The Adoption

Resenhas - The Adoption

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ricardo.Silvestre 11/05/2024

Quinaya e Gabriel
?O céu é o pão quotidiano dos olhos.?

Este é um género de banda desenhada que muito me atrai, onde argumento e arte visual se conjugam maravilhosamente e dão origem a um trabalho inebriante, com diálogos carregados de subtilezas, e que permitem a reflexão do leitor ao longo da leitura, assim como uma parte visual de se lhe tirar o chapéu. Não é à toa, portanto, que esta obra se tenha tornado uma referência incontornável da BD europeia dos últimos tempos.

A história gira em torno de uma família francesa e da adopção de uma criança sul americana. A chegada da pequena Quinaya a um país desconhecido, a adaptação desta ao que a rodeia e dos que a rodeiam a ela é muito bem explorado. Gabriel, o avô adoptivo e inicialmente reticente, vai-se derretendo aos poucos e é muito enternecedor ver a sua evolução.
Tudo parece correr bem até que algo acontece e a vida de todos os elementos desta família dá uma volta de 180 graus e todos são apanhados no redemoinho.

Gostei muito do ritmo do argumento e do facto de nem tudo ser dito em palavras. Há imagens que valem mais que mil palavras mas isto só funciona aqui porque o trabalho visual (traço do desenho e cores escolhidas em excelente harmonia) consegue ser o complemento necessário a um resultado final mais forte.

Adorei este trabalho, que já é uma das minhas melhores leituras deste ano.

Rosalyn 08/05/2024

Do ponto de vista de alguém da cultura
Sou filha de peruanos, porém não sou Aymara. Sou andina. Amei as referências e pontos da cidade representados na história. Li tem um tempo e foi emprestado mas eu lembro q adorei principalmente esses pontos já citados. Toda vez que uma referência aparecia eu ficava animada

Milena.Silva 04/05/2024

Não tenho nem palavras para explicar o quanto gostei desse quadrinho, tudo muito perfeito, antes de ler já sabia que iria se tornar um queridinho da minha estante!

Tay 29/04/2024

Gabriel me lembra o meu pai.
Lendo essa Graphic Novel eu acabei lembrando do meu próprio pai. Parece que a estória gira em torno de dar uma nova chance para o Gabriel ser um bom pai, aprender com a pequena a importância do cuidado e do amor.
Hoje eu vejo o meu pai aprendendo a ser avô, mesmo sem ter aprendido a ser um bom pai. Igual o Gabriel com a pequena.
Então me tocou mais por conta dessa identificação que eu tive com a estória, mas fora isso a estória é linda, leve e reflexiva.
Gostei.

Edson 29/04/2024

Uma obra de arte!
Um sentimento indescritível! Essa obra de arte é a primeira história que leio do Zidrou e me deu mais vontade de conhecer as outras obras dele. A arte do Arno Monin é espetacular e ajudou a prender minha atenção na história, que é linda!

Não quero falar muito pra não dar spoiler, mas a história mostra como o amor por uma criança pode mudar a vida das pessoas, como pode mudar seus pensamentos e tbm como uma tragédia pode trazer reflexões até mesmo em pessoas com opiniões formadas e rabugentas.

A história fala sobre a adoção de Qinaya, uma orfã de Arequipo no Peru, que perdeu sua família num grande terremoto de 8.4 na escala Richter, por uma família francesa. O plot é mais voltado para a vida do novo e ranzina avô, Gabriel Van Oosterbeek e sua adaptação à nova realidade e seu dia a dia com sua nova netinha.

Há um grande plot twist na história, que eu nem imaginava e depois, a trama ganha um novo e reflexivo rumo.

Uma das melhores HQs que já li, totalmente fora dos quadrinhos convencionais de heróis.
Léia Dilkin 15/05/2024minha estante
Essa HQ está na minha lista! Fiquei empolgada com sua resenha!

Edson 15/05/2024minha estante
Tbm te recomendo que realmente leia, pq é uma HQ linda e reflexiva!

Rafael Mussolini 26/04/2024

A adoção
"A adoção" com roteiro de Zidrou e desenhos de Arno Monin (Editora Nemo, 2022) é um quadrinho belga que trata de temas profundos de forma madura e um tanto singular. Um dos grandes focos da narrativa está na observação da construção dos afetos entre as personagens, e isso se dá de uma maneira nada convencional. Os autores conseguem tratar das relações de forma a questionar uma ideia concebida do dito “amor incondicional”, mostrando que relações são construídas dia após dia e sempre estarão acompanhadas de desencontros e pontos de tensão. Ao mesmo tempo que falam sobre a força dos laços afetivos, também rompem com a ideia romântica do amor, mostrando que o erro é uma das facetas da nossa individualidade e da nossa humanidade.

No centro da narrativa, acompanhamos uma família que está recebendo em seu lar uma pequena garota órfã peruana. A menina Qinaya foi uma das sobreviventes de um grande terremoto em Arequipa, no Peru, onde aparentemente perdeu toda sua família. Agora, junto a nova família, se vê diante da oportunidade de viver uma nova história na França.

Partindo desse cenário, parece que vamos embarcar em uma história extremamente sentimental sobre o processo transformador da adoção, mas não é isso que se desenrola no decorrer das páginas. O quadrinho fala sim sobre a adoção, mas a temática serve apenas como um ponto de suporte para embarcar por diversas outras questões que irão dissecar a forma como uma família se relaciona.

O quadrinho começa a explorar a relação da menina Qinaya com seu avô adotivo Gabriel. De cara, Gabriel se mostra resistente a estabelecer um contato mais profundo com Qinaya, simplesmente porque era contra a adoção e por não conseguir se enxergar como avô. Por vezes, ele demonstra não entender a necessidade de se adotar uma criança e trata-la, a partir dali, como um membro da família. Enquanto o restante dos familiares está dedicado a receber a menina da melhor forma, Gabriel observa e reflete sobre a situação. Ao fazer isso ele acaba por inconscientemente acessar uma radiografia de sua própria família.

De forma bastante sensível e também engraçada, o quadrinho vai mostrando como o dia a dia e alguns pequenos atos vão aproximando avô e neta. O texto de Zidrou é muito bem escrito e ele não economiza nas ironias, com umas sacadas engraçadas sobre a vida adulta. O personagem do avô é responsável pelas melhores frases da história, principalmente quando ele se junta a seu grupo de amigos, todos com nomes iniciados com a letra G e, portanto, apelidados como “os gegês”.

Gabriel tem um olhar muito prático para a vida e uma sinceridade que fica no limiar entre a grosseria e uma ironia cômica. Quando ele está junto de seus amigos, todos mais velhos como ele, o quadrinho explora alguns temas que tratam especificamente da vida adulta e principalmente da velhice. Os “gegês” olham para a vida e para algumas lembranças com um saudosismo gostoso e divertido que nos faz querer ser um membro daquele grupo.

O quadrinho fala sobre adoção, mas no decorrer da leitura percebemos que a história se dedica muito mais a falar sobre perdas e o reencontros entre pais e filhos. Todo o processo de aproximação de Qinaya leva Gabriel a pensar em sua postura como pai e isso leva a uma transformação dos personagens. Toda a trama do quadrinho deixa muito claro que as relações familiares vão para muito além do vínculo consanguíneo. Lá pelo meio da história um acontecimento inesperado abala as estruturas dessa família e Gabriel será uma importante bússola para que sua família recupere o rumo.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2023/02/a-adocao-de-zidrou-monin.html

Faline.Ferreira 01/04/2024

Complexo
A história é cativante , dolorido e triste .
Temos a chegada e partida de um amor.
Mas também temos reflexões sobre a vida , pessoas , filhos e relacionamentos.
A velhice traz alguns arrependimento e ver isso acontecer na história é dolorido.

Geison 19/02/2024

Lindo, até a metade da história
A HQ é linda e extremamente profunda. Por ser honesto, delicado e humano, houveram momentos em que realmente chorei.

Porém, na virada da narrativa, percebi (e interpretei) uma visão extremamente europeia e romantizada sobre um crime. Isso me deixou extremamente incomodado.

Não quero comentar mais nada sobre a leitura para não trazer spoiler. Mas fiquei decepcionado com a leitura.

luiza.wanderlust 10/02/2024

Quanta sensibilidade!
Geralmente esperamos que as leituras que fazemos sejam previsivelmente com finais felizes e resolvidos quando acabam. Esse livro virou esse sentimento ao avesso. A adoção vai muito além de finais felizes. Ele alcança entendimentos muito mais profundos, com muita complexidade, dor e superação. É uma história triste, mas que tem um desenvolvimento muito bem construído, realista e reflexivo, com uma essência muito linda sobre o que é o amor.

Achei muito sensível e genuíno. Recomendo demais a leitura!

??????????

Editora Nemo – Grupo Autêntica – SP - 2022
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 30/12/2023

Autor
ZIDROU, cujo nome verdadeiro é Benoît Drousie, é um escritor belga de HQs. Inspirado pela sua experiência como professor, escreveu as histórias de L'Élève Ducobu (1992), seu primeiro grande sucesso. Esta série de quadrinhos infantis foi adaptada para o cinema em 2011 com o mesmo título.

ARNO MONIN é francês, estudioso de belas artes e reposável pela arte as cores desse HQ.

Sobre o livro
Uma adoção internacional é capaz de mudar a vida de diversas famílias.
Ao voltar do Peru O filho e a nora de Gabriel trazem consigo para a França a garota Quinaya dizendo terem-na adotado. O tempo passa, Gabriel se envolve emocionalmente na condição de avô e de repente uma inesperada situação...
Gabriel acaba indo para Arequipa e lá encontra uma nova amizade e tentam desvendar o mistério de Quinaya.
A história é muito interessante. Envolve o amor por outra pessoa, a proteção e laços de família.
A mudança que ocorre em cada indivíduo, independente da idade apenas por desejarem proteger uma criança.
A formulação de novos conceitos e vivências.
É uma leitura emocionante e envolvente.
A arte é muito boa. Cada quadrinho lembra uma aquarela.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/01/2024-janeiro12-leitura-anual-12-adocao.html

Dani de Assis 26/01/2024

Me impactou
Fiquei muito tocada pela jornada do personagem no seu caminho para se tornar avô, em vários momentos foi muito emocionante, triste e lindo. O final me pegou totalmente de surpresa

Guilherme Duarte 08/01/2024

Amor fraterno no auge
Mais uma obra prima de Zidrou, dessa vez contando uma história de amor fraterno com delicadeza e carinho. Os sentimentos transbordam pela páginas de ?A adoção?, deixando a leitura leve e solta para nos surpreender.

Uma lição que deve ser aprendida por todos, para que o que mais importa seja valorizado em todos os momentos. Seja um filho ou seja um pai, essa história nos relembra que o amor de família não existe igual.

Taiane60 31/12/2023

Eu adorei o HQ "A Adoção". A história desenrolou pra algo que não esperada quando comprei a obra, mas mesmo assim gostei. Além disso, os desenhos são lindos e muito bem feitos.

Lari 23/12/2023

Sensível e surpreendente
Enredo bonito, que traz reflexões importantes sobre lugares de privilégio, amor e família.

Me surpreendi com a reviravolta e com o sentimento que a história me causou

1 | 2 | 3 | 4 | 5