Círculos de Chuva

Círculos de Chuva Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Círculos de Chuva

Café & Espadas 31/05/2014

Resenha Círculos de Chuva
Chegamos a um fim de um ciclo, um fim de histórias de contos de fadas que, de certa forma, podem ser comparados às nossas vidas, moralmente e emocionalmente.

Como nos dois primeiros livros, Draccon nos apresenta uma história repleta de emoção e magia. Temos a evolução dos antigos personagens e a inserção de novos que acabaram se tornando vitais ao longo da narrativa. No decorrer do livro nos deparamos com segredos do passado e alianças sendo refeitas. Com isso, é chegada a Primeira Guerra Mundial de Nova Ether.

Tudo se inicia quando um garotinho é atraído para o lar dos gigantes, violando um tratado há muito esquecido. Esquecido porque ninguém jamais iria querer escalar a Árvore do Mundo, pois ninguém gostaria de se meter com a população dos Reinos Superiores, afinal todos sabiam o que poderia acontecer caso alguém quebrasse o acordo imposto.

Neste livro temos o desfecho de várias histórias: princesas se tornam Rainhas (definitivamente com R maiúsculo); príncipes descobrem que todos possuem uma responsabilidade maior àquelas as quais estão acostumados; plebeias também podem ter seus príncipes, na medida do possível; mulheres podem comandar exércitos (e muito bem, obrigada!); além de muitos outros finais felizes.

João Hanson se mostrou um verdadeiro herói nesse fim de trilogia. Um personagem que veio crescendo muito bem desde o comecinho e foi ganhando seu espaço, chegando a ser o protagonista em algumas partes da trama. Já Axel Branford (o príncipe), que antes era tido como o protagonista, quase foi apagado nesse livro.

Acho que a saga merecia mais um livro, não muito extenso, algo apenas para alimentar a curiosidade que ficou sobre os finais felizes de cada uma dessas personagens que foram protagonistas em determinadas passagens e antagonistas em outras. Além disso, algumas coisas não me convenceram muito. Definitivamente a história precisa de mais um livro para que ocorra um verdadeiro desfecho.

Gosto da ideia de o autor nos deixar continuar sua história em pensamento, de nos fazer acreditar que as personagens poderiam ter vários finais, mas também gosto de saber como o autor vislumbrou o real final. Para mim não foi um real final, foi quase como uma abertura para mais um capítulo.

Por falar nisso, Draccon já pensou nesse assunto e já está trabalhando no quarto livro da série. Isso mesmo! O livro provavelmente será intitulado de Estandartes de Névoa e terá a história contada cinco anos a frente de Círculos de Chuva. Portanto, estou ansiosamente esperando que ele termine e lance logo! Aliás, não só eu, mas também todos os fãs que ele conquistou.

Então, quem ainda não leu a trilogia (por enquanto) de Dragões de Éter, faça isso o quanto antes para que juntos possamos encher a paciência do Draccon para que ele publique o quarto livro dessa saga que já está na lista de melhores livros já lidos de muita gente. Bom, pelo menos na minha!

site: http://cafeeespadas.blogspot.com.br/2014/05/resenha-circulos-de-chuva-dragoes-de.html

AndyinhA 28/06/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Ao terminar esse livro posso dizer que dependendo de quando a gente lê e também a quantidade, faz uma diferença danada para acharmos um livro bom ou ruim... acredito que se tivesse lido esse livro na sequencia, teria tecido altos elogios, mas por ler quase 3 anos depois, e depois de ler tantas coisas, o que posso dizer é que a finalização do livro ficou a desejar...

Apesar da escrita do autor continuar interessante, agora observo o quanto ele se estende e se torna repetitivo, seu belo e tão intrincado mundo continua um algo a parte, mesmo sendo clichê falar de contos de fadas, o autor soube amarrar sua trama apesar das repetições, como os personagens aparecem e como eles parecem estar ligados ainda são itens que devo tirar meu chapéu.

Mesmo após tanto tempo, não tive dificuldade de entrar na vida dos personagens principais, porém o excesso de personagens e muitas vezes eles nem eram tão necessários assim e acabaram me deixando sem ar e confusa, tentando lembrar quem era quem. E isso aconteceu muitas vezes. Porém apesar do excesso e repetição, talvez tenha faltando um pequeno resumo desses personagens meio aleatórios que a gente nunca se lembra.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/06/poison-books-circulos-de-chuva-raphael.html

V Madero 08/09/2015

o fim.
sinceramente decepcionante....eu não esperava que fossem os melhores livros que já li...mas a trilogia que começou bem,e interessante teve uma PÉSSIMA evolução. o ultimo livro é chato, massante e não mantém um foco. toda a história é dispersa...e se você acha que lá na frente tudo vai se juntar e fazer sentido... se engana. pontos importantes como o sentimento de Maria e Axel são simplesmente ignorados, e tem uma conclusão que faz parecer trivial.

eu não vou me alongar pois se for falar de todos os pontos sem conclusão, ou de conclusão bestas...não terminaria hoje.

enfim, narrativa fraca, história chata, péssimo fim.

Barão 17/11/2015

Resenha #livro3

Terceiro livro da trilogia Dragões de Éter, Círculos de Chuva traz o desfecho desta saga emocionante. Aqui, após se casarem no final do segundo livro, o Rei Anísio e a Rainha Branca Coração-de-Neve seguem vivendo felizes sua vida de casados. Agora sendo primeiro príncipe de Arzallum, Axel tem de viajar a um reino muito distante para conhecer a sua futura e prometida esposa. Ao deixar o reino, ele não perde só o amor (De Maria Hanson) como também perde o seu amigo e guarda-costas (O Troll Muralha) de forma misteriosa. E o que a aventura de uma criança pode levar de tão ruim ao reino de Arzallum?

Ariane Narin (vulgo Chapeuzinho Vermelho) finalmente é iniciada no círculo de bruxas brancas que sua avó era sacerdotisa, em uma cerimonia muito mágica. Após João Hanson vencer um duelo contra um Conde (no segundo livro) ele é convidado a se tornar escudeiro de um importante (ex-) soldado da pátria de Arzallum. Porém, a partir daí coisas começam a dar errado para o jovem, uma mulher prometida ao seu patrão começa a ter muito interesse sobre o escudeiro (coisa que a jovem Ariane irá odiar), vários eventos irão atormentar ainda mais nosso pobre João Hanson.

Snail Gardford, agora (ex-) pirata, tem um plano meticuloso para encontrar um tesouro que está perdido há muito tempo, mas para isso precisará (de novo) da ajuda de Liriel Gabbiani, Will Scarlet de um navio, porém não qualquer navio e sim o de um pirata famoso que atormentou muitas almas enquanto respirava.

A história de Peter Pan foi narrada de uma forma bem diferente da que conhecemos: um elfo crescido, de sentimentos fortes e profundos por uma humana. Fiquei sem palavras para descrever a forma como o autor contou os sentimentos e a personalidade de desse personagem.

A primeira Guerra Mundial inicia-se nas Terras Mortas, o exército de Arzallum se vê à mercê do grande (e repito GRANDE) exército de gigantes do reino de Brobdingnag. Bradamente (capitã da Guarda Real de Arzallum) dá um show durante as lutas na batalha entre os exércitos de Nova Ether. Eu fiquei em estado de êxtase com a primeira luta dessa personagem forte e muito corajosa (e vamos botar corajosa nisso!). Durante a guerra, senti falta de Ruggiero (o estrangeiro), achei que ele iria se destacar mais.

O final (no meu ponto de vista) deixou a desejar. Se eu fosse resumir esse livro em uma única palavra seria “ACREDITAR”, pois ressalta a crença de vencer barreiras, encarar obstáculos, sobressair das dificuldades e ganhar a guerra. O autor conseguiu mostrar os dois lados do ser humano: ninguém é totalmente bom, ou totalmente mau todos tem escolha.

Então leitores eu adorei essa trilogia, gostei muito da forma como Raphael escreve, nas partes mais simples é que encontramos as riquezas da escrita dele. Se você já leu comente aí o que achou desse final! E se não leu ainda, está esperando o que mesmo para ler?

site: meninoliterario40.blogspot.com.br

Ana.Santos 29/11/2015

O que falar dessa trilogia? Eu senti que o escritor parecia perdido no meio de tantos personagens, e ficou uma história superficial, e outra coisa que não gostei é o suspense que ele fazia no final de cada capitulo, eu achei irritante e desnecessário. Tive vontade de abandonar a leitura, mas confesso que a minha curiosidade fez chegar até o final, mas não sei se compensou, porque parece que ficou situações no ar. Eu esperava mais dessa trilogia.

Karla 05/01/2016

Ótima
Adoro a trilogia porque o autor soube recontar os contos de fada de uma forma emocionante e cativante deixando de lado o "mais do mesmo" que nós sempre vemos por aí

mouemily 26/08/2016

Eu não sei bem se dou três ou quatro estrelas pra esse livro. A conclusão de Dragões de Éter seguiu a linha dos dois livros anteriores - um narrador que, em certos momentos, me irritava com seus comentários sexistas e sua clara alusão a elementos de filmes e seriados, parecendo esquecer que isso é um livro e não um script, referências mil tanto a cultura pop do final do século passado quanto a elementos tipicamente brasileiros e o uso de tudo quanto é conto de fada possível, misturando-os de forma nova e original mas sem perder seus pontos principais.

Em certos momentos, o livro me prendeu a ponto de não conseguir largá-lo - principalmente nos capítulos que antecedem a guerra e o início da mesma - mas também houve momentos em que eu simplesmente rolava os olhos e largava o kindle no canto de preguiça de continuar lendo essa fórmula tão típica da trilogia.

A quantidade enorme de personagens principais ajudava a criar essa atmosfera e prender o leitor, mas acabou que alguns deles foram deixados de lado ou simplesmente não foram bem desenvolvidos o suficiente - alô, Maria, que foi largada num canto e só sofreu enquanto todo mundo passava por histórias épicas e depois ainda ficou presa em um triângulo meio idiota. O crescimento de seu irmão, por outro lado, foi gostoso de ver - mesmo que velado em ideias sexistas - e eu sinceramente chorei quando ele finalmente teve sua chance de salvar o reino junto com os outros meninos. Meu amor Anísio foi fantástico também, chegando a um nível que ele mesmo nunca deve ter sonhado mas foi completamente merecido, e sua esposa Branca ganhou meu coração de um jeito que nenhuma outra versão da mesma personagem chegou perto de fazer - quando ela toca o sino que vai salvar a cidade e quando interage com Ariane eu quis chorar um pouquinho mais. Axel só se consagrou mais ainda como aquele cara que eu amo e odeio ao mesmo tempo, com a mesma intensidade. Ariane, apesar de ter sido deixada de lado mais para o final, foi crucial para a história e incrível, e Bradamente, meu amor real, amor verdadeiro, foi, provavelmente, a melhor personagem desse livro inteiro. Fiquei completamente boba com ela.

Círculos de Chuva fechou de forma característica a trilogia Dragões de Éter, voltando ao nível do primeiro livro e deixando algumas ideias no ar que me deixaram com vontadinha de mais. Apesar de não ser exatamente o melhor livro que eu já li de fantasia, ele é sim especial e único, e tem bastante potencial :')

Tati Freitas 24/02/2021

Sentimentos conflitantes
Esse livro, apesar de anticlimático, ainda é muito bom. Confesso que houveram momentos em que eu fiquei com raiva, frustrada, empolgada, emocionada, foi uma montanha russa de emoções.
Mas talvez seja esse o mérito desse livro, não ficar numa nota só, não deixar o leitor se acomodar em um único sentimento.
Muitas coisas ficaram em aberto, o que, quando li pela primeira vez uns 10 anos atrás, me deixou muito frustrada, mas agora com o lançamento do quarto livro não vejo a hora de saber o que aconteceu e como os personagens estão após todo esse tempo de dúvidas.

Nat 27/02/2021

Mais uma releitura gostosa, o livro é emocionante e chega em ritmo frenético próximo ao fim. Mas ainda há o incomodo dos erros de continuidade e algumas falhas de revisão.

Bibi 20/06/2021

sinceramente? eu esperava bem mais desse livro, eu realmente sinto como se autor estivesse enrolando em todas as páginas! toda a ação ficou literalmente pro final e me desanimou bastante, espero que o último livro seja melhor

Giulia218 16/11/2021

Incrível
Esse foi um dos livros que eu mais gostei porém foi também o mais frustrante, tenho que admitir!
O final foi extremamente aberto, e não vou negar que tenho esperanças que algumas coisas mudem no próximo (e último) livro.
Ansiosa pra terminar, mas ao mesmo tempo não! Nem terminei de ler e já quero reler.