A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Lele 28/10/2022

Me surpreendeu
O livro fala sobre um tema que eu não curto muito, economia é uma coisa que apesar de importantíssimo não é algo q me interessa ao ponto de eu pegar um livro só pra ler sobre isso, MAS, a história é incrível, eu adorei o desenrolar do livro e imaginar os Estados Unidos em colapso total com o dólar valendo NADA é muito surreal e isso que faz o livro ser muito bom. A gnt vai acompanhando uma família que sofre horrores com a crise e gostei muito de todos os personagens, cada um de um jeito diferente. O final me surpreendeu muito e apesar de eu demorar pra engrenar na leitura quando peguei o ritmo foi muito bom!

Cami Sanches 12/10/2022

Um sonoro: não!
Não.
É, não acho que esse livro funciona para mim.
Sempre senti que os livros eram a fuga que eu tinha do mundo real, as vezes muito cruel, difícil, desafiador...
Assim, esse livro, com toda a sua realidade cru, não funcionou para mim.
Não me entenda mal! É lógico que livros complexos e com temáticas delicadas são essenciais... Mas esse aqui, mesmo tão bem escrito, chega a beirar o sádico.
Pois é... Não rolou.

Michelle.Goulart 08/09/2022

Brilhante
Em primeiro lugar gostaria de deixar minha indignação por esse livro ter uma avaliação tão baixa, pq definidamente isso não faz o menor sentido.

O livro é brilhante, recheados de sátiras e extremamente crível, por mais absurdo que algumas coisas possam parecer.

A autora é de uma inteligência e de uma sensibilidade fora do normal, eu entendo que a maior parte das pessoas não goste dele exatamente por ele mencionar tanto sobre economia.

O que naturalmente deveria ser o contrário, pois a economia impacta diretamente na nossa vida, e eu me senti irresponsável por notar quão pouco eu domino esse assunto, ler esse livro me fez pensar muito sobre isso também.

A obra nos traz uma realidade tão possível e tão palpável, li agora, saindo de um mundo pandemico, e me pergunto o quão longe estou dessa realidade.

Não achei arrastada como li em algumas resenhas, pelo contrário, acontece muita coisa o tempo inteiro, os personagens são sensacionais, os diálogos primorosos, é completamente brilhante.

Acho que é um livro que todos deveriam ler, e mais que ler, acho que deveríamos melhorar nossa relação com o dinheiro, pois ele é ainda a unica fonte real de poder, a não ser que voltemos ao escambo... É claro...

JL Marcal 01/09/2022

Uma leitura diferente
Foi uma leitura bem diferente, porém enriquecedora. Gostei que, no final, deu tudo certo. Recomendo demais!!!!

Marcella 28/08/2022

Tem uma premissa legal, a história é quase instigante, mas fica impossível pra mim me prender à uma leitura onde se usam QUATRO PÁGINAS do livro pra descrever em detalhes a aparência de uma nota de dólar. O livro trás reflexões inteligentes, boas críticas, é uma distopia bem realista, mas achei uma leitura arrastada e chata, tive que lutar pra terminar o livro

Thiago 28/08/2022

Um apocalipse econômico-financeiro realista
A autora, como jornalista, já trabalhou para o The Guardian, The Wall Street Journal, The Independent e a revista The Economist. O livro tem todo um contexto de crise político - econômico - financeira que somente quem entende do assunto poderia descrever com tanta realidade.

A ficção se passa em período próximo futuro, como o título já se apresenta (2029-2047); uma crise decorrente de uma nova moeda estabelecida internacionalmente e decisões políticas mal tomadas levam a uma grave crise nos EUA.

Situações impensáveis para quem vive em um país rico e cheio de oportunidades passam a acontecer: Fome, desemprego, falta de material básico de higiene, criminalidade...

A família Mandible é colocada no centro de todo o acontecimento, como uma família razoavelmente vasta e que tem integrantes claramente divididos entre as diversas classes sociais e idades.

Vários pontos são inteligentemente tratados pelo livro, como conflitos geracionais, solidariedade, individualismo, perspectivas de futuro, violência. Tudo isso dentro de um contexto familiar onde o leitor sofre a tensão da real possibilidade desses acontecimentos e da brevidade do período em que tudo ocorre.

Acredito que a dinâmica dos acontecimentos, bem como o formato da narrativa renderia uma excelente série. Torço pela adaptação.

indieprincesz 22/08/2022

O livro começa com uma leitura um pouco complexa e arrastada, com muitas explicações sobre economia, porém, no decorrer do livro você se sente cada vez mais preso na história. Com personagens únicos e peculiares, é quase impossível parar de ler.
A Família Mandible é um livro que nos faz perceber que esse futuro caótico talvez não esteja tão longe assim.

iasmin 07/08/2022

Com certeza entrou pra lista de um dos meus livros favoritos (se não o favorito). No começo pode parecer que vai ser um livro muito complexo e chato, mas no seu decorrer os acontecimentos são tão empolgantes que a gente não consegue parar de ler sem ao menos chegar ao fim do capítulo (que geralmente é grande, devido a pouca quantidade de capítulos e o grande número de páginas). Pensar na possibilidade dessa distopia ser algo não tão distante da nossa realidade é algo surreal. Diferente de tudo o que eu já li, recomendo demais.

Ana Claudia 31/07/2022

A família Mandible, uma família rica por causa da herança do patriarca Douglas, com 97 anos, que após a crise, perdem todo o seu dinheiro e passam a ter problemas familiares em uma sociedade decadente.

Uma história que fala sobre como a queda do dólar encerrou a fase de ascensão econômica dos EUA. O dólar desvaloriza e os EUA deixam de ser potência econômica e entram em uma crise financeira.

Leitura extremamente arrastada e cansativa.

Dani 20/07/2022

Uma distopia que começa em 2029 nos Estados Unidos e tem muito mais em comum com o Brasil atual do que poderíamos imaginar.. preços nos supermercados astronômicos, desemprego, incertezas...

Bárbara 16/07/2022

Eu esperava uma distopia estilo jogos vorazes ou divergente. Recebi uma familia falida lutando pra sobreviver num país em decadência. Um jovem que ficou adulto antes da hora para garantir a sobrevivência dos seus. Uma velha esperta que ninguém suspeitava de sua riqueza escondida bem debaixo do nariz de todos. Um cunhado insuportável que não fazia nada além de ficar escrevendo um tratado que não colocava um grão de fubá na mesa.
Foram todos personagens únicos e interessantes, o problema do livro foram os muitos termos técnicos e econômicos o que tornou a leitura cansativa, confesso foi o livro que mais grifei e um dos que menos gostei, sei que essa proporção pode não fazer sentido, mas a evolução de todos me fazia respirar fundo e continuar.

Marcos774 03/07/2022

Boa leitura!
Achei muito interessante a história e a forma com que as situações foram sendo apresentadas e resolvidas. Nada fora do que realmente pode acontecer.
DANILÃO1505 04/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Matheus Nunes 18/06/2022

2029 é logo ali.
Talvez seja o meu fraco por historias a respeito de famílias e seus dramas, eu não vou negar, mas este livro conseguiu me prender desde o inicio. Fiquei completamente em duvida se deveria comprar esse livro a principio, e ele fugiu dos meus carrinhos de compra nos sites por varias vezes, o preço tão barato me fez subestima-lo. A Família Mandible de Lionel Shriver me fez criar conexões e vários paralelos com algumas famílias criadas por outros escritores desse século e do século passado, a exemplos: a família Glass criada por Salinger e suas crianças geniais e alguns personagens descritos nas obras de David Foster Wallace, e isso se deve mais precisamente não a família Mandible no geral, mas a seu membro mais ilustre na minha humilde opinião (e acho que na opinião da Lionel Shriver também...) que é o Willing, o personagem mais carismático e atento dessa historia. É impossível não criar uma empatia com quase tudo que ele diz ou pensa.

Outro paralelo que eu criei enquanto lia essa historia foi de que esse livro, lançado em 2016, pode muito bem hoje em pleno 2022 servir como um "anti-Succession" (sim, a serie da HBO, obviamente). Não é difícil imaginar o 'Great Grand Man' sendo um Logan Roy da vida, até porque o tema universal da ambição hereditária da riqueza por parte dos filhos é também uma das ferramentas utilizadas pela a autora em vários momentos aqui. Como uma boa distopia, nada nesse livro é muito distante da realidade.

Além das minhas comparações, não tenho muito mais o que dizer, além de recomendar a todos a leitura desse livro. Depois de finalizada as 448 paginas, eu acredito mais fortemente que a abordagem econômica-distopica desse livro aqui é apenas uma faceta da autora para expor varias outras coisas, uma verdadeira galeria de sentimentos como todo bom livro, já que a distopia em si, como o próprio Estados Unidos da historia, não se sustenta o tempo inteiro. Há um momento de "queda" nas ultimas 50/40 paginas em que a própria autora parece se cansar com aquele estado de coisas e mete do nada uma road trip, mas nem isso consegue ofuscar o final digno que ela entrega a sua historia.

elias 15/06/2022

resenha completa em: https://ovbk.wordpress.com/2022/06/13/hello-world/
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Dessa_R 18/05/2022

Seria distopia?
A criação dessa realidade em que a família Mandible está inserida, em um mundo que sofreu as consequências dos efeitos climáticos, da guerra e da instabilidade de grandes potências foi uma ótima sacada.
Penso se, no entanto, seria apenas uma distopia ou se partes do que o livro traz não teriam um fundo de verdade ao observar os caminhos que a humanidade trilha.
Willing foi um personagem essencial para a trama e gosto muito de observar as reações dele com a família e seu modo protetor, apesar de durão.