O Jesus Histórico

O Jesus Histórico Darrell Bock

Resenhas - O Jesus Histórico

marcelinho 20/04/2024

Que pesquisa necessária!

A disciplina (considero uma disciplina por causa da sua abrangência atual) do Jesus histórico cresceu muito. Esse livro é um um norte na pesquisa do Jesus histórico.

No livro encontramos o atual estado da arte dessa disciplina nas áreas da teologia, história, arqueologia, hermenêutica e linguística. Vale muito a pena ler essa pesquisa.

Fabi 01/12/2023

É bom, mas limita.
O assunto é interessante e este livro já estava na minha whishlist há um bom tempo.
É composto de vários artigos, todos muito bem escritos, com notas de rodapé bem explicativas. Mas por que ele limita? Porque é preciso ter conhecimento das escrituras, de linguística, de como funciona uma pesquisa histórica e até mesmo de grego antigo (o que quebrei a cabeça para lembrar das aulas da faculdade).
Mas, no geral, trouxe excelentes pautas e proporcionou muitas reflexões.

Luã 01/07/2023

Essa é uma obra interessante. Apesar de não ser uma introdução ao tema do Jesus Histórico, mas sim uma discussão entre acadêmicos que já pressupõe um conhecimento prévio da matéria, ela nos dá vários insights interessantes acerca desse campo de pesquisa.

Deeh 11/04/2022

Critérios e contextos?
Cai de paraquedas nesse livro, imaginei uma coisa, recebi outra. Eu desconhecia esse lado dos debates históricos a respeito dos estudos sobre Jesus. Aqui é discutido critérios e formas de estudos válidas para aplicarem às fontes sobre Jesus, para então extraírem ?verdades? sobre Ele.
Confuso? Um pouco. Mas não deixa de ser interessante em alguns aspectos.

eltin 30/09/2021

Livro bacana!
Muito bom o tema, a ideia e a discussão é muito válida. Pra quem curte história e livros mais técnicos, é uma leitura excelente! Porém o livro é escrito por vários autores, cada um escreve um, eu não lidei muito bem com essa troca. Alguns capítulos foram bem difíceis de entender, alguns bem fáceis, mas no geral, é um bom livro!

Adriano 20/03/2021

A busca pelo Jesus histórico
Uma publicação de alto nível e rigor acadêmico. Existem algumas obras sobre Jesus histórico, mas esse livro veio preencher uma lacuna, qual seja a de uma revisão do estado da arte da discussão. Com alguns textos mais pesados que outros (em um até se examina brevemente sobre "A vida de Brian" do Monty Python), é até uma lição de metodologia de história.

Pra quem quer adentrar nessa linha de pesquisa ou se aprofundar um pouco mais, é uma bela porta de entrada.