Mundos Mortos

Mundos Mortos Octávio de Faria

Resenhas - Mundos Mortos

Yagho.Bentes 02/03/2023

Mundos Mortos
Enquanto lia e fazia minhas notas, fiquei admirado com a forma como Octavio falava sobre dramas que eu e muitos de meus amigos vivemos e ainda vivemos em nossas vidas. O livro retrata uma época que se passou há quase nove décadas e uma das diferenças da infância de Ivo e seus amigos para a minha infância é que em momento algum meus amigos e eu fomos ensinados a resistir às tentações do mundo. Esse conflito jamais existiu. Apenas depois de adulto, sentindo na pele os danos do caminho trilhado pelas escolhas mal feitas é que pude recuar e fazer as mesmas reflexões que Ivo e seus amigos foram orientados desde cedo a fazer.
O ser humano parece um bicho sempre disposto a encontrar uma desculpa para os próprios erros e sempre ávido na busca por argumentos subjetivos que encaixem seus desejos mais sórdidos num grupo de coisas boas, nas quais nada há de mau.
Mundos Mortos fala sobre jovens que, incapazes de compreender as virtudes do reto agir, buscam desculpas e argumentos para cederem às tentações dos prazeres do mundo. Fala também sobre a inveja que sentimos ao vermos outros melhores do que nós, fortes o suficiente para não se deixarem tentar. Essa inveja que nos desperta o desejo de destruir aquilo que é bom apenas para que se iguale a nossa pequenez. E dos escombros dessa destruição, trazemos o argumento subjetivo de que não foi algo bom a ser destruído, que o que é bom para uns, não é bom para outros.
Porém, além de mostrar essa má natureza humana, Mundos Mortos também nos ensina algo através da força de alguns de seus personagens: por mais que o meio possa exercer sobre nós uma violenta influência maligna, nos tentando com toda a força para um mal caminho, nós sempre temos uma escolha e sempre podemos escolher não ceder. E, ainda assim, caso sucumbamos, a nós Cristo sempre está aberto para a redenção.

Kielyr 02/03/2023

A sordidez do ser humano.
O enredo do livro delineia a passagem da juventude para a maturidade e as emoções que desabrolham nessa transição. O charme da escrita do autor é a sutileza em esboçar essa temática. É instituído um clima moderado e envolvente perante as particularidades da descoberta das incertezas, do amor e do desejo sexual.

Octavio criou toda essa trama, porém, os sentimentos são correspondentes em outras áreas da vida. E ele descreve tão bem as sensações quanto se fôssemos nós explicando-as. O livro mostra muito bem a dinâmica da natureza do ser humano. Direi, bem porcamente, como a luta entre o Bem e o Mal. Trata-se mais dos conflitos da alma, do que das trivialidades dos personagens.

Concerne ao homem e seus "aparatos", ? o comportamento, a moral, as defluências... Enfim, ao conjunto de "regras" que regem diferentes setores da vida.
"... a vida exige de nós um tão violento e constante estado de guerra que os sentimentos profundos e delicados são raros e no mais das vezes duram pouco, como plantas por demais sensíveis para temperaturas elevadas. Será preciso o longo e doloroso aprendizado da vida para que nos eduquemos melhor para o acolhimento dos grandes sentimentos necessários".
(pág., 77)

De fato, fiz uma excelente escolha comprando este livro. Chegou em minhas mãos num soflagrante necessário. "Custamos a compreender esse gênero de sentimentos e em geral são necessários vários acontecimentos imprevistos para que tomemos consciência desse fundo sensível que não morreu em nós e vibrará sempre que for tocado". (pág., 128)

Por fim, sem sombra de dúvidas, mostra como somos verdadeiras criaturas miseráveis. Pois não possuímos solidez de espírito. Frequentemente somos submissos aos nossos instintos bestiais ? desejos demasiados, sentimentos impuros, incertezas deploráveis... Perde-se a fé nEle quando tudo parece desmoronar, e o pior, culpa-se Ele. Inquestionáveis filhos ingratos.

"Meu filho, é preciso não querer demarcar a sombra de Deus na terra..."
(Padre Luís, personagem do livro)

Cassiano 14/02/2023

Um clássico brasileiro
Livro muito interessante. Apesar da obra carecer de eventos marcantes, o autor, com maestria, nos mostra os sentimentos conflitantes das personagens durante esse difícil período na vida de todo jovem: a transição para a vida adulta.

As dúvidas de Ivo sobre seus impulsos sexuais, os conflitos ideológicos entre os grupos estudantis sobre o tema da religião, o impacto dos círculos sociais nas tomadas de decisões dos estudantes, tudo isso é apresentado de maneira convincente e brilhante pelo autor, tornando, em certos momentos, angustiante a leitura, por nos imaginarmos vivendo aquela situação.

Ansioso para ler os próximos livros desse escritor

Fa 29/12/2021

Fantástico e visceral
Está entre os maiores e melhores escritores que já li. O esquecimento de sua obra, proposital, só mostra o quanto nossa intelectualidade é podre.