A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

César | @extratextos 10/03/2021

Bom, mas com ressalvas
Foi minha primeira da TAG e o primeiro livro turco que li. Não posso dizer que foi o melhor, mas definitivamente foi uma experiência!

Achei que a primeira parte teve trechos muito bonitos sobre a observação do céu, estrelas e sonhos e a escrita é muito envolvente e fluida. A segunda parte mantém esses traços identitários, mas com um tom mais maduro, e não poderia ser diferente, já que o protagonista cresce e desenvolve sua visão de mundo.

Para mim, a terceira parte deixou a desejar. Não me envolvi tanto com a voz e achei que o fato de ter trocado de narrador foi um recurso literário apenas conveniente para a história, o que me deixou desapontado... pareceu um desfecho muito fácil e, lendo as entrelinhas da metáfora de Édipo/Sohrab, ficou claro o que iria acontecer no relato da Mulher Ruiva.

Achei que em muitos pontos a história "tentou demais". Tentou demais se encaixar no recorte de Édipo. Tentou demais comparar com a história de Sohrab. Tentou demais trazer um mistério sobre A Mulher Ruiva. E, no começo, meio e fim, tudo acabava sendo previsível...

Não vou negar que me envolvi muito com a história e foi uma leitura que, apesar de todos os pesares, definitivamente valeu a pena, principalmente pensando a experiência do clube. Mas está longe de ser uma de minhas favoritas.

A revista e o podcast completam muito a jornada e só tenho a parabenizar o pessoal da TAG. Inclusive um dos pontos que eu tinha ficado decepcionado era o fato de o livro ser traduzido do inglês, e não do turco, mas essa escolha foi justificada no podcast e achei muito legal que isso foi trazido em evidência!

Se você gostou dessa resenha, comecei um Instagram literário para divulgar as minhas leituras, opiniões, resenhas e afins nesse universo. Você pode me acompanhar em @extratextos no Instagram!

site: https://www.instagram.com/extratextos/
Paula.Beltrame 10/03/2021minha estante
Eiii adorei sua resenha. Você escreve muito bem. Parabéns!

César | @extratextos 10/03/2021minha estante
Obrigado, Paula! Caso goste, comecei um Instagram literário para divulgar minhas leituras. Atualizei o link na resenha!

Verona 10/03/2021minha estante
Que escrita boa, adorei suas colocações. Gostei bastante da escrita desse autor, foi meu primeiro contato com esse tipo de literatura também!

Paula.Beltrame 10/03/2021minha estante
Ok. Vou verificar. Obrigada.

Fábio Nogueira 21/01/2021

Da Turquia para o mundo...
Me surpreendi bastante com este livro! A história prende do começo ao fim. Parabéns mais uma vez a TAG pelo excelente prestação de serviços a nós leitores :)
Marcos Ferraz 22/02/2021minha estante
Também gostei muito!!!
E, de quebra, ainda me fez ler "Édipo Rei", que estava na minha lista de pendências há décadas!
Sensacional!

Fábio Nogueira 22/02/2021minha estante
Show!
Ouvindo o podcast da TAG, me deu vontade de conhecer outras obras do autor.

Marcos Ferraz 22/02/2021minha estante
Ainda não ouvi.
Vou fazer isso agora.

Fábio Nogueira 22/02/2021minha estante
Vale a pena conferir

Renata 12/02/2021

Não sei se criei expectativas devido às avaliações e comentários sobre esse livro, ou se ando enjoada mesmo.

Detestei. Só se salva o fato de poder conhecer um pouco uma cultura diferente da minha, mas só. Devia ter aberto um guia de viagens, ganhava mais.
Erika 17/02/2021minha estante
Minha opinião também é bem sincera. Achei bem mediano. Para não dizer ruim. Não gostei .

Debora 05/03/2021minha estante
Eu também odiei. Não se puna. Rs

Renata 05/03/2021minha estante
Boa! Kkkk

Frank 09/01/2021

A narrativa do Orhan Pamuk é sensacional, fluída, que prende a atenção. Mesmo contando a história de um jovem cavador de poços, a filosofia e moral imbuída na história, com inclusão de mitos antigos, toma a atenção do leitor. Infelizamente, senti que o final foi injusto e me decepcionou. Mas ainda assim é um ótimo romance.
Luly @projetocabeceira 17/01/2021minha estante
Cheguei a metade com a mesma surpresa: como uma história simples e aparentemente sem muita razão de ser, conseguiu embutir tantas camadas filosóficas.

Marcia 10/02/2021minha estante
Nunca havia lido uma obra deste autor. Foi uma maravilhosa surpresa! Uma narrativa serena sem ser vagarosa. Uma história envolvente e sempre atual. Recomendo.

GIPA_RJ 26/05/2024minha estante
Já o comprei ano passado na Bienal do livro , e será a próxima leitura da lista. Já li todos os livros dele e já há um recém -lançado , com mais de 600 páginas : "Noites de peste" , uma ficção histórica passada no Império Otomano.

Gláucia 19/02/2021

A Mulher Ruiva - Orhan Pamuk
Primeiro livro da Tag do ano de 2021 e meu primeiro do autor.
Um jovem de 16 anos passa uma temporada como aprendiz de um escavador de poços que o regala com lendas e histórias populares, muitas delas baseadas no Alcorão. A história de Édipo também tem grande influência na vida do jovem Cem, nosso protagonista. Cria-se um laço entre os dois e a leitura nos conduz a esperarmos um paralelo entre as histórias narradas e o destino dos dois. A mulher ruiva será o pivô desse desenlace.
Apesar de curto achei um pouco cansativo e repetitivo.
Pandora 27/03/2021minha estante
Também estou achando cansativo.

Gláucia 27/03/2021minha estante
Sim

Pandora 27/03/2021minha estante
Estou na metade e chocada com o que aconteceu no fim da primeira parte.

Debora 06/02/2021

Este livro não merece o esforço de uma resenha. Ou... obsessões repetidas não dão uma boa história
Chatoooo. Repetitivo. Focado/fixado nos casos de Édipo (filho mata o pai) e de Sohrab/Rostam (pai mata o filho). E uma mulher ruiva no meio da história, cujo sentido ainda estou procurando.
Ou melhor, uma mulher ruiva que REPETE a história no fim.
Jamila 14/02/2021minha estante
Chatíssimo! Achei que só eu tinha achado isso...

Erika 17/02/2021minha estante
O título deveria ser outro. Não tem nada a ver " a mulher ruiva". É o que menos aparece aqui. Os pseudo intelectuais que me perdoem. Mas esse livro é fraco demais.

Debora 26/02/2021minha estante
Muito fraco!
E, Jamila, eu tomei um susto com a nota do livro no app...

Pedro 05/05/2021

Não me impactou.
A leitura deste livro do Pamuk não me tocou. Não tive empatia com os personagens e a história não se desenvolveu de forma prazerosa. Alguns amigos gostaram bastante, mas confesso que o livro não me convenceu. O autor tentou atrelar os pontos, mas não foi satisfatório, ao menos para mim. A leitura por outro lado é bem tranquila, dá para ler em poucos dias. Enfim, como quase tudo na literatura, gostar ou não de um livro é algo subjetivo.
Lise 05/05/2021minha estante
Achei que a questão do complexo de Édipo (e a outra história que não lembro) se repetiu muito. A parte final, retomada de toda a história, foi desnecessária, explicativa demais.

Pedro 05/05/2021minha estante
Também achei Lise. Fora que tentar convencer o leitor que o personagem principal passou uma vida toda em função desses mitos é bem difícil.

Lise 05/05/2021minha estante
Vdd, muita obsessão pra uma personagem só! ?

lyligrr 01/06/2024

Lembre-se de escutar sua mulher!
Ler livros sem antes ver a sinopse é uma grande aventura. Mas, quando cheguei na metade do livro, ainda não tinha entendido qual seria a premissa dele.

A escrita do livro é muito boa e fluida, e, apesar de ser um pouco previsível, o autor nos deixa vidrados com sua bela e inteligente narrativa!

Um livro sobre paternidade, envelhecimento, escolhas erradas e >CICLOS<

Obs.: Freud explica!

Leitura coletiva do meu clube do livro!
lyligrr 01/06/2024minha estante
4/5!!

lyligrr 01/06/2024minha estante
4/5!!

laurasdiary 01/06/2024minha estante
nosso clubinho ?

Indiamara.Passos 24/04/2024

O livro te segura em vários pontos, mas, para mim, o capítulo que trás o outro olhar do personagem me fez querer finalizar logo para entender o desfecho apresentado algumas páginas antes. Um final que te faz repensar a sutileza das relações.
Mariele42 24/04/2024minha estante
Sobre oq é o livro?

Indiamara.Passos 24/04/2024minha estante
Uma história de conflito de paternidades ao longo de 3 gerações. Um cavador de poços e sua astúcia em contar histórias, um aprendiz de cavador de poços lutando com o abandono do pai, a descoberta do amor e o conflito ao descobrir que sem querer, repetiu o comportamento do pai.

Gabii Salvatore 12/01/2021

Livro não me prendeu. Achei a história até pouco mais metade do livro cansativa, o tempo todo em torno das mesmas coisas.
A idéia para o desenrolar foi interessante assim como a parte final.
Gostei da forma como foi escrito o livro e tal mas a história não me ganhou.
vanessacrx 12/01/2021minha estante
Estou com dificuldades em continuar. A leitura não está fluindo muito bem.

Gabii Salvatore 13/01/2021minha estante
Eu demorei um pouco pra terminar porque não conseguia ter ânimo pra continuar.

Naina Barros 10/02/2021

Mulher Ruiva é muito além do título
No começo da leitura fiquei me perguntando sobre essa relação de pai e filho, se o que abordaria no livro era somente essas questões que estamos acostumados a observar em nossa sociedade, onde é comum a mulher cuida sozinha dos filhos e
o pai se ausentar, é isso refletir na formação da criança até a sua fase adulta! Já no meio do livro percebi que ele traz uma reflexão muito maior na qual muitos de nós estamos desconectados que é o MITO,
de como ele permeia a nossa relação pessoal e coletiva. Apesar de não esperar esse desfecho da história e nem me envolver muito com os personagens, gostei muito das reflexões que o livro aborda. Leitura fácil, Super recomendado a leitura!
Bruna 24/02/2021minha estante
Ahahah vou começar então a ler! Sua resenha me fez ter vontade de lê-lo !

Naina Barros 24/02/2021minha estante
????

Higor 29/07/2023

"LENDO NOBEL": sobre clássicos adaptados para o século XXI
Apesar de considerar a bibliografia de Orhan Pamuk um tanto irregular, com livros incríveis como "Uma sensação estranha" e "Neve", e outros enfadonhos, como "O livro negro" e "O castelo branco", sempre aguardo com ansiedade por seus lançamentos, talvez por outros fatores alheios à literatura, como o interesse pelo país, sua mistura caótica, mas ao mesmo tempo fluida entre ocidente e oriente, dentre tantas coisas.

Logo, a cada novo livro que encaro, a sensação que fica é a de "Hmmm, este livro vai para junto dos incríveis ou enfadonhos?" E é com pesar que este "A mulher ruiva" vai para o rol de livros fracos do autor.

Primeiro que "A mulher ruiva" é um livro totalmente previsível, a um nível que beira o frustrante. O plot da história, escondida na sinopse e nas orelhas, logo se revela nas primeiras páginas, em que o tema é debatido de forma quase que didática, sem que a aplicação do tema se desenvolva no personagem principal, o que demanda páginas e páginas com a impressão de que o leitor está andando em círculos, e quando o ápice enfim acontece, apenas comprova a previsibilidade esperada.

A sensação que me deu foi a de que o livro mais se parecia um estudo acadêmico sobre "Édipo Rei", de Sófocles, ou "Shâhnâmeh", um épico iraniano do século X, pois além de resumir as histórias por inteiro, Pamuk se debruça em detalhes das mesmas, de maneira, confesso, magistral, mas que soa um tanto incoerente quando a proposta é nos contar uma ficção.

Então os defeitos dos livros, ao menos para mim, saltavam das páginas sem o menor esforço. Os conhecidos e fascinantes temas que o autor sempre carrega em suas histórias, de confronto entre tradição e modernidade, religião e secularismo, democracia e ditadura, Oriente e Ocidente, se perdem, ou não trazem a força costumeira de Pamuk, então, ao final, eu fiquei refletindo em como a história foi contada de maneira óbvia e até preguiçosa.

Tímido, previsível e até mesmo pouco trabalhado, "A mulher ruiva" mais parece uma homenagem a dois livros favoritos do autor, mas sem trazer novos elementos ou algo que possa surpreender o leitor. Talvez a novidade seja trazer a história da Grécia e do Irã e ambientá-las, de maneira simplória, na Turquia.

Este livro faz parte do projeto "Lendo Nobel".
edu basílio 29/07/2023minha estante
não raro, o nobel parece desestabilizar os escritores, de modo que a maioria do que vale mesmo a pena em sua produção data justamente da era pré-nobel.

Higor 30/07/2023minha estante
Concordo contigo, Eduardo, mas o primeiro livro pós-Nobel de Pamuk foi "Uma sensação estranha", que, ao menos para mim, além de ser melhor que seus conhecidos "Neve" e Meu nome é vermelho", é de uma qualidade e um bom gosto tão eficientes, que eu esperava encontrar outro livro incrível neste, o que infelizmente não aconteceu.

Robert125 22/02/2021

Geografia urbana condensada em uma literatura de qualidade.
Esse é meu primeiro contato com o "Nobel de Literatura" Orhan Pamuk e uma obra turca, e só posso dizer que amei. Desde a construção da estória (que parece confusa no primeiro contato) até às correlações feitas com clássicos da literatura ocidental e oriental.

Talvez, o mais importante na minha visão de geógrafo, tenha sido a forma como Pamuk colocou na trama as modificações que ocorreram ao longo de três décadas em Istambul, seja no âmbito urbano ou social, tornando-se um prato cheio para quem é amante das teorias de Geografia Urbana.

É um livro intrigante e que vale a pena a leitura!
Luly @projetocabeceira 22/02/2021minha estante
Gostei muito desse livro e nem esperava, fui na expectativa por conta do Nobel e não me decepcionei

Robert125 23/02/2021minha estante
Sim, Luly! Ele é muito bom em diversos aspectos e pode ser feitas muitas análises.

Alê | @alexandrejjr 05/09/2022minha estante
Excelentes associações, Rick. Bem interessante a tua linha de raciocínio.

Eloiza Cirne 02/07/2021minha estante
Sim. Fiquei com essas mesmas indagações.
Tenho a impressão de que a verdadeira mente é a da Mulher Ruiva.