Contra mim Valter Hugo Mãe

Resenhas - Contra Mim

1 | 2 | 3 | 4

Nanda 10/04/2024

Resolvi ler "Contra mim" porque tinha lido "O paraíso são os outros" do mesmo autor. Apesar da escrita ser impecável e poética, achei muito maçante a leitrua e um pouco chato em certos capítulos.

Iya Moura 02/07/2022

A beleza das palavras
Uma obra sobre a vida de VHM, são fatos reais sendo narrados, sentimentos tentando ser resgatados. Ele é diferente dos outros livros de Mãe que li, acho que pelo fato de mexer com o real algo que faz parte do passado do autor. Fora isso, ele traz mais que tudo o seu amo pelas palavras.

É composto de capítulos bem curtinhos, tal qual contos. Deixa a leitura leve.

E confesso, as notas do autor ao final do livro foram uma das partes que mais me emocionaram. Livro pra lamber o prato sem sobrar nada!

Bia 11/04/2022

cada frase é uma poesia
VHM revela algumas coisas mais íntimas do início da sua vida e a sua infância vira a aventura de autoconhecimento mais poética que já li. Os capítulos são curtinhos e escritos de uma forma mais infantil como se o próprio VHM versão criança tivesse contando seu modo de ver o mundo. É uma leitura bem levinha, mesmo que traga reflexões profundas.

Stuart.bookster 16/02/2022

Contra mim, de Valter Hugo Mãe
Contra mim é uma obra de Valter Hugo que remonta suas memórias quando ainda criança ao se mudar para Portugal e acompanhar de perto o fim do Imperio Português e a Revolução dos Cravos, é um livro muito impactante quando se leva em consideração o contextoda vivência dessa revolução que foi o golpe final contra a dominação portuguesa na África. Um trecho do autor fez-me repensar a forma como imaginamos a democracia perfeita, a maneira como idealizamso governos e se quer enxergamos que compomos ele, Valter Hugo diz:
"Democracia não se ensina num dia, e num dia não se apaga o facismo das convicções das pessoas"
Frase essa que me fez observar todos os esforços diários que fazemos enquanto sociedade acerca de evitar que o passado se repita.
Um livro muito simples de se entender, muito pensativo e político. Recomendo demais, se tornou um dos meus favoritos.

Yara 22/01/2022

Contra mim
Mais uma pérola do VHM. Quero conseguir ler todos dele nesse ano. Esse tem uma pegada autobiográfica muito linda, com as descobertas, angústias e amores da infância. Fora que essas edições são lindas de viver.

Aline 17/01/2022

Valter Hugo Mãe sempre impressiona
Este livro conta sobre a infância de VHM, o que eu mais gostei é que ele continua mantendo o estilo de escrita como se fosse sempre o olhar de uma criança escrevendo o texto, então tem muita candura. O que me chamou a atenção foi como a palavra sempre esteve presente desde o início na vida de VHM, e foi nas palavras que ele encontrou um sentido para a vida. Recomendo

Vladia Castro 30/08/2021

Contra mim (Valter Hugo Mãe) ****
Mais um livro ótimo de Valter Hugo. Nesse ele traz memórias de sua infância e adolescência. Aquelas palavras poéticas que te encantam sempre!! #valterhugomãe #bibliotecaazul #contramim

"Quando eu nasci, as frases que hão de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa- salvar a humanidade. (José de Almada Negreiros)

"Com seu inesperado e tanto susto, a vida é a oportunidade da maravilha."

"Ando, a vida inteira, sobretudo à caça de satisfação para uma angústia constante que se prende a tudo, a ter e não ter, sentir que nunca nada está completo, que nunca tempo algum é suficiente. Falta me tempo, quero mais, e quero gente e quero corresponder, pertencer genuinamente a cada lugar e melhorar os lugares e melhorar tudo, e ser um pouco feliz no meio de tanta coisa, tanta coisa que nem entendo, não chego a conhecer, não sou sequer inteligente o bastante para as aventuras todas. E digo angústia porque fica no ar um lado mais existencial e filosófico do que a constatação sempre tão violenta da tristeza, alguma tristeza, e a vida faz-se de andar entre alguma tristeza e procurar a saída."

"No meu preconceito ingénuo, a sociedade não abandonaria ninguém, seria insuportável descobrir que as boas pessoas abandonavam alguém. Para mim, à deriva na miséria deixavam-se aqueles que a haviam escolhido. Tinha-lhes pena."

" Não sou mais o menino de belíssimas intenções que fui, essa criança de uma pureza que me inspira, mas quero muito ser ao menos a memória dela. Repeti mil vezes que já não sou boa pessoa, mas quero muito ser a memória de uma boa pessoa."

"Nunca estarei absolutamente derrotado na convicção de que existir é um convite à ternura, ao cuidado, ao outro."

Mônica 05/08/2021

Para encher o coração de doçura
Contando episódios de sua infância e a adolescência nos anos 70 e 80, num Portugal com costumes singelos e antiquados, VHM encanta mais e mais a cada capítulo dessa quase autobiografia da não-maturidade. Transborda de doçura e delicadeza na narrativa das descobertas da vocação, do primeiro amor e até mesmo da crueldade humana. O leitor volta ao tempo em que era necessário mandar por cartas fotografias aos parentes, guardar o papel de presente para outras finalidades, esperar o último capítulo da novela. Compartilha o momento em que se descobre a humanidade do pai sonhador, da avó frívola. Um livro para ler devagar, sublinhando (que heresia!) os trechos de poesia, rememorar a própria origem, recordar os parentes lusitanos e - enfim - compreendê-los. Cada vez mais apaixonada pela literatura de VHM.

Amanda262 06/03/2021

Gostei muito de conhecer a história do Valter Hugo Mãe, saber um pouco da sua infância, dos lugares que gostava de ir, do primeiro livro, dos seus pensamentos. Foi uma boa leitura

Isabelans 23/02/2021

a palavra com sua potência de multiplicar sentidos, multiplicando sentires ?a arte como meio de ser ou nos tornarmos humanos?. O olhar carinhoso de VHM sobre o mundo de sua infância e adolescência nos faz enternecer o peito no meio desses tempos de tanto alarde. Grata pelas palavras.??

Luma 19/02/2023

Quando a vida é poesia...
Um livro para se apaixonar mais por esse autor. Que lindo poder conhecer um pouco de sua história e tentar entender um pouco os caminhos que o moldaram para esse artista, escritor, poeta da vida. "Vais morrer de bondade por alguém te querer mal"...

Nanda_li 14/12/2023

Uma delícia
Essa foi minha primeira experiência com os textos de Valter Hugo Mãe. O texto é de uma sensibilidade linda demais! Eu entendi muito sobre o modo de agir e pensar do meu pai ao ler sobre a infância do autor em Portugal com sua família legitimamente portuguesa. Pretendo ler mais textos do autor!

Thay 04/04/2021

tô de coração quentinho
Eu imaginava o ambiente e todas as situações retratadas em tom sépia e com um instrumental melancólico de fundo. Que livro mais lindinho e delicado.

Paula 30/01/2024

Contra mim
Como todos os livros do VHM que já li até agora, esse não deixou a desejar. Uma narrativa leve, que nos conta um pouco da infância e adolescência do autor. Como surgiu sua paixão pela arte e pelas palavras. Muitas vezes me peguei rindo com a inocência do pequeno Valter para alguns assuntos. Se você gosta do autor, vale a pena conferir mais esse livro. Se ainda não conhece, vale a pena conhecer.

1 | 2 | 3 | 4