A Arte de Ler

A Arte de Ler Émile Faguet

Resenhas - A arte de ler

Rafael1548 14/12/2023

Gostei bastante!
Confesso que fui surpreendido pela obra. Tinha ouro na minha estante e não sabia.

O autor perpassa um caminho para uma leitura eficaz (ou arte de ler, como ele denominou).

Começou dizendo que a leitura é feita devagar. Continuou expondo as diferentes formas de ler alguns tipos de escritos (até porque é impossível ler uma epopeia da mesma forma que se lê um romance).

Reitera sobre uma possível necessidade de ler maus autores, não no intuito de admirá-los, mas para valorizar os bons autores.

O clímax da obra, aos meus olhos, está no capítulo VIII chamado de Inimigos da Leitura (Irretocável esse capítulo). Por fim, conclui a sua obra expondo sobre releitura de uma obra.

Com certeza hei de ler novamente este livro e sempre farei visitas constantes.
AndrAa58 14/12/2023minha estante
Você já leu "como ler e porque" do Harold Bloom? Sua resenha se encaixa como luva ?

Rafael1548 14/12/2023minha estante
Não o li. Na verdade nem sabia que existia. Vou procurar

Carolina 14/12/2023minha estante
Ano passado eu estava lendo muito rápido e percebi como isso impactou na qualidade da leitura

Esse ano a regra que me impus foi ler devagar, o que realmente me fez ler muito melhor

Rafael1548 14/12/2023minha estante
Essa questão deler devagar que ficou meio obscurecido porque, aos meus olhos, isso é meio relativo. Essa obra tem mesmo de 150 páginas e que pode ser lido em apenas um dia. Eu gastei 9 porque li 1 capítulo ao dia (isso pra mim é ler devagar). Mas, adaptando a cada um, esse princípio é muito válido

Dayse.Ariane 14/12/2023minha estante
Muito interessante. Ótima resenha ?

Você já leu Lit ?

Rafael1548 14/12/2023minha estante
Obrigado, Dayse.Ariane. eu não li o livro que indicou

Dayse.Ariane 14/12/2023minha estante
De nada. É muito bom também, sobre leitura. Do Tony Reinke, não sei se você conhece.

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Obrigada pela dica, Dayse. Vou ler ?

Cleciano.Souza 15/12/2023minha estante
Rapaz, vou até procurar pra ler também

AdriFlores 26/05/2021minha estante
Gostei! Já incluí para futura leitura.

Matheus 26/05/2021minha estante
Que bom Adri, tomara que seja do seu gosto, boa leitura.

Daniel-Ef2:8 02/09/2021

Pequeno porém completo
O autor começa falando sobre a leitura ser "devagar", devemos anotar o que lemos, ler com atenção afim de compreendermos o que um autor diz. Não ler com aquela obrigação de fazer resenhas ou bater uma meta, metas são importantes e resenhas também, porém ler com atenção, devagar e apreciando a leitura em si é bem melhor. Ele segue os capítulos falando sobre alguns gêneros literários que muitos fogem hoje em dia, como peças de teatro, poetas, etc.

Para mim os três capítulos finais resumem toda a ideia sobre o que é a arte de ler, por exemplo sobre a leitura de críticos o autor fala que o certo é lermos primeiro o livro e depois analisarmos suas críticas para assim termos uma compreensão própria sobre a experiência de leitura, muitos acabam ouvindo os "críticos" primeiro e sua experiência de leitura acaba enviesada pela opinião dos outros.

Depois ele fala dos benefícios da releitura, que reler nos ajuda a fixar o que aprendemos e reler ensina a arte de ler. No último capítulo ou epílogo ele reforça a tese do livro sobre o significado da arte de ler, alguns pontos tem que ser destacados:

- Deve-se pensar devagar;
- Deve-se ler devagar;
- Deve-se ler fazendo objeções ao autor;
- Existem livros "tolos' que devem ser evitados pois de vez trazer benefícios eles trazem malefícios;
- A leitura quando se toma os devidos cuidados é um meio de felicidade, pois conduz a sabedoria;

E por último, e esse ponto eu achei formidável é que, o próprio autor fala em como ele começou a ler os autores antigos, de acordo com ele, ele começou com os autores contemporâneos, depois foi progredindo aos poucos passando para os autores do passado e dessa forma foi se habituando a língua arcaica.

Bem é um livro excelente que vale a pena as reflexões nele impostas, eu ainda não adquiri o livro "Como ler livros", mais com certeza ele junto ao livro "Lit" se torna um boa ferramenta para estudo e para que quer aprender a ler com qualidade. Tem muitos outros pontos que eu poderia ter destacado porém acho que esses já resumem um pouco a ideia do livro.
Dayse.Ariane 02/09/2021minha estante
Deve ser muito bom este livro! Ia até comentar sobre Lit, lembrei dele enquanto li sua resenha, mas vi que você já o mencionou.

Marcio 09/03/2021

Conselhos práticos para os leitores.
Trata-se de um pequeno livro do início do Século passado que se propõe a dar conselhos práticos para os amantes da leitura. Tirei bastante proveito da parte que fala da literatura em geral, que o autor chama de livro de sentimentos. No entanto, tive dificuldade pois diversos exemplos ele tira da literatura francesa e de escritores contemporâneos ao autor. Em determinadas passagens você não entende as relações que o autor propõe, pois fica subentendido que o leitor já conheça os autores citados nos exemplos.
Talvez um leitor de 1912 compreendesse melhor.

Lennon 02/04/2021

Muito bom no que se propõe a fazer. Simplesmente pragmático. Cumpre seu papel como guia, com boas dicas de como ter um bom aproveitamento em suas leituras. Achei muito importante a separação entre os tipos de leituras, textos de ideia, romances, poemas e até mesmo peças teatrais. Ainda destaca a importância de consumir os críticos e também da releitura. A parte que eu acho mais importante e a que eu levarei pra vida vem logo no começo, sobre como é mais proveitoso que se leia com calma e sem pressa.

Bia 04/04/2021

O escritor explica como ler livros de ideias, peças de teatro, romances, poesias e até críticos. Apesar do livro ser do século XIX, ele dá conselhos muito valiosos para quem gosta de literatura, o quer trabalhar/trabalha com livros.

Jean Bernard 11/04/2021

Lâmina erudita
Livro escrito de forma afiada. Não poupa críticas e trata a arte de ler com erudição.
Muitos capítulos interessantes, mas outros nem tanto. Complicado para não iniciados, principalmente na literatura francesa, pois os são os livros e autores citados.

Filipe378 15/04/2021

A arte de ler
Nesse livro o autor não nos ensina a ler de fato, como nos ensinam na escola. Aqui o autor pretende nos ensinar o propósito de cada tipo de leitura. Desta forma ele nos ensina a ler de forma verdadeira.
Ele não dá uma fórmula pronta, mas nos ensina o que devemos procurar em cada tipo de leitura que fazemos, deixando nosso espírito livre para ter seu contato com esses livros de forma pessoal e única. Como diz o mandaloriano: "como deve ser". Fãs de star wars vão entender.
Livro essencial para quem deseja ler por prazer e de forma a extrair o melhor de cada leitura.

Michela.Cantarini 20/04/2021

A arte de ler...
... é a arte de pensar com um pouco de ajuda. Deve-se pensar devagar. Deve-se ler devagar.

É um livro curtinho, mas com uma linguagem densa. A mensagem é muito util, apesar de mencionar escritores franceses clássicos como exemplo, pois essa é a origem do autor.

... Cada um sente que há uma arte de ler, e se a leitura não oferecesse nenhum perigo, não haveria necessidade de arte para a ela se abandonar.

Anderson Theodoro 25/04/2021

Complementar
Diria que essa obra é um complemento de outras que abordam esse tema. Digo isso porque entendo que o "Como ler livros" do Mortimer Adler e o "Didascalicon" de Hugo de São Vitor são mais completos. Recomendaria a leitura dos três.

Letícia 13/06/2021

"Essa posse que uma ficção toma de nós é uma coisa bastante curiosa. É um tipo de embriaguez, sendo tanto uma perda quanto um aumento de nossa personalidade. É um estado sugestivo. Ao ler um romance que nos atrai, não somos mais nós mesmos e vivemos nas personagens que nos são apresentadas e nos lugares que são descritos [...]. Há uma perda de nossa personalidade. Mas há também um aumento de nossa personalidade, no sentido de que, nessa vida emprestada, sentimo-nos viver mais poderosamente, mais amplamente, mais magnificamente que no ordinário".

"Cada um de nós é um pequeno mundo onde o mundo inteiro se vê em detalhe e é, verdadeiramente, como em germe; o provérbio italiano citado por Pascal é exato: "O mundo inteiro é como nossa família", e como nós mesmos."

"Só admiro o que não entendo, o que me sinto incapaz de compreender, e que parece que é natural. O que compreendo, me parece que, salvo o estilo, salva certa desenvoltura que não tenho, o faria. Então, não o admiro, não aprovo. Não admiro, eu o reconheço. Não me encanta, aumenta em mim uma luz que eu já tinha. O que não compreendo me ultrapassa e, por consequência, se impõe a mim. Me intimida. Me dá um pouco de medo. Eu o admiro. Há em toda admiração um pouco de terror. Digo a mim mesmo: a qual altura ou a qual profundidade é preciso que esteja esse homem para que não o distinga mais? E sinto que, independentemente do esforço que eu faça, ele estará sempre a essa altura ou a essa profundidade, a essa distância de mim. Eu admiro, estou tocado, estou, ao menos, inquieto de admiração".

Laura 29/04/2024

5/x
Confesso que esse livro me deixou no tédio no início e meio, mas o final me pegou muito.
Imagina ler um livro e ser tão crítico - é chato - ao ponto de perder a emoção.
Ou imagina reler um livro que gostou muito aos 20 e descobrir que vc não é mais a mesma pessoa que se impressionou com aquela história..

SamuellVilarr 18/06/2021

A arte de ler, Émile Faguet.
Livro extraordinário que trata dos assuntos que envolvem a leitura, o modo em que se lê, a maneira em que se lê, sobre os livros, os tipos de livros e algumas análises do ponto de vista da forma de leitura que fazemos e das orientações sobre algumas características de alguns aspectos dos livros e mais precisamente, dos tipos de livros. Absolutamente necessário e escrito com tamanha sabedoria desse escritor francês Émile Faguet. Ele nos orienta na importância da leitura e associa tal característica à importância dos livros, também, ao mesmo tempo, nos orientatando sabiamente de como deveríamos ler ou também, reler e criticar. Desenvolve uma argumentação sobre os autores, mais especificamente dos maus autores e faz uma relação com o nosso pensamento, nossa precisão ao pensar, pois, no primeiro capítulo intitulado "ler devagar" ele esclarece diretamente a forma em que devemos ler, pois, a leitura é uma forma de nos induzir ao pensamento, e para a precisão deste, devemos pensar com sabedoria e como ele diz, em um processo lento, associando assim a leitura á nossa condição e consciência humana.

Bel * Hygge Library 25/06/2021

A arte de ler (Émile Faguet)
Um livro breve, inteligente e com um humor refinado fantástico. Em poucas páginas, Faguet discorre sobre o ato da leitura e recomendações especiais sobre a leitura de diferentes gêneros literários, tudo isso junto a diversas referências e muita ironia e bom humor. Também trata dos Inimigos da Leitura e Maus Autores sem poupar críticas (e esses foram meus capítulos favoritos!).

O ponto no qual o autor mais insiste é a leitura lenta como modo de melhor aproveitamento do conteúdo e sua compreensão, bem como para incrementação de nossa inteligência e memória. É um livro primordial para quem almeja uma vida de estudos e não apenas de leituras. Para ambas as direções, estudos e leituras, ele é um ótimo apoio.

"Para aprender a ler é preciso, primeiramente, ler muito devagar; e, em seguida, é preciso ler muito devagar; e sempre, até o último livro que terá a honra de ser lido por você, é preciso ler muito devagar. É preciso ler devagar um livro tanto para se ter prazer na leitura quanto para se instruir ou criticá-lo. (...) Primeiro benefício da leitura lenta: ela ajuda a discernir, desde o início, entre o livro para ler e o livro que é feito tão-somente para não ser lido." - Cap. I - Ler devagar, p. 14.

É um ótimo complemento à leitura de "Como Ler Livros" (Mortimer Adler), "Didascalicon" (Hugo de São Vítor), "Como Estudar e Como Aprender" (Emilio Mira y López) e "Como Educar Sua Mente (Susan Wise Bauer), e também uma ótima introdução a essas questões sobre o ato de ler. Para quem não estiver disposto a enfrentar logo de cara o livro do Adler, esse é um começo muito bom! Apesar da linguagem mais densa, sua leitura é um deleite.

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/