L

L'odyssée d'Hakim Fabien Toulmé

Resenhas -

Simone Bruxelas 04/02/2021

Testemunho indispensável
Esta HQ vai nos contar a trajetória de Hakim, um sírio que como tantos outros, teve que fugir de sua pátria para sobreviver. Hakim é um cara como qualquer outro de sua idade. Estava feliz por trabalhar com o que amava, por ter comprado seu apartamento e começava a fazer planos de construir sua família. Mas Hakim é sírio, e não nasceu no melhor momento da história do seu país. A revolução arabe que se deu início em Janeiro de 2011 e transformou na Síria de hoje, fez fugir mais 14 milhões de sírios e morreram 380.000, sendo que 115.000 são civis, segundo dados da ONU.

Esta história em quadrinhos é fascinante de ler, muito instrutiva porque o autor detalha todo o progresso de Hakim dividido até o momento em 3 volumes. O volume 1, vai nos explicar o contexto geopolítico que permite entender por que um homem que tinha tudo para ter sucesso em seu país, a Síria, teve que abandonar os familiares e amigos, depois de ter sido preso e torturado. Vai nos dar uma idéia exata de que não nascemos imigrantes e sim nos tornamos, e este processo é muito doloroso.

Uma frase de Hakim que é de uma sensibilidade e explica bem o sentimento de um imigrante:
Talvez somos um pouco como plantas. Quando você arranca do solo e coloca em um vaso, elas continuam crescendo, mas com menos força e menos desejo. "

A Odisséia de Hakim é muito documentada e de uma humanidade impressionante.