Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

12345 06/07/2021

"Frida Kahlo e as cores da vida não é um relato biográfico"
"Nunca mais vou fechar os olhos às coisas que me desagradam. Serei fiel a mim mesma, à minha verdade, pois é melhor saber a verdade, mesmo que doa, do que mentir para si. Em algum momento, a mentira retorna e nos açoita pelas costas."

Apesar do aviso no início, de que o livro não é biográfico, muitas das pessoas continuam apertando a tecla de que essa Frida é ruim.

Não posso culpar elas já que essa Frida é mesmo ruim, eu daria esse livro para alguém e facilmente diria "Não faça nada do que essa mulher fez na vida amorosa dela, ignore todos os concelhos e ações e você vai se dar bem."

A leitura dele foi bem lenta, chegando no final já estava tudo bem repetitivo e eu já não sentia tanta vontade de continuar.

Não sei se eu recomendaria esse livro para alguém, mas se você gosta de romance gato e rato você vai gostar desse.
Marina_amorim69 08/07/2021minha estante
Eu vi um filme sobre ela e só odiei o relacionamento deles, chega a ser radioativo

12345 08/07/2021minha estante
Amg nesse livro o relacionamento deles tá pior, é horrível.

Marina_amorim69 08/07/2021minha estante
Cruzes nem vou ler então, ia comprar pq tem algumas frases dela q eu acho maneiras. Mas acho q ela tinha q ler un pouco das próprias frases e n se submeter à esse relacionamento kk

(@daniella_o_o) 09/07/2021minha estante
Aii estou enrolando para ler esse livro...

12345 10/07/2021minha estante
Eu tava enrolando demais também kkkskkssk mas lê amg, cada um tem uma experiência diferente, eu gostei dele nas partes em que ela tava sozinha, mas o que torna chato e repetitivo é a famosa relação dela com o Diego

(@daniella_o_o) 10/07/2021minha estante
Tá bom (. ? ? ?.) darei uma oportunidade

aline.gtavares 04/02/2021

CANSATIVO
não que eu tenha algo contra, masss, a impressão que eu tinha era estar lendo o diário de uma adolescente apaixonada! sei que a autora deixou claro que não se trata de biografia e sim de ficção - de tudo que ela conhece sobre a Frida.
nunca tinha lido nada sobre a Frida, mas eu juro que imaginei ela extremamente diferente, pelo menos é o que a imagem dela nos passa, porém com a leitura vc simplesmente imagina uma Frida fraca, completamente dependente de um homem, que o tempo todo a autora romantizou o fato dele ser um mulherengo, um homem que nunca respeitou o simples fato de ser casado.
enfim, como toda leitura é valida, o ponto em que gostei do livro, é que até por incentivo para conseguir terminar ele - pois fiquei exatamente 32 dias presa nele - foi conhecer mais sobre o México e as obras da Frida e Do Diego Rivera, que é tudo extremamente maravilhosos!
Monique 05/02/2021minha estante
Quando eu olho pra ela, eu ja a acho estranho, lendo esse livro entao, só vai me confirmar as ideias que eu tinha.

aline.gtavares 05/02/2021minha estante
Monique, eu não tinha ideia alguma sobre ela, acho que a imaginava completamente dependente, sabe aquela mulher cheia de atitude... Esse livro, ao meu ver, mostrou o contrário.
É bem arrastado, mas eu vi que muita gente gostou.

Monique 05/02/2021minha estante
Olha, pode ser preconceito e tudo aquilo que o pessoal fala, mas eu tenho minhas duvidas sobre um artistica que pinta a sua cara num cavalo, se ele é realmente normal ou nao rs

um artista*

aline.gtavares 05/02/2021minha estante
Kkkkkkk

Kira 27/02/2021

Ela faz a fanfic dela né
Não tem muito o que dizer desse livro porque a mim só pareceu uma fanfic e uma fanfic ruim, pois já li várias boas por aí...
O livro se resume basicamente a Frida sofrendo por Diego e ele traindo ela.
Frida dando o troco e traindo também.
Frida e Diego parecem dois adolescentes, na vdd todo mundo no livro parece um bando de adolescente.
Tosco.

As duas estrelas vão pro prefácio e pro posfácio que são melhor que o livro em si.
Inclusive no prefácio tem uma frase da Frida que eu achei muito impactante:
"Espero alegre a minha partida - e desejo não retornar nunca mais"
Thayná 27/02/2021minha estante
Esse é muito péssimo kkkkkkk

Verona 27/02/2021minha estante
Bem ruinzinho mesmo esse livro hahhaa

Davyd 27/02/2021minha estante
Blz. vou passar longe desse. Hahahahahaha.

Kira 28/02/2021minha estante
Olha eu não sou de dizer pra alguém não ler um livro, mas esse abro uma exceção, não leia hahaha
Se alguém quer saber sobre a vida da Frida é melhor ler uma biografia dela, coisa que este livro não é.

André Siqueira 06/06/2021minha estante
EXATAMENTE O QUE EU SENTI AHHAHAHAH
Cara até a analogia da fanfic me veio. Odeio falar mal assim de um livro mas, honestamente, me pergunto como isso foi aceito pra publicação. Um deserviço completo a memória dela.

Ludmila Lamara 21/02/2021

Adorei
Eu nunca tive contato com a história da Frida Kahlo, mas esse livro transmite uma história linda de como foi a vida dela e porque ela é o símbolo que é nos dias atuais.
Rayane.Valim 21/04/2021minha estante
Vc tem ele lud?

Ludmila Lamara 21/04/2021minha estante
Tenho Simm.

Rayane.Valim 22/04/2021minha estante
Hmmmm tenho interesse pra pegar emprestado ahaha, caso vc seja do tipo que empresta

Ludmila Lamara 22/04/2021minha estante
Eu emprestoooooo

Carolina 23/01/2021

Talvez por já ter tido contato com a biografia da Frida Kahlo, me decepcionei bastante com essa romantização da sua história. Achei que tudo foi descrito de forma muito rasa e superficial, e realmente só finalizei o livro pois a leitura era rápida.

Pode ser que o livro seja uma porta de entrada mais interessante para quem nunca teve contato nenhum com a vida da artista. Mas de qualquer forma, achei que ela foi retratada de forma extremamente submissa ao marido, o que tornou a leitura bastante incômoda.
Edu 23/01/2021minha estante
Até hoje ainda não foi feita uma boa biografia sobre essa mulher. Tem uma que se intitula de "A Biografia", como se fosse bem melhor do que outras que já existem, mas na verdade é tão ruim quanto.

joedsonfrl 23/01/2021minha estante
Acabei de terminar e tive exatamente a mesma sensação! O livro é mais um drama de casal e coloca Frida como uma mulher submissa que vive às sombras do marido dentro de um relacionamento tóxico!
Quanto à biografia, a mais fidedigna na atualidade é a de Hayden Herrera, edição da Biblioteca Azul. A experiência desse mês serviu pra que eu vá atrás em conhecer mais a vida dessa artista! (:

Lrss. 22/02/2021minha estante
No inicio tive essa impressão também, mas achei bem construido o caminho em como ela era uma mulher submissa e depois parou de viver as sombras do Diego.

JAlia 20/01/2021

Cheguei ao fim. Descobrir um pouco mais da vida de Frida é revigorante, a forma que ela conta sua história com a arte é única e muito expressiva. Mesmo não suportando suas dores, Frida continuou lutando! Suas cores da vida são fortemente pintadas com amor e garra. A escritora, Caroline Bernard (pseudônimo para Tania Schlie), soube construir a história com sensibilidade, porém poderia detalhar, expandir os diálogos e deixar a escrita 'infantil' de lado. Sem dúvidas, um bom livro!

"Essas são as duas mulheres que tenho dentro de mim. [...] A mulher que quer viver do jeito que lhe convém e a mulher que carrega a carga da tradição e da história. A ligação entre elas era muito forte e deveria ficar ainda mais evidente! Ela desenhou uma linha fina, delicada, outra artéria, ligando os dois corações pintados. O mesmo sangue que fluía entre ambas, a mesma pulsação, as fortalecia. Juntas, as duas Fridas que ela unia em si conseguiriam sobreviver a tudo que viesse pela frente." p.18 e p.19
Dani 24/01/2021minha estante
Estou planejando começar o meu esta semana ??

JAlia 24/01/2021minha estante
Dani, depois me fala da sua experiência!!!!!

Dani 27/01/2021minha estante
Comecei a ler ontem. Estou curtindo. Gostei da forma como a autora apresenta a narrativa. Às vezes esqueço que não é uma biografia, e isso confunde um pouco, pois acredito que a imagem e história da Frida já foi tão estereotipada que gera expectativas em alguns dos comportamentos narrados. Mas, sigo curtindo a ficção com elementos reais, e identifico a sensibilidade da autora que você mencionou no post acima. Vamos lá! Quando terminar te conto como foi a experiência

Rodolfo 09/02/2021

Frida
Frida pode ser interpretada de muitas formas, mas como Amor é a sua melhor definição: Frida amou a vida, nas batalhas pela sua saúde, amou seu grande amor Diego, nas suas falhas e acertos, mas amou principalmente seu dom, a arte, talvez mais do que a si mesma. Frida foi um furacão de amor.
Marquinho 12/02/2021minha estante
Excelente resenha.

Rodolfo 12/02/2021minha estante
Obrigado ?

Amanda Salomone 24/01/2021

Livro 02 de 2021
"Frida Khalo e as cores da vida" é um livro que eu definitivamente não compraria se não fizesse parte de um clube de assinaturas. Isso porque é um livro de ficção baseado em uma personagem real. A autora, que escreveu sob um pseudônimo, se baseou em fatos reais da vida da Frida, em suas anotações, obras, biografias, para escrever um romance meio biográfico meio ficcional.
O livro é um grande exercício de especulação, onde a autora imagina como teriam sido os acontecimentos, sentimentos e pensamentos da pintora.
A base bibliográfica é muito boa: de fato o grosso das informações é verídico, retratando de forma fluida, em um formato de romance, os fatos mais importantes da vida da Frida. Mas as falas, sensações, pensamentos, motivações... tudo isso é imaginação e especulação da autora. Não temos como saber se as coisas se deram realmente como diz o livro e isso pode acabar por deturpar a realidade.
Além disso, não gosto da escrita. É muito imatura, boba até. A autora coloca Frida muitas vezes como uma menina cegamente apaixonada e ingênua e Diego como apaixonado e devoto. Esse relacionamento não poderia ser romantizado do jeito que foi. Aliás, o livro em si é muito romantizado e isso me incomodou demais.
Em resumo, gostei da experiência, de ter tido um contato mais próximo com a vida da Frida, mas não gostei do livro, da presunção da autora em falar por outra pessoa (que não pode negar ou afirmar nada), do estilo da escrita (muito simplório e imaturo) e da mistura entre biografia e ficção.
A leitura despertou minha vontade de ler a biografia da Frida, que tem uma história fantástica e que, ao meu ver, merece uma narrativa séria e preocupada com a realidade.
Lara 25/01/2021minha estante
descreveu exatamente o que eu senti! ainda não terminei, mas saber que todos esses sentimentos e sensações são apenas especulação da autora é meio desmotivador. também senti um ar meio infantil vindo do livro, não é uma leitura muito adulta e parece que deixa a frida boba, em certos termos

Amanda Salomone 25/01/2021minha estante
Lara, é isso! Já tô com o ebook da biografia dela, pela autora Hayden Herrera. É a biografia oficial, que inclusive a autora desse livro usou bastante como base. Com certeza vai ser uma leitura mais séria e informativa!

Lys 24/01/2021

O "fora da minha zona de conforto" que adorei!
Confesso que quando esse livro chegou nas minhas mãos, no dia 06/01/2021, pela Tag Inéditos, eu fiquei preocupada. Tinha colocado como meta do ano ler todos os livros desse clube e logo o primeiro, já era totalmente fora da minha zona de conforto... Mas eis que foi um grata surpresa! Ia seguir o cronograma dos 21 dias de leitura sugerido pela própria Tag com ele, mas logo me vi totalmente imersa na história da Frida.
Neste livro vamos encontrar muito da relação da Frida com o seu marido, Diego Rivera. A forma como a autora transformou ela em personagem foi excelente! Me deixou com mais vontade de conhecer mais a fundo sobre Frida e sua vida.
Algumas coisas me incomodaram, como a sua devoção a Diego, mas de forma alguma isso tira o mérito da obra. Recomendo como porta de entrada para quem não conhece nada sobre Frida. Aqueles que já se aprofundaram em sua história, através de outras biografias, podem não ser exatamente o público alvo aqui e podem se decepcionar...

"Nos meus quadros, nos meus inúmeros autorretratos, reencontrei-me depois de não mais saber quem eu era de verdade."
Frida Kahlo.
Julia Evelyn 24/01/2021minha estante

Lys 30/01/2021minha estante
Oi Júlia! Vi que você colocou uma interrogação aqui... Alguma dúvida sobre a resenha?? Ou o livro??
:-)

Jerba 03/04/2021minha estante
Muito boa sua resenha Albieri.

Albieri 03/04/2021minha estante
Obrigado.

Ana 08/03/2021

Frida Kahlo e as cores da vida
NÃO CONTÉM SPOILER
Escrita de fácil entendimento, enredo coerente com os acontecimentos sequenciais, livro gostoso de ler, quanto mais lemos mais queremos saber o que vai acontecer nas próximas páginas. E ao terminar o livro, fiquei com muita vontade de conhecer mais sobre Frida Kahlo, é isso que sinto por ser uma ficção com algumas falas verídicas da própria Frida citada na história. Confesso que quando descobri que era uma ficção fiquei decepcionada, mas ao ler o livro e entender a ficção com fragmentos verdadeiros deixou a história interessante e despertando curiosidades sobre Frida.Agora mais do que nunca quero ler a biografia dela. Enfim, recomendo.
yas ð 08/03/2021minha estante
Interessante, obrigada pela indicação

Ana 08/03/2021minha estante

Letícia Bernardes 04/01/2021

"Eu sou uma revolução" - Frida Kahlo
Como foi interessante ter esse olhar sobre a vida de uma artista tão importante para a história da arte! A escrita de Caroline Bernard é fluida e permite uma leitura leve, sem muitos impactos mas ainda envolvente. Confesso que esperava alguns momentos de epifania, já que se trata de um romance sobre uma artista profunda, mas isso foi uma expectativa minha e a ausência de momentos assim não atrapalhou em nada a experiência de leitura. É um livro para conhecer e se apaixonar!
Yuri.Dourado 03/05/2023minha estante
Confesso que também leio na mesma perspectiva de espera destes momentos que você comenda, porém gosto do livro apenas acho que talvez eu tenha idealizado algo para além da vida cotidiana. Mas é válido refletir que a força de sua obra veio do seu próprio enfrentamento com a vida, não foi fora dela que Frida se tornou Frida.

may.reader 22/01/2021

Espetacular!!
Essa obra é um romance biográfico, onde a autora descreve as cenas, os diálogos e os pensamentos imaginado a partir dos fatos biográficos que constituíram a vida de Frida.
É um livro sensacional e super indico para aqueles que querem saber um pouco da vida da Frida Kallo de forma leve e apaixonante.
Manu 23/01/2021minha estante
Aaaaa, esperando o meeeeuu

Talita 29/01/2021

?Eu sou uma revolução.?
A frase acima resume bem quem foi Frida Kahlo: uma mulher forte, diferente, resiliente, capaz de botar cores em tudo e todos ao seu redor, vanguardista, um verdadeiro acontecimento.

?Frida e as cores da vida? é um livro lindo (desde a capa até a quarta capa), fluido, envolvente, que nos transporta facilmente para o México e para todos os lugares onde Frida levava seu país.

Tocar a vida de Frida, independente da fonte, é mergulho em águas profundas e límpidas. Há vida e bem diferente do que costumamos ver.

Amei conhecer um pouco mais dessa revolução e poder aprender um pouquinho com o legado deixado por essa grande mulher.
Letty 29/01/2021minha estante
Nossa que lindo, adorei como vc descreveu o livro com tanta paixão, deu até vontade de ler

Monique 28/01/2021minha estante
Nem considero isso um spoiler, gostei da resenha: simples, sucinta e sem rodeios.