O Estado e a Revolução

O Estado e a Revolução Vladimir Lenin




Resenhas - O Estado e a revolução


114 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


aegenmizer 22/05/2024

Resenha: O Estado e a Revolução - Lênin
Nas palavras de Maria Angélica Borges, estas contidas no posfácio da edição brasileira, ?[?], se Lênin é um companheiro nesta caminhada, sua obra é um farol que nos ajuda na travessia [?]?.

Um ótimo livro para entender como funciona a aplicação das lições marxistas para o desmantelamento e eventual definhamento do Estado, incluindo tópicos como caminhos para sua implementação em órgãos públicos e destrinchando argumentos ?oportunistas?.

Em minha visão, achei certos capítulos deveras repetitivos e cansativos, mas ainda traz consigo grandes lições para estudos e aprofundamento, além de trazer uma linguagem de boa compreensão; acessível para iniciantes no assunto. Recomendo a leitura se você tiver interesse no marxismo-lenismo, ou em sociologia e/ou política em geral.
comentários(0)comente



JoAo366 19/05/2024

Os escritos de Lênin acerca do Estado são fundamentais para que não esqueçamos que este é um órgão de dominação de uma classe sobre outra, que não é eterno, surge a partir do momento em que as classes sociais apresentam contradições que fazem com que uma classe oprima a outra. As diversas passagens de Marx e Engels sobre o assunto fazem com que o entendimento seja claro e fácil.

Já sobre a revolução, Lênin também faz diversas referências a Marx e Engels, sobretudo para polemizar com pessoas que diziam que seguiam a obra destes dois pensadores, mas acabavam deturpando suas obras. Marx e Engels defendem que um modo de produção é gestado no ventre do outro, ou seja, as condições para que se alcance o comunismo são criadas, contraditoriamente, no capitalismo. Para alcançar o comunismo, a classe trabalhadora precisa liderar um processo revolucionário que destrua a máquina estatal burguesa, e, em seu lugar, ocorrerá a ditadura do proletariado. Porém, reformistas/oportunistas como Karl Kautsky vão deturpar esta ideia, muitas vezes falando que é possível chegarmos ao comunismo apenas com "reformas" no modo de produção capitalista, ou que não precisaríamos quebrar a máquina de Estado burguês.

Lênin também polemiza com os anarquistas, principalmente com a corrente proudhonista, pois até defendem a destruição do Estado burguês, mas divergem completamente na organização política para esta destruição e em relação a ditadura do proletariado.

Enfim, é um livro muito tranquilo e excelente.
comentários(0)comente



Daianex 02/05/2024

Esse livro é realmente muito bom e uma leitura que super indico pra fazer depois de textos mais introdutórios de Marx.

Lenin vai desenvolver seu pensamento dando uma bela retomada em conceitos e ideias já trabalhadas por Engels e Marx, colocando nestas, o seu pensamento e interpretação. A obra é sobretudo uma tentativa de explicitar o caráter revolucionário do marxismo e rebater muitos dos argumentos oportunistas que rondavam a época, é nesse ponto que é facilmente exposto o caráter atual da obra e a importância do estudo concreto das obras de Marx.
comentários(0)comente



Dennisovych 22/04/2024

Necessário
Não acho que seja fácil descrever um livro histórico e tão importante como esse. Apenas consigo dizer que é um livro necessário para todos que quiserem entender o verdadeiro marxismo revolucionário.
comentários(0)comente



Marcelo 08/04/2024

Este livro presta um serviço quase didático para quem tem interesse de entender a questão do Estado na revolução comunista. Tendo como ponto de partida a obra de Marx e Engels, Lenin explica detalhadamente como se dá a transição, através da revolução proletária, de uma sociedade capitalista ao ideal da sociedade sem estado. Outro fato interessante é a explicação sobre a diferença entre a visão dos anarquistas e comunistas sobre o processo que leva ao fim do Estado. Uma obra extremamente relevante e cativante.
comentários(0)comente



hk.liv 06/04/2024

Tovarishch
Uma leitura inicial de suas obras mas é a certeira introdutória.
O texto questiona o Estado como ferramenta de uma classe para dominar outra e defende a revolução como forma de mudar isso, substituindo a ditadura burguesa por uma do proletariado no caminho para o comunismo. Ele destaca a necessidade de criar um novo tipo de Estado onde o povo tenha mais participação, rumo a uma sociedade comunista sem opressão de classe.
comentários(0)comente



m4nueli 29/03/2024

O estado e a revolução
Livro essencial sobre marxismo, em que Lênin aborda as principais questões do tema elucidando os pensamentos de Marx e Engels.
comentários(0)comente



Vinícius Tyrone 25/03/2024

Leiam Lênin.
Lênin é provavelmente o teórico marxista mais importante que tivemos, e talvez o maior revolucionário que o mundo teve.
Nesse livro, Lênin dá uma aula básica sobre o marxismo e o comunismo. É praticamente um guia de como vai acontecer a queda do Estado até o surgimento da sociedade comunista.
A melhor forma de estudar Marx, é lendo Lênin, que aplicou as suas ideias de forma materialista.
comentários(0)comente



Thalezito 29/02/2024

Revolução
Nesse livro somos expostos a ideia de Lenin de como deve ser a feita a revolução e outros pensamentos do escritor e revolucionário bolchevique. Interessante para conhecer mais sobre a sua mentalidade e ideais.
comentários(0)comente



Watafakovisk 25/02/2024

Lenin parte da questão do estado para comentar e criticar os anarquistas e a social-democracia chauvinista da alemanha, além de explicar a fundo a democracia.
no livro ele apresenta como experiência de centralismo democrático a comuna de Paris, também usa desse acontecimento parar falar as questões do armamento da população e o militarismo e como isso faz parte do definhamento do estado, processo esse que iria levar ao comunismo.
além de usar trechos das obras de Marx para aprofundar a sua teoria em questão do estado, principalmente da confusão de Marx com os anarquistas, e como Engels tentou mediar esse debate que seria a forma como iriam acabar com o estado, questionamento como disse lá em cima que os anarquistas e Marx tinham na época perante o estado.
Lenin também fala do chauvinismo na Alemanha da social-democracia por conta da forma que viam o processo revolucionário, querendo conciliar as classes na Alemanha, lembrando que o erro dos alemães socialistas levaram ao início do nazismo que é a república Weimar.
comentários(0)comente



nunesdenunes 11/02/2024

Um clássico de um homem que teve o privilégio de estudar marxismo na sua germinação e desenvolve-lo não apenas na teoria, como também na prática! Leitura imprescindível pra quem é marxista
comentários(0)comente



Duquesa de Winnipeg 08/02/2024

Maravilhoso
Acredito que tenhamos que ter um pensamento crítico e trazer para nosso presente. Cada vez que estudo, melhor eu me sinto.
comentários(0)comente



Matheus.Frazao 04/02/2024

O livro que mudou minha compreensão sobre Estado
O que seria um Estado socialista ou comunista (faz sentido ter Estado comunista)? Como o Estado deve ser utilizado pelos trabalhadores? O Estado é fruto do antagonismo irreconciliável entra as classes, é uma ferramenta de dominação de uma classe por outra. Dito isso, na sociedade sem classes (comunismo) não haverá Estado. Isso seria algum tipo de idealismo ou utopia? Não! É a conclusão a partir da análise material feita por Marx e Engels pós comuna de Paris.
Os trabalhadores, ao tomar o Estado, alcançam o status de classe dominante e oprimem a burguesia, expropriando seu capital e coletivizando-o. Esse momento é conhecido como socialismo.
Uma vez que na sociedade não há meios de produção privados, não há exploração do homem pelo homem, o Estado político definha, dando lugar a administração básica da coletividade.
Considero esse o melhor livro do Lênin que já li. É essencial para quem quer entender sobre a doutrina do Estado e seu desdobramento ao longo da história.
comentários(0)comente



Raul 28/01/2024

Excepcional (afinal, é Lênin).
Não é segredo, apesar de muitos não saberem nem ligarem, mas o PCB sofreu com mais um racha, resultando no PCB-RR e PCB-CC. Nossa saída (que formamos o PCB-RR) é justificada por uma questão central: a definição e a atitude corretas frente ao imperialismo.

O Comitê Central do velho PCB (adiante chamado apenas pela sigla original) traiu os princípios organizativos, as deliberações gerais de todo o Partido ao integrar ativamente a PMAI. Por que isto é um problema tão grande? Justamente porque não trata da questão do Estado e do imperialismo da forma correta, definida em congressos anteriores.

Lênin expõe sobre a prática correta em relação ao Estado e a visão marxiana original sobre a questão, coisa que os oportunistas do PCB não entendem ou não querem entender (o mesmo vale para PSdoB, PSOL e PCO, que não são dirigidos pelo materialismo histórico-dialético). Por fim, Lênin tem uma visão muito precisa em todos os casos; um homem impressionante.

Apenas quero deixar aqui a minha crítica em relação ao Posfácio, que, assim como o PCB, trata o leninismo apenas como a materialização do marxismo, ou, antes disso, apenas como um complemento organizativo da teoria marxiana. Rebaixar assim o leninismo é, como Lênin diz, uma deturpação de sua obra e dos princípios do marxismo-leninismo!
comentários(0)comente



luva 17/01/2024

Livro perfeito para o entendimento da função do Estado e como o combater com a revolução proletária e a instauração de um novo Estado, uma nova forma social que levaria por fim seu definhamento
comentários(0)comente



114 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR