Incal

Incal Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Incal

_lendogibi 17/10/2023

INCAL
John difool é um detetive particular de classe "R" e só quer saber de curtir a vida sem grandes responsabilidades, até até num belo dia (para john, um dia horrivel) ele toma posse de um artefato que vai mudar sua vida: o INCAL.

assim começa uma história psicodélica, cheia de aventuras e reviravoltas que te fazem querer virar as páginas sem parar.

falar que jodorowsky e moebius são incríveis é chover no molhado, assim como falar de incal.

universo com personagens únicos.
universo rico em detalhes, cada povo com suas características e particularidades.

arte lindíssima, roteiro afiado e um gostinho de quero mais.

Felipe HQs e Mais 02/10/2023

Ícone do Sci-fi
?A famosa obra de ficção científica de Jodorowsky e Moebius, 'Incal', fechou minha semana de leituras sci-fi!

??Considerada por muitos como a maior HQ de ficção já feita, 'Incal' narra as desventuras de John Difool e seu pássaro Deepo. A trama começa e te coloca já no meio da ação, com Difool sendo linchado e jogado de uma ponte, rumo à morte num mar de ácido. Mas John nem chega a cair nas águas mortais... E é aí que a mente mirabolante do chileno Jodorowsky te leva pra onde sua mente pode imaginar!

?Com desenhos estonteantes de Moebius, aliado a uma colorização incrível, 'Incal' é uma daquelas jornadas que vai abrindo parêntesis dentro de parêntesis, num desfile de conceitos habitualmente explorados por Jodorowsky, como religião, política e sexo.

??Este primeiro volume da trilogia apresenta uma enormidade de conceitos e personagens que te fazem especular como Moebius e Jodorowsky vão fechar tantos parêntesis abertos nas próximas edições. A conferir!

? E você, já leu essa edição da editora Pipoca & Nanquim? Achou a sina de Difool tão viajandona quanto eu? Conta aí! E siga meu perfil lá no Instagram: @hqsemais

Marcos Han 03/02/2022

Resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.

Gustavo.Fliegner 28/12/2022

Não entendi tudo, que bom!!!
Uma delícia de leitura, divertido e instigante, misterioso e extravagante. Você não entende tudo, nem acredito que deva, senão não teria graça voltar para esse universo fantástico.

Dango Yoshio 22/11/2022

Um sonho psicodélico
Primeiramente quero dizer que a arte desse quadrinho é simplesmente excepcional! A grandiosidade dos cenários, as cores, as diversas naves e construções...cada virada de página era um "mas não é possível" diferente.

A história é uma maluquice! Principalmente na primeira metade, vão sendo jogados inúmeros conceitos e situações, sem muita explicação, então você tem que encaixa-los no contexto da cena pra tentar entender, e muitas vezes os problemas são resolvidos de um jeito fácil e até absurdo, deixando a narrativa um tanto corrida.

Mas não tem como não amar a engenhosidade e criatividade da dupla. Você entra de cabeça no universo criado por eles e fica deslumbrado. Uma leitura muito divertida e um deleite para os sentidos.

Rayssa 09/09/2022

Incal é um sonho estranho
Uma viagem futurística intergaláctica mística com algumas críticas sociais.
Quando parecia que estava começando a me familiarizar com o universo criado, virava a página e encarava novos conceitos, armas e seres. Muitos neologismos. Muitas referências. Durante a leitura, também me senti em uma corrida e tive que recuperar o fôlego para não ficar para trás. Isso pode ser um ritmo instigante ou cansativo, depende de cada um.
Alguns pontos negativos na minha visão: utiliza por diversas vezes recursos como deus ex machina, o que não é muito interessante; o protagonista não é cativante, o que achei um pouco desestimulante; os outros personagens que compõem o núcleo principal se unem de forma improvável e apressada, por isso não considerei muito convincente.
Mas aí é que está: você não vai gostar de Incal se não adotar fortemente a suspensão da descrença. E aí há também outro desafio: discernir o que é necessário questionar e aprofundar para captar as nuances da obra do que é apenas fruto de mentes criativas livres.
Os desenhos são sensacionais e fiquei curiosa imaginando como será a adaptação estética no longa metragem que será dirigido pelo Taika Waititi; o enredo para funcionar em um filme vai precisar de muitos ajustes. No fim, gostei de conhecer essa obra tão célebre, mas como é comum acontecer, o hype mais atrapalha do que ajuda. Não virou um favorito, mas valeu a primeira viagem no Jodoverse.
PS: Edição caprichada do pessoal do PN!

Myke 28/07/2022

Moebius + Jodorowsky
Antes de mais nada agradecer a Pipoca e Nanquim por trazer essa obra primorosa em uma edição e box com uma qualidade ímpar!
Moebius fundamenta a arte da Ficção científica, essa arte incrível te prende nas páginas por um longo tempo.
Jodorowsky coloca elementos de magia, hermetismo e misticismo apresentando pra o leigo, o Louco, JdF!
Trazendo camadas de conhecimento para a obra.
Não é uma HQ pra todos, mas já estou com vontade de reler!

Wandson.Oliveira 24/02/2021

Incal
Muito inventivo e criativo, em obras mais antigas e importante levar em consideração a época que foi escrita, e como incal foi revolucionário é impressionante, a visão de mundos, galáxias é impressionante.

Bruno 04/02/2021

O início e o fim de um ciclo
Olha, confesso que não sabia o que esperar dessa obra, mas fui surpreendido muito positivamente. Uma ficção científica de altíssima qualidade que se mistura com a espiritualidade de uma forma que ainda não tinha visto.