E a Terra Escreveu uma Carta...

E a Terra Escreveu uma Carta... Jonas Ribeiro

Resenhas -

Andreia Santana 07/03/2024

Mensagem urgente
O que será que o planeta Terra tem de tão urgente para falar com a humanidade? Diante das mudanças climáticas, da poluição e da extinção de espécies da fauna e da flora, o escritor Jonas Ribeiro cria uma história infantil que dialoga com as pautas de conservação ambiental, mas de uma forma bem lúdica e acessível para o público ao qual o livro é destinado, as crianças a partir dos 8 anos.

A carta da Terra, escrita em primeira pessoa, chama a atenção para os muitos problemas causados pelo mau uso dos recursos naturais. Mas, não tem um tom de bronca. Antes, é bastante amorosa, buscando a nossa reeducação.

Precisamos conjugar afetuosidade para com a vida que pulsa em cada cantinho do planeta e para ajudar as pessoas esquecidas dessa língua universal, a Terra faz uma lista com 100 verbos que, uma vez que se transformem em ação, podem evitar o colapso.

As palavras do planeta vão parar em um escola onde uma professora decide responder à missiva e, ao mesmo tempo, criar um projeto de ecocidadania com seus alunos. As crianças fazem uma viagem para aprender in loco sobre todos esses verbos que a Terra precisa que os humanos passem a empregar de forma prática e diária.

Ilustrado com cenas do cotidiano das crianças, o livro, além de divertido, pode se converter em uma boa ferramenta didática para abordar a ecologia nas escolas.

Diante de tanto negacionismo e propaganda anticiência, vale muito a pena incentivar histórias infantis que vão na contramão da ignorância e que prezam a simbiose perfeita entre os humanos e as outras espécies. A Terra agradece!

Ficha técnica:
E a Terra escreveu uma carta…
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrações: Cris Eich
Editora: Melhoramentos, 2020
48 páginas
R$ 44,20 (livro físico, Amazon) ou para empréstimo gratuito no Biblion.app

*******************
*Livro lido para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024, eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. E a Terra escreveu uma carta... foi o livro 22 do desafio #50livrosaté50anos e 09 da tag #1livroinfantilporfinaldesemana

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Morgana Gomes 03/01/2024

A carta da Terra
Em uma leitura leve e rápida, a Terra escreve uma carta a seus habitantes. Uma escrita que demonstra uma mistura de "Gosto de vocês!" com "Olha pra isso aqui que tão fazendo comigo?!?". Enquanto lemos a carta da Terra podemos parar para pensar no que temos feito com o lugar no qual moramos.

É um livro bem interessante para ler para e com as crianças. Não apenas para ensiná-las, mas também criar e aumentar o nível de consciência sobre nossos atos e os cuidados que precisamos ter com o planeta.

carolmc_ 03/12/2023

Fofo
Livro fofo que li com meu sobrinho para a escola. Uma cartinha da Terra para nós, que somos os responsáveis por cuidar dela e não estamos fazendo isso direito.

Lores 27/10/2022

Uma carta escrita pela Terra para nas mãos de uma professora di ensino fundamental. Nessa carta a Terra descreve como se sente em relação a tudo o que vem acontecendo nela.
A professora Ana Carolina resolve trabalhar essa carta com seus alunos e envia uma carta de resposta para a Terra.

Koala Leitora 10/06/2021

Chorei sim, não nego.
Todo mundo quer ser bem tratado na vida, mas esquecemos de tratar bem aos outros na grande maioria das vezes, pensando nisso a Terra escreveu uma carta para contar como se sente com relação ao tratamento recebido pelos humanos e em resposta recebeu uma outra carta de um humano, contando o que fez para atender os pedidos da mãe terra.

?E da mesma forma que mãe acolhe, educa, alimenta e ama, também pode e deve dar bronca.?

É tão louco pensar que cuidamos tão bem das nossas casas, mas esquecemos de cuidar da maior casa que é o planeta, que às vezes esquecemos completamente de fazer o mínimo para cuidar do nosso mundo e tudo isso pelo simples fato de que somos gananciosos demais para pensar além do próprio umbigo.
Esse livro é um pedido de socorro do nosso planeta para que nós, os habitantes, possamos enxergar como fazemos mal ao lugar de onde viemos, uma forma de conscientizar e demonstrar como podemos ser melhores em nossas formas de agir.

?Talvez sejam as miudezas poéticas que nos dão forças para seguir em frente e escrever um novo capítulo de nossa história por aqui.?

Um autor foi além do imaginável e colocou no papel uma carta que pode mudar as mentes, fazendo com que sejamos capazes de repensar atos e comportamentos para melhorar a qualidade de vida do planeta.
Além dessa idéia brilhante, o livro é tão bem trabalhado que pode ser lido por crianças e adultos, fazendo assim com que possamos ensinar aos jovens leitores como eles podem ser melhores para o lugar onde habitam.

Terminei essa maravilha com lágrimas nos olhos e extremante grata pelo que aprendi em cada página, por isso quero recomendar que se você ainda não teve o prazer de ler esse livro, por favor, leia... Ele é transformador.
E se já leu, me conta aqui o que achou, vou amar saber.