom que ele foi em detrimento do homem mau que se tornou. Sinceramente, não sei onde está a maldade de VHM, provavelmente só na sua cabeça.
? Em um trecho ele se compara ao louva-deus, bicho que ele mais tinha medo. É incrível essa comparação metafórica que ele cria. Não posso explicar sob risco de spoiler.
? Quem já leu VHM pode ler contra mim que vai gostar. Quem ainda não começou, adquira o filho de mil homens antes.
? eu já li todos os livros dele, exceto o de contos e a coletânea de poemas, logo, posso dizer que contra mim foi uma bússola para compreender a forma de ver e criar o mundo de VHM.
?Nota 11/10

akasaori 09/08/2022

Mais um livro lindo do maioral. Aqui VHM vai falar sobre sua infância e adolescência da maneira mais linda e tocante possível. Ele relatando a relação dele com a mãe...... é gatas, teve choro

levascf 10/03/2024

Essa foi uma leitura diferente do Valter Hugo Mãe pra mim, eu comprei o livro sem saber do teor autobiográfico dele e acho que isso me deixou confusa no início.

A escrita do Valtinho é sempre bonita demais, de uma delicadeza e uso das palavras de tirar o fôlego, aqui não foi diferente. Terminei o livro com diversas marcações feitas e muitas reflexões por fazer.

Recomendo a leitura, apesar de esse não entrar nos meus favoritos do autor, pois é muito interessante de perceber algumas nuances da infância dele que transparecem na sua escrita ainda hoje.

Jasmine 18/06/2021

Contra Mim - Valter Hugo Mãe
A beleza de ?Contra mim?, último livro de Valter Hugo Mãe, começa (ou termina) pela capa-arte da artista brasileira Adriana Varejão. Sou fã do seu trabalho, mas não por isto. Penso que trouxe mais beleza à edição do livro e, além dos azulejos representarem muito do local onde se passa a narrativa, a escolha da artista brasileira parece-me coerente com a paixão e o encantamento pelo ultramarino, que reluz do autor e ilumina a narrativa. Este é o quarto livro de Valter Hugo Mãe que leio e, ainda construindo uma intimidade com sua escrita, sinto-me maravilhada com ?Contra mim?, pela surpresa e deslumbre que tive com sua autobiografia.

Por uma possível e feliz sincronicidade, a temática central do livro coincide com o que mais tenho buscado na literatura: o reencontro com a infância e a voz da infância na memória adulta. Mas o livro é muito mais que isto e, embora no formato de contos ? ?imitando um romance?, nas palavras do autor ?, concentra uma ideia geral que perpassa a obra inteira, e anuncia outros temas como a importância do afeto na família e na educação escolar; o invisível do imaginário infantil na percepção adulta; o processo de aquisição da linguagem e o poder das palavras desde a mais tenra infância; os processos migratórios e o racismo na visão da criança; o contexto histórico, com nuances políticas, econômicas e culturais de Portugal na década de 70 do século XX; dentre outros.

O prefácio lindíssimo da Nélida Piñon poderia ocupar minhas atenções agora, mas deixo esse sabor aos leitores. Peço licença para comunicar não uma impressão geral, mas os encantamentos específicos e uma conexão: temido pelo narrador, o ?apocalipse das crianças? fez-me imaginar o assombro nas mentes infantis durante a pandemia da COVID-19. Tantas lamúrias e perdas, notícias terríveis e ansiedades pela vacina e volta à escola haverão de ter gerado medo e inquietude por esta coisa invisível chamada coronavírus, que mudou a forma de brincar, de estudar e de ser feliz no mundo das crianças ? e até dos adultos, tão sérios e seguros do porvir. Ri muito com a carta de Maria da Luz ao ?love Valter? e muito triste fiquei com o jantar de natal à ?boca pequena?, após a partida do pai.

Entre memória e ficção, o livro conta como nasce um escritor e um artista ? ele mesmo, Valter Hugo; narra a chegada à escola, o encontro com as palavras e a paixão posterior, as alegrias e tristezas, as brincadeiras e fantasias, os medos, os pesadelos reais e as efemérides da infância e esta como lastro das fases seguintes. Como o narrador revela: ?Dizíamos que deixarmos de saber delas (das crianças que caducaram) é como pousar o presente e ensaiar erguer o futuro no amplo vazio. A criança que não regressa é uma falta de saúde do tempo. Uma enfermidade que aguarda de qualquer maneira?.

Ler VHM ? que não é brasileiro, mas ama o Brasil como se o fosse ?, nesses tempos sombrios, é acreditar na potência de sermos mais, é recuperar a força culturalmente esquecida de nossos artistas e de suas obras, da nossa cultura, da beleza que não morreu na pandemia, na potência de existir que não se esvaiu com o autoritarismo que nos governa, no passado belo e no alimento da esperança de dias melhores. Foi pensando nesta beleza e no enclausuramento do último ano, que este livro foi escrito. A escrita de VHM e sua sensibilidade marcada pela cultura brasileira são envolventes também para nós, brasileiros. Não à toa, seus livros lotam mesas e estantes de livrarias por todo o país, perfis de bookstagram e programações de festas literárias nacionais e locais.

?Que fortuna a de poder redobrar os sentidos, multiplicar tudo pelo infinito, através da arte, virtude de se ser ou tornar humano? é como o livro se despede. Ele queria ver ?se as palavras são capazes de acender como os pirilampos? e, sem dúvida, devo dizer que, pelo menos dentro de mim, elas acenderam e ainda estão a brilhar. Possivelmente, não apagarão.
Alê | @alexandrejjr 13/05/2022minha estante
Como escreve bem, chê! Dá gosto ler as tuas impressões sobre livros, Jasmine. Mais uma vez, agradeço por permitir saber como foi a tua experiência.

Jasmine 13/05/2022minha estante
Alexandre, muito obrigada! Fico muito feliz que você goste. Eu que agradeço? Vamos trocando nossas experiências por aqui. Um abraço. ?

Elizangela 29/11/2021

Crescer
Contra mim traz uma biografia nada convencional da infância de Valter Hugo Mãe. O autor, que a cada dia me encanta e me emociona com sua escrita, rememora momentos de sua infância, nos brindando com um olhar de esperança e de inocência tão necessários para um crescer cheio de sonhos e alegrias. VHM torna lírico os momentos de dúvidas e medos infantis, imagina reis na floresta e acredita em gangues de meninos que poderão violar sua inocência. Nos mostra com orgulho suas raízes em Angola, fala das amizades, de vida e também da morte. Deve ser lido com calma, sem pressa e saboreando cada emoção transmitida pelo autor.

Alcir1 02/02/2023

Pura Sensibilidade !
Walter Hugo resolveu presentear seus leitores com uma espécie de autobiografia, permeada de sensibilidade, alguns momentos de puro lirismo, história e algumas revelações cruéis. Usando da técnica de capítulos curtos, algo como micro contos, conta a "história" da sua vida, a infância, os relacionamentos familiares, as escolas (aqui vale o parêntesis. Me causou espanto a revelação da forma violenta como os professores do interior de Portugal tratavam os alunos, ainda crianças, ao ponto de causarem fraturas. Teria vindo daí o costume existente, noutros tempos, aqui no Brasil?).
Quando toca na questão dos primeiros rompantes amorosos, nos traz, a par do lirismo, ingênuos costumes da época, como o de somente beijar com as bocas fechadas, lábios nos lábios, para não tirar a virgindade da menina. Também não se furta em denunciar a questão da pedofilia, esse câncer ainda reinante em ambientes onde há crianças e adultos e uma relação de dependência.
Enfim, um livro que pode trair o leitor incauto já que o autor transita, também, por temas históricos e sociológicos, como, pro exemplo, a queda da ditadura Salazarista e seus efeitos e, ainda, a saída dos portugueses de Angola.
Leitura recomendada, sim senhor!
Recomendo a leitura, sim.

maitecoropos 11/02/2022

sobressalto e maravilha
li com muita calma, pausando, contemplando, rindo e chorando. as frases são todas lindas, bem cuidadas, convites ao sobressalto e à maravilha. sou muito grata pela fortuna de ler os livros do valter hugo mãe, e espero poder dizer isso a ele um dia.

Giovana.Canto 25/01/2024

Uma boa leitura
Primeiro livro que eu li do Valter Hugo mãe e não sabia que era uma autobiografia da infância e uma parte da adolescência dele.No começo tive certa dificuldade com a escrita por ser bem floreada, mas aos poucos fui me apaixonando pelo Valter Hugo menino e pela sua escrita, seu modo de dizer as coisas, e sua fascinação pelas palavras, gosto muito de história contadas por crianças então me senti muito presa na narrativa rapidamente. Achei uma ótima pedida pra começar a ler o autor, ainda mais porque você se sente mais próxima dele, ao mesmo tempo que não é um livro grande e nem difícil de ler, gostei muito e lerei mais livros do autor no futuro com certeza.

Uil Melo 27/02/2022

É sempre bom ler VHM. Esse livro em particular não me envolveu, não despertou tanto meu interesse, apesar da leitura agradável.

renanlp 12/05/2022

VHM sendo VHM (literalmente)
Numa autobiografia com jeitos de crônica, VHM, costumeiramente poético, resgata memórias de sua infância e adolescência e narra, em curtos capítulos de imensa sensibilidade, o percurso pelos trilhos de sua existência. Daqueles livros que dá vontade de sair marcando trecho por trecho!

Antônio Alberto 15/01/2023

Pirilampos
Ler Valter Hugo Mãe é como ser presenteado com palavras. É maravilhoso sentir a precisão com que ele as usa, sempre de um jeito tão bonito e poético.
Mergulhar nas suas memórias me fez por vezes ter também os meus próprios devaneios e visitar com ternura a minha infância.
Assim como os pirilampos, que conheço por vagalumes, esse livro emite luz.

Igor 12/02/2021

Em sua lírica já tão característica, Valter nos convida a passear por suas memórias de menino. Ler este livro, ao menos para mim, se assemelha às conversas no café de fim de tarde, rodeado pela família a ouvir histórias de tempos que antecederam a mim. Por mais que seja a mais íntima das obras de Valter, ela é também universal, pois permeia as mesmas questões comuns a tantos outros, não foram poucos os momentos em que ri ao me identificar com as coisas escritas. Um outro ponto que me deixou surpreso foi a quanto a cultura brasileira está tão presente aqui, há citações de atrizes, novelas e cantores, isso foi maravilhoso de perceber.

Nanda 10/04/2024

Resolvi ler "Contra mim" porque tinha lido "O paraíso são os outros" do mesmo autor. Apesar da escrita ser impecável e poética, achei muito maçante a leitrua e um pouco chato em certos capítulos.

1 | 2 | 3 | 4