O Clube dos Anjos

O Clube dos Anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

Kami34 25/11/2023

O clube dos anjos
Só li pq uma amiga leu e gostou muito e ficou falando pra mim ler. mas claramente não faz meu tipo de livro. mesmo se fizesse, não achei lá essas coisas. claro, aborda assunto importante, mas não foi um livro que me cativou tanto. a leitura é fluída e rápida, mas achei ele fraquinho

Maciel.Heliton 05/09/2023

Uma leitura para despertar.
Comecei lendo corriqueiramente. À julgar pela numeração de páginas, considerei um trabalho rápido para devorá-lo, mas me surpreendi. No meio do livro, quando já havia deglutido porcamente as informações até ali, de uma forma inesperada o tom de Mito passou a ser meu filtro. E já em algumas linhas percebi que teria de lê-lo novamente desde o início. Considerando que todos os personagens são um só - como o próprio autor descreve no início - eis sua lenta auto destruição representadas por personagens que carregam metafóricamente suas condições humanas ou vítimas. Seja sua vaidade, sua ganância, sua "namorada chata nutricionista e psicóloga " ou Lucídio, a morte espreita que nunca mostra os dentes, o livro pode contar sobre a avaliação dessas características do próprio autor e como elas morreram uma a uma ao atingir seus excessos, se perdendo em sua própria fome e conscientemente se entregam aos seus fins. Mesmo relutantes. Fica mais fácil para algumas morrerem conforme compreendem que esse é seu destino, que já não cabem mais ali e que a morte faz mais jus do que sua existência. Daniel - o único sobrevivente - é o excesso gordo e desajeitado sobrevivente do autor, aquele que poderia ser morto também, mas que sobrevive para contar a história ao lado do Spector, e que também garante a vida de um escritor falante, de muitas palavras, de Veríssimo, que precisa do dinheiro. Daniel é o que sobrou do próprio Veríssimo, é o guloso permitido e alimentado por ele, aquele necessário que possibilitou esse grandiosíssimo escritor transbordar até os dias de hoje, me fazendo refletir sobre meus próprios lutos necessários. Uma obra que satisfaz.

DéboraMP 30/08/2023

O clube dos anjos
Minha segunda leitura de Luis Fernando Verissimo. A primeira foi 'Comédias para ler na escola', há muuuuito tempo, na época do vestibular.

A escrita do autor é leve, fácil de ler e o livro é super rápido.

Nessa história, dez amigos se reúnem uma vez por mês para desfrutar de jantares e dos prazeres da gula.

Em determinado ano, o grupo sofre certa ruptura após uma briga durante o jantar de Natal. O grupo também é abalado pela morte de Ramos, o membro do clube responsável por torná-lo algo mais formal e refinado.

O livro começa com Daniel, um dos membros do clube, contando como conheceu Lucídio e como os jantares do grupo são retomados e conduzidos após a briga de Natal e a morte de Ramos. Cada jantar terminado leva consigo um dos participantes.

A história é legal, segue um ritmo bom e tem um final que fica meio previsível a certa altura, mas que não deixa de ser interessante.

elis 29/08/2023

Ameiiii
Nossa esse livro é simplesmente maravilhoso, todo o drama do livro é muito interessante o final também, é daqueles livros que você nao consegue terminar de ler

Thiggas 11/08/2023

Eu gosto muito da escrita do Veríssimo então isso já foi um ponto positivo, mas eu gostei muito mesmo de como ele escolheu abordar a gula, pq ele não tratou só como essa ânsia de comer mais, mas colocou toda uma questão existencial no meio disso, sem nunca se desviar desse tema central.

Adamastor Portucaldo 20/07/2023

Picadinho Angelical
O Clube do Picadinho, com gastronomia do outro mundo, cheio de citações de Shakespeare, com nomes em francês (já é língua morta?) de pratos tirados do guia Michelin, onde uma carne de panela ganha um fresquè (hahaha) e acaba que vira Agatha Christie e ... uma triste estória de fracassados, teúdos e manteúdos, com vidas chinfrins, descrevendo dos personagens seus fins!
Prefiro o filho do Érico escrevendo textos humorísticos, mas neste livro ele faz uma salada de personagens, como se fosse uma narração de um autor atrapalhado, dificultando um pouco seguir o plot pela poluição de nomes. No final a trama até que é simples, mas fica a duvida (...). Será que ele pensou (?) numa continuação?

Samuel Campos 10/07/2023

Boeuf bourguignon
No lugar dos personagens, não sei que prato eu escolheria. Bife à milanesa? Lasanha? Pizza? Nenhum nome francês igual os pratos que eles escolhiam, mas o prazer é o mesmo. Não foi meu primeiro contato com Luis Fernando Veríssimo. Não lembro qual foi o primeiro, mas com toda certeza não esquecerei este.
Comprei para fechar os três livros da promoção em uma banquinha na Feira do Livro. Comecei a ler pela obrigação por ter comprado. Devorei a história como se fosse boeuf bourguignon.
É macabro pensar que me deu fome enquanto lia?

gonzalez2799 08/06/2023

Todo desejo é um desejo de morte
Esse livro é fantástico. Recomendo, no entanto, que leiam antes de assistirem à adaptação, processo inverso do que fiz.

O livro é leve, direto, engraçado e melancólico, e faz tudo isso sem perder a tensão do mistério.

A única reclamação se faz quanto ao excesso de nomes semelhantes, como saulo e samuel, pedro e paulo, que me deixou um pouco confuso durante o texto, fora isso o texto é muito bom e faz reflexões muito interessantes.

Me deu até vontade de ver de novo o filme e depois ler novamente, muito bom.

carolina 29/05/2023

Achei muito legal, além de ser super fácil de ler.

Comecei hoje de manhã e acabei bem rápido. A história prende muito além de do autor te cativar muito com a maneira que ele escreve.

É bem tranquilo de ler e da pra passar boas horas aqui sem nem perceber.

Thammy 24/05/2023

Seja guloso e devore esse livro!
Veríssimo tem uma linguagem atraente, única, indiscutível. A ironia fina e o bom humor são suas marcas e, neste livro, não poderia ser diferente. "Clube dos anjos" é daqueles livros que despertam a pura gula literária em quem sabe apreciar o talento desse caro escritor. Daquelas leituras que nos fazem passar por todas as etapas de um bom "jantar literário": a entrada, aquela etapa que abre o apetite ao ir apresentando aos poucos os personagens, dez amigos de longa data e suas excentricidades, seus gostos peculiares e um ponto em comum que os une: a boa comida. O prato principal, ápice da narrativa, onde todo o prazer da apreciação de bons encontros gastronômicos celebra a gula até as últimas consequências e, por fim, a sobremesa, talvez não tão doce ou palatável quanto se gostaria, mas que encerra bem a experiência onde uma convidada especial fez toda a diferença: a morte.

Um livro curtinho e de um Veríssimo sabor que merece ser degustado por você. Experimente essa delícia!

Tecio Ricardo 23/05/2023

Perdoe o palavrão... Que 🤬 #$%!& de livro bom foi esse. ?

Que autor é Luís Fernando Veríssimo, o cara consegue escrever de uma forma inteligente sem se tornar arrogante.

Confesso que quando cheguei no final fiquei preocupado como terminaria, já que o início da leitura te prende a ponto de querer chegar logo na conclusão da história, mas o autor mandou bem e terminou de uma forma magnífica.

Recomendo muito a leitura. ???

Teo_0907 25/04/2023

O Clube dos Anjos
Achei muito curioso.
Li esse livro para a escola e realmente a forma que é escrita e a própria história cativa os leitores com um final inesperado !

Beatriz343 15/04/2023

Já faz um tempinho que li, mas lembro que foi por conta de um projeto de leitura da faculdade( valendo horas hehe), e eu gostei bastante, tem uns suspenses e uma indignação por os cara continuar fazendo isso que nossa pique acidente de carro não dá pra desviar

carbononh 11/04/2023

Mais mais mais mais
Li ao acaso sem nem saber de fato o que era a história e, apesar de não ser nada muito inovador, achei bastante interessante. A leitura é bem gostosinha, de fato, ótimo para quem quer se livrar de uma ressaca literária. Eu mesmo li numa tacada só. Pensei que o livro cairia num clichê, mas foi até bem surpreendente. Vi depois que faz parte de uma coleção. Irei tentar ler os demais livros também.

Gustavo 07/04/2023

O Clube do Picadinho, a insólita transferência para a gula
Posso resumir o livro e uma frase da obra: "nossa afinidade animal, a nossa fome em bando, desde o tempo em que roncávamos juntos, como porcos, ao mastigar o picadinho do Alberi. Só nos restara a fome em comum."