O Mal, o Bem e Mais Além

O Mal, o Bem e Mais Além Flávio Gikovate

Resenhas - O Mal, o Bem e Mais Além

Luca 24/07/2021

Me surpreendeu
Apesar de eu já "conhecer" os conceitos que o autor descreve aqui, através de outros trabalhos onde ele cita, fui muito surpreendido com a clareza e a profundidade desse livro. Entrou pros meus favoritos da vida, para ser relido e estudado, muita sabedoria! Gratidão, Gikovate pela sua existência.

Gy 22/08/2013

Você se considera egoísta, generoso ou justo?
Esse interessante livro te faz repensar nas suas atitudes como um todo, diante das mais diversas situações. Você consegue identificar suas características odiadas e as mais admiráveis.
Do ponto de vista de um profissional da saúde, você tenderá a querer transformar suas atitudes. E assim, o mundo!

Gutenberg Carlos 03/03/2024

Surpreendente
Conheci o livro por indicação da minha psicóloga.

E confesso que achei o livro fantástico. Gikovate conseguiu me descrever em muitos momentos ali. Parece saber mais de mim do que eu mesmo.
De fato, a divisão que ele faz entre generosos e egoístas faz muito sentido olhando a raça humana como um todo. Ele parece ser profundo conhecedor do homem.

Consegui identificar a origem de alguns dos meus comportamentos e tomar conhecimento de outros que não sabia da existência.

Ainda vou meditar um pouco mais sobre o conteúdo do livro.

O livro tem uma leitura fluida e de fácil compreensão. Dividido em 32 capítulos.

Claudio 12/02/2016

Egoístas e Generosos
O livro do psiquiatra Flávio Gikovate aborda questões por ele levantadas em mais de três décadas de experiência clínica. O título é provocativo e os assuntos que aborda lidam com questões do comportamento humano que envolvem os egoístas, generosos e justos.

Os textos estão divididos em 32 partes, pequenos artigos nos quais Gikovate desenvolve seu raciocínio. Questões como maldade e bondade, inveja e desejo, amor e ódio, individualismo e justiça permeiam todo o livro numa linha de raciocínio interessante de se acompanhar. Enfim, lida com o ser humano e sua complexa interação em sociedade, seja para o mal ou para o bem.

OPINIÃO SOBRE O LIVRO:
Este é sem dúvida um dos melhores livros sobre comportamento humano que já li. O próprio autor em entrevistas também considera um dos seus melhores trabalhos. Gikovate desnuda a alma humana, no que diz respeito a egoístas e generosos sob uma perspectiva que até então desconhecia, mas que é facilmente observável nos nossos relacionamentos. O autor possui uma vasta experiência clínica, o que dá credibilidade aos seus argumentos.

O livro começa justamente falando sobre os egoístas e os generosos. Revela a interação e a interdependência entre ambos e sobre a necessidade de se obter um equilíbrio nessas relações para que não haja excessos, tanto de um lado como do outro. A leitura é agradável, mesmo sendo escrita por um psiquiatra, os termos utilizados são de fácil assimilação inclusive por aqueles que não estão familiarizados com o assunto.

O autor não traz rótulos, mas indica situações observáveis aonde poderemos identificar ambos os casos: egoístas e generosos. Aborda o amor, sendo este um elemento catalisador, senão apaziguador entre eles. Faz uma reflexão de que em alguns momentos generosos e egoístas são motivados pela vaidade, inveja e por um desejo desenfreado de possuir o que não precisam, apenas para se sentirem melhor ou para aparentar algo que não são.

Por fim, Gikovate procura chamar nossa atenção para não sermos seres condicionados a ceder às tentações que uma sociedade de consumo nos impõe. Pode-se afirmar que devemos deixar de lado nossas motivações egoísticas, sem sermos extremamente generosos a ponto de não termos zelo por aquilo que a nós é confiado. Assim, entendemos que o indivíduo deve buscar ser justo em situações que podem envolver tanto o mal, o bem e quem sabe, o mais além.

Boa Leitura!
Por Claudio Amarante

Milk 20/09/2018

O Bem e o Mal são Duas Faces da Injustiça
Que livro incrível. Eu tinha conseguido esse livro há algum tempo e estava apenas levando poeira na minha estante. Foi quando comecei minha nova rotina de leitura e me sinto incrivelmente satisfeito em ter concluído O Mal, o Bem e Mais Além. Essa maneira que o Flávio Gikovate atribui o bem como o generoso e o mal como o egoísta é simplesmente uma forma perfeita de compreender mais sobre esses dois atos da humanidade.
Em cada capítulo lido você consegue ver sua história e começa a distinguir os comportamentos anteriores da sua vida e obter conhecimento necessário para futuros acontecimentos.

Eu aprovo!