A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver




Resenhas - A Família Mandible


276 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


lipeleu 03/01/2021

Quando os podres de rico viram só podres
Criei muito hype com esse livro quando começaram a soltar as dicas do livro de Janeiro no Intrínsecos. Pelo menos dessa vez, não me desapontei. Ainda que ele seja arrastado em várias partes, pela necessidade excessiva de situar o leitor ou explicar determinado assunto, a leitura é bem interessante. Poderia ser mais ágil, como Pachinko, que é similar por acompanhar uma família por determinada janela de tempo. Ainda assim, o enredo é bem interessante, digno de uma adaptação para um serviço de streaming. Acompanhar essa queda especulativa de um "império", impactando com força e jogando à miséria aqueles que se sentiam protegidos e fortalecidos, foi bem interessante de ler. Como foi colocado no material de divulgação: quando o essencial vira extravagância e os podres de rico viram só podres, talvez signfique o fim de uma era. E bota podre nisso. Diversas partes do livro mostram como os ricos se importam apenas com eles próprios e com sua "riqueza", que num país em ruínas, não significa absolutamente nada. É realmente o fim (para eles) e apenas mais esforço para sobreviver para o restante da população, já sufocada pelos inúmeros problemas do dia a dia, que num passado distante, nunca teve importância para as elites.
Kelly 18/01/2021minha estante
To aqui na página 53 achando bem meh ?


raquel 20/01/2021minha estante
Terminei o meu agora , e eu gostei muito , o final foi merecido pra eles ?


Kelly 20/01/2021minha estante
Vale continuar então ?


Dani Pontes 22/01/2021minha estante
Eu to lendo mas não consegui me apegar ainda... será q melhora?!?!


lipeleu 22/01/2021minha estante
Eu acho uma leitura bem interessante. O excesso de explicações sobre economia deixa bem maçante, mas acredito que vale a pena sim.


Dani Pontes 22/01/2021minha estante
Obrigada. Vou insistir


raquel 22/01/2021minha estante
Kelly vale a pena sim , eles passam por muita coisa


Kelly 22/01/2021minha estante
Vou tentar continuar então, Raquel ? valeu!!


Lutty 16/02/2021minha estante
Fiquei curiosa. Me fez lembrar Imelda Marcos, a mulher que tinha 3000 pares de sapato! Vou ler este sim!


Kelly 17/02/2021minha estante
Comenta aqui da sua experiência com ele ?


Rapha 28/09/2021minha estante
Achei meio arrastado em alguns pontos, mas é muito bom no geral e o final é bem legal.


Kelly 29/09/2021minha estante
Um dia eu crio coragem ?


Pop 20/02/2022minha estante
Tá leve..
Achei que era uma coisa, mas é outra.


Kelly 20/02/2022minha estante
Tomara q pra vc funcione!! :)




Vini 15/01/2021

Mandible
Meu Deus que leitura maçante. Confesso que esse livro me deu uma certa ressaca literária.
Mas calma, apesar de ter um desenrolar lento e em demasia técnico nas primeiras 100 páginas, é uma história que merece ser lida.
Foi difícil acompanhar a trajetória dessa família em situações tão degradantes, propiciando momentos de calafrios na espinha, e de medo por ser uma distopia não tão impossível para a nossa realidade.
mat 16/01/2021minha estante
É a autora de precisamos falar sobre o Kevin né?


Luu 17/01/2021minha estante
Aí eu n consegui é abandonei mas um dia volto vejo que a história tem potencial pra eu gostar, só achei mt enrolada e coisas que eu n entendi mt


Kelly 18/01/2021minha estante
To aqui na página 53 achando bem meh e me perguntando se deveria ter começado esse msm ?


Luu 18/01/2021minha estante
Aí eu cheguei na 80 e poucos é desisti


Kelly 18/01/2021minha estante
To na 67 agora e acho q não vou continuar não ? tinha boas expectativas pq Precisamos falar sobre o Kevin é maravilhoso ?


@omundodeumaleitora 19/01/2021minha estante
aii tô em quase 100 pag. e quase abandonando...




Herbert Beauchamp 07/06/2023

Bom esse é um daqueles livros que tem o potencial para ser 5 estrelas. O livro tem potencial, mas o que peca e o número de explicações desnecessárias o que acaba tornando a leitura bem arrastada. Olha, a proposta do livro é bem legal (ver uma potência mundial, os Estados Unidos se afundando em dividas e fazendo com que o país vire um caos), não acho interessante o fato do autor precisar de duas páginas para uma coisa que poderia ser exemplificada em apenas uma. Com certeza se houvessem feito um resumo do livro ele teria ficado maravilhoso.
Marilucia 28/06/2023minha estante
Já tentei lê-lo duas vezes, mas não consigo bancar. Arrastado demais, apesar de a proposta do tema ser boa. Uma pena!


Herbert Beauchamp 30/06/2023minha estante
Eu consegui pois sou do tipo que me forço a ler kkkkk... Tenta fazer um cronograma pra ler ele. Tenta ler 10, 20 páginas dele por dia. Eu fiz isso e me ajudou muito.


Marilucia 03/07/2023minha estante
É uma boa estratégia. Mas não me forço a ler o que não me agrada, a não ser que seja leitura obrigatória de algum curso e tals. Depois de duas tentativas, A Família Mandible ficará para algum fragmento de futuro ?


Herbert Beauchamp 03/07/2023minha estante
Kkkk, eu me obriguei mais por conta que pode ser um bom repertório para a redação do ENEM a depender do tema desse ano. Mas você está certíssima a não ler o que não te agrada kkk.




Lívia 08/01/2021

Não desista da leitura
Nossa, como sofri para ler esse livro.

No começo é uma história arrastada, com muitas explicações e até termos técnicos de economia. Minha leitura não rendia.

Como o país está em crise, as pessoas não têm dinheiro e o autor retratava a realidade sem panos quentes, comecei a me sentir mal e precisava me lembrar que aquela não era a nossa realidade, que era ficção.

Gostei mais da segunda parte do livro, mas a história toda é bem interessante. Como uma potência pode ruir, as relações humanas e familiares.

E gostei do final!
Bella 10/01/2021minha estante
Tô querendo abandonar, achando chato cansativo


Alinne.Spagnollo 12/01/2021minha estante
Já estava querendo abandonar, essa parte explicativa da economia, não estava clara para mim, achei meio maçante, mas sua resenha me estimulou a continuar.
E verdade que me senti como você, meio mal pois parecia que estava acontecendo, vendo o as noticias reais e lendo o livros...rs
Agora vou seguir seu conselho do titulo e não irei desistir, afinal é meu primeiro livro do clube! hahaha


Luu 17/01/2021minha estante
Eu acabei abandonando, um dia eu volto, mas sinto que não vou aproveitar a leitura no momento que tô, leria só por ler, futuramente com outra cabeça talvez tudo faça mais sentido é eu goste mais dele, enquanto isso ele tá lá na minha estante


Bella 19/01/2021minha estante
Tô indo na marra pq não gosto de abandonar.




Isabelle 17/04/2021

Intrisecos Jan 2021
Me arrastei praticamente 3 meses entre idas e vindas nesse livro.
A ideia de uma catástrofe financeira parece mais real e passível de acontecer que os famosos zumbis.
Achei a parte de economia muito técnica e massante, parece que a estória não anda, personagens ficam em longos diálogos, que não agregam tanto. Muitas estórias que se interligam mas não ligam os pontos de forma fluida.
Talvez releia pra tentar absorver algo.
Hyrm 17/04/2021minha estante
Tentei ler por 3 vezes, não foi. Achei essa parte técnica insuportável, não te deixa fluir na leitura. Acabei abandonando :(


Tay 17/04/2021minha estante
Eu ainda não li, mas com certeza vai ser um dos últimos a ser lido


Thammy 17/04/2021minha estante
Não consegui também. E olha que estava com uma expectativa altíssima. Talvez volte um dia.




Rayssa 05/05/2024

Livros com moral da história
"... A Austrália fora invadida pela Indonésia. O presidente dos Estados Unidos enviou a Camberra um comunicado especial para dizer que lamenta muito. (...) Criou -se finalmente um estado palestino, e ninguém se importou (...).

Então vamos lá, eu li este livro super rápido e super investida no caos social econômico. O que achei mais interessante é a perspectiva social da economia que fazia todos estarem um pouco certos e as frases boas demais pra se refletir:

"Dinheiro é uma coisa emocional (...) Como todo valor é subjetivo, o dinheiro vale o que as pessoas acham que vale"

E várias coisas vão acontecendo e você vai querendo saber o próximo acontecimento e como essa família vai lidar.

A história é, então, muito bem construída e amarrada.

Todavia, já no início você observa aqueles sinais estranhos: o caos dos EUA acontece por causa de atitudes idiotas do primeiro presidente latino, tudo aconteceu em meio a políticas de previdência para todos (o que é apontado como uma das causas do estado ter quebrado), a língua principal é o espanhol, todos estão pensando em como não ofender imigrantes... várias coisinhas preconceituosas que vc vai deixando passar, pq são pano de fundo.

Todavia, quando vamos chegando no fechamento da história fica claro o posicionamento do autor. O pano de fundo é na verdade a moral da história. O que é subentendido se torno bem vibrante.

E lá vamos nós para um apocalipse americano nos moldes americanos: contra o sus, os idosos (sim!!! Eles precisam morrer. E isso é eugenista tá?), a previdência privada e pro idade média. Vira loucura total kkkk
Sério.

Não tem como eu dar 5 estrelas mesmo gostando da construção do livro em um projeto que quer levar essa mensagem completamente maluca.

E eu já falei aqui diversas vezes sobre a diferença de falar de um assunto (o que acho que livros precisam falar) e militar sobre, dando uma moral da história. Eles poderiam colocar um personagem preconceituoso (ou todos). Não tem problema. O problema é a história provar que ele estava certo e trazer uma moral no estilo "quem não se comunica se trumbica.

Pelo amor de Deus! Ela prega que é um absurdo a criação de um estado palestino e que os EUA deviam ter feito algo contra!!!! E é a narração onisciente que flerta com essa "ironia".

Enfim, dei 3 estrelas pq escreve extremamente bem, mesmo sendo uma pessoa péssima
AliJu 06/05/2024minha estante
Você foi extremamente generosa ainda, isso aí pela sua descrição foi claramente uma tentativa dela de criar uma obra de propaganda no maior estilo Ayn Rand... Mas como nunca ouvi falar, claramente ela fracassou até nisso kkkkk


Rayssa 06/05/2024minha estante
Amiga, foi bem propaganda sim. Até do muro que O MÉXICO FEZ PARA SE SEPARAR dos EUA ela falou, naquele viés "eles fariam a mesma coisa no nosso lugar". Eu dei uma nota boa, pq ela chuta o pau da barraca, citando ódio sem fundamentação nenhuma, nas últimas folhas real. Até 90% dava pra dizer que era velado, sabe? E eu gostei das saídas dos personagens Mas ela n quis deixar subentendido no fim virou maluquice total.


Gabriela.Steindorf 12/05/2024minha estante
Resenha maravilhosa hahahahahajaj desisti de ler




Anderson.Lima 03/01/2021

O que somos sem o dinheiro?
A fortuna dos Mandible é algo que povoa a mente de todos os familiares, mas toda a fortuna é administrada por Douglas Mandible, um homem de 97 anos, que não gosta de falar sobre ela.?
Enquanto alguns dos familiares passam por sérias dificuldades, o patriarca desfruta de sua fortuna vivendo em uma das casas de repouso mais caras do país.?
?
Quando a economia americana entra em colapso, o dólar se desvaloriza e a dívida externa aumenta a níveis estratosféricos. Os países se unem e criam uma nova moeda mundial, o bancor, a qual os EUA não aceitam e se tornam um país isolado. Todo o ouro é confiscado. Hiperinflação e desemprego assolam toda a população. A vida da família Mandible é mudada de maneira drástica.?
?
"As tramas que se passam no futuro são sobre os medos das pessoas no presente". É isso. As primeiras distopias que li pareciam algo totalmente impossível. Hoje em dia fico com a sensação de que elas são retratos de uma realidade desejada e defendida por muitos. No caso dessa em particular, por ser predominantemente focada na economia, pode parecer que as pessoas ainda conservam suas liberdades. Mas eis uma questão: o que somos sem o dinheiro? ?
?
Sempre que uma realidade é muito ruim, surgem grupos que se apresentam como a solução para todos os problemas. Numa situação de privação extrema, inclusive de diretos, é normal que os indivíduos se apeguem a qualquer alternativa. A ideia que fica em mente é de uma utopia, mas será que elas existem? Talvez o grande problema seja que para onde quer que você vá, sempre estará sendo governado por seres humanos que, essencialmente, tendem a ser muitos parecidos quando possuem poder.?
?
Eu gostei muito do contexto do livro e da trama em geral. Algumas ressalvas: em alguns trechos os diálogos são muito longos e cansativos; o início do livro não é instigante e demorei um pouco a pegar o ritmo. Mas vale muito a leitura porque as ideias são muito interessantes.?
Joyce 04/01/2021minha estante
Anderson gostei da sua resenha, ainda estou lendo mas concordo com você o começo e bem difícil, e pra quem e leigo como eu em economia (confesso que dei uma boa pesquisada) fica bem pior kkkk, estou na página 219 e a história está fluindo. Gosto de livros que me instigam a aprender e me tiram da minha zona de conforto.


Alinne.Spagnollo 12/01/2021minha estante
Essa parte de economia me fez dar uma parada na leitura, achei cansativo, já que eu não entendo muito do assunto...hahah
Espero que desenvolva de maneira mais ágil o resto do livro! Essa parte da sua resenha me ajudou um pouco. Obrigada!
Quem quiser conversar sobre (11)9.8994-4572 me add no whats app




Raiane Santos 09/01/2021

Bom, mas podia ser melhor.
Tive bastante dificuldade em entender várias passagens do livro. Pra quem entende de economia, acredito que elas serão de fácil compreensão, porém pra quem é leigo, como eu, o negócio não engrenou muito. No fim, entendi a mensagem do livro, mas acho que a autora devia ter usado uma linguagem mais simples de interpretação.
Nathalia N 09/01/2021minha estante
Concordo :)


Bella 10/01/2021minha estante
Tô preste a abandonar não está me prendendo




Carolina 27/01/2021

Detestei
O livro fica muito em economia e so torna extremamente maçante. Quando você acha que vai melhorar, fica a mesma coisa.
Manu 27/01/2021minha estante
Miga, parei de assinar o Clube porque não estava gostando dos livros. O único que valeu a pena nos meses em que assinei foi A Troca. Queria voltar porque as capas são belíssimas, mas nada como comprar os livrinhos que eu gosto...


Carolina 27/01/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que eu realmente não gostei. Teve alguns que eu fiquei "é ok", mas esse não deu para engolir não. E realmente, o melhor até agora foi A Troca!




@tigloko 20/03/2024

"Reveses nunca trazem à tona o que as pessoas têm de melhor"
Acompanhamos a família Mandible, dinastia rica e antiga, durante uma crise econômica que afeta de forma catastrófica os Estados Unidos. Nesta situação, em que a ordem social e econômica mudam totalmente, as relações entre os membros da família tem grande reviravolta.

Gostei do livro apesar da dificuldade nas partes econômicas, em conjunto com a escrita profunda e cheia de divagação característica da Lionel Shriver. Mas para o entendimento da história funciona, até para um leigo com eu ?.

O livro é classificado como distopia, mais especificamente uma distopia econômica. Fiquei intrigado com esse termo durante a leitura, pois nunca tinha lido uma Ficção-Científica que explorasse tanto esse lado. Mas a autora aborda bastante o conceito de liberdade econômica, então de certa forma é como se fosse uma distopia completa mesmo, já que o lado econômico é determinante para outras áreas da sociedade. Tirando isso da equação, o controle é enorme.

Ainda que não seja tão tecnológico para uma distopia, é muito sombrio em desenvolver esse cenário, especialmente nas partes de conflito entre os personagens. Ela tem o dom de mostrar o pior do ser humano. Por isso, não senti tanta falta desse elemento tecnológico tão presente.

Outro ponto interessante é como ela pega alguns clichês da FC e subverte as expectativas do que se espera encontrar no gênero. E até mesmo tira sarro deles( FC é dos meus gêneros favoritos mas consegui dar boas risadas nessas partes ?).

Foi uma ótima leitura, recomendo
Regis 21/03/2024minha estante
Não conhecia o livro, Tiago, mas deu para sentir que gostou de fazer essa leitura. É tão bom quando descobrimos novos autores e novas histórias. Adorei a resenha, parabéns! ???


@tigloko 21/03/2024minha estante
Obrigado Régis ?. Foi uma leitura bem imersiva apesar do cenário ?




Leléu Ltd. 11/02/2021

Um baita livro para aulas de Macroeconomia
Cada leitura tem seu propósito. Eu tenho lido histórias interessantes, mas sem maiores interesses, só para passar o tempo mesmo. Mas às vezes, seja por necessidade ou escolha, precisamos nos aprofundar um pouco nas temáticas, consumir algo mais... substancial, que mergulhe de cabeça em algum assunto específico.

O livro de janeiro de 21 da Intrínsecos trouxe uma distopia (gosto delas), onde a principal componente é a transformação brusca da economia de um país.

Como um autêntico leitor despretensioso, experimentei um início arrastado e incrivelmente desestimulante por ser muito técnico, com um embasamento sólido que justifica toda a situação vivenciada pelos personagens. Isso é bom: as coisas não são como são simplesmente por licença poética, mas porque há todo um cenário bem explicado que justifica tudo, de como a economia quebrou e tudo mais. Mas isso também é ruim: pegou de surpresa alguém que a princípio estaria ali apenas passando o tempo com mais uma historinha.

Depois da (mais que) devida introdução, o enredo em si se inicia (lá pela página 120) e aí sim, vira uma história interessante.

Este livro não é uma leitura descartável. Ele possui conceitos importantíssimos de economia, que me levaram de volta às aulas de macroeconomia com o espetacular professor Chico Saboya. Aliás, eu penso que Mandible deveria ser uma das leituras complementares dessa disciplina, o que talvez automaticamente o torne meio que inadequado a um clube de leitura.

Com um vocabulário rico, uma escrita sofisticada, um embasamento técnico bastante sólido e uma história interessante, A Família Mandible se tornou para mim como uma das leituras mais marcantes dos últimos anos, mostrando que, assim como aconteceu aos "novos pobres" da trama, o espírito do tempo (o zeitgeist) sempre impede os atores de perceberem a importância do período histórico em que vivem.
bru 11/02/2021minha estante
????


Leléu Ltd. 11/02/2021minha estante
Era o que tinha a dizer né?




Aline.Silva 04/04/2021

Beira o insuportável!
CHATÍSSIMO! Minha dificuldade em abandonar leituras me obrigou a continuar nessa tortura de livro. Sabe quando éramos obrigados a ler livros para vestibulares ou para a escola!? Foi assim que me senti nessa leitura.
Termos técnicos de economia quase 100% da leitura, extremamente maçante e arrastado. Não gostei! Para um livro sobre economia, meu resumo é NÃO VALE UM CENTAVO DE INVESTIMENTO!
Felipe Seibert 11/04/2021minha estante
Hahah esses relatos verdadeiros, quando achamos muito ruim um livro, eu acho genial. É muito assim o sentimento mesmo.


Aline.Silva 14/04/2021minha estante
Nossa um dos piores livros que já li na vida, triste. Rs




duartesamanda 14/01/2021

Quando esse livro chegou do clube intrínsecos e comecei a ler a revista informativa que vem junto eu já sabia que seria uma leitura fora da minha zona de conforto e sobre um assunto do qual não tenho quase nenhum aprofundamento.

Comecei a leitura esperando algo com mais densidade do que alguns livros que havia lido anteriormente mas nunca imaginei que a linguagem e os jargões econômicos seriam tão proeminentes. Todo esse conhecimento sobre a economia é discutido entre os personagens e em nenhum momento é passado de uma forma de fácil assimilação para o leitor que não está familiarizado.

Um ponto que foi me incomodando cada vez mais durante a leitura foi o fato de TODOS os personagens saberem exatamente todo o assunto de economia, taxas, impostos e governo fiscal, inclusive personagens de 14/16 anos com uma visão além de outros personagens que eram inclusive formados na área de estudo principal do livro.

O final é arrastado e a todo momento você espera que algo mais aconteça, algo mais envolvente e simplesmente isso não acontece até a página 325, onde já estamos em 75% do livro. A segunda parte do livro, que começa logo depois disso é ainda mais arrastada que a anterior e onde deveria realmente entreter o leitor para o final, me deixou sugada pela história de uma maneira bem ruim.

Esperava algo completamente diferente dessa leitura e fiquei bastante decepcionada.
Andy 15/01/2021minha estante
Pse. Comecei a ler esses dias , mas tô achando muito arrastado. Achei meio falsa o fato de todos os personagens saberem tão aprofundadamente sobre a economia, como vc falou.
E meio forçadas as descrições da tecnologia de 2029 lá no início.
Não estou conseguindo me envolver na leitura, ter empatia pelos personagens e o fato de eu não conhecer os muitos termos técnicos que ele usa é mais uma barreira.

Estou meio decepcionada, pois esperava muito desse livro


Luu 17/01/2021minha estante
Confesso que fiquei muito ansiosa quando li a revista, realmente não se encaixa nos tipos de livros que gosto, mas me empolguei justamente por isso, mas nem consegui terminar, como falou tem mts termos técnicos que eu não faço ideia do que sejam custei a pegar o ritmo pois ele é bem enrolado pesado sla, acabei abandonando talvez futuramente eu volte.




Clau @meuescapeliterario 30/01/2021

Experiência de leitura péssima
Que livro horrível!!! Achei a leitura sofrida demais, cheia de termos técnicos relacionados à economia, os personagens em nenhum momento são cativantes e não geraram conexão comigo como leitora, assim como o enredo não me atraiu. A história parece que não anda de tão monótona que é, além de várias passagens serem extremamente longas e sem necessidade alguma para o desenrolar da história. Desde a leitura da revista eu não fiquei animada com o livro e agora que finalizei já posso afirmar que não pretendo reler nunca mais. Até o momento, foi o pior livro recebido no clube da intrínseca.
Caio Dantas Cabral 02/02/2021minha estante
SUPER CONCORDO




Bianca 02/02/2021

Primeira decepção do ano
Estava com muitas expectativas tanto pela autora quanto pela sinopse do livro mas só consegui achar o livro chato.
O desenrolar da história é desinteressante por ficar páginas e páginas falando sobre economia, os diálogos entre os personagens são só sobre economia e peca no desenvolvimento pessoal de cada um, não temos conexão alguma com nenhuma das personagens.
Talvez estivesse esperando algo totalmente diferente da proposta do livro, gostaria de ter acompanhado um pouco mais de um mundo diferente e um cenário apocalíptico e um pouquinho dos personagens lidando pra sobreviver e se adaptar com a nova realidade. Mas só consigo ligar o livro à uma falação sobre economia sem parar.
Chato, não gostei.
Caio Dantas Cabral 02/02/2021minha estante
Concordo demais!!




276 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR