A Arte de Ler

A Arte de Ler Émile Faguet

Resenhas - A arte de ler

José Marcos 10/10/2021

Leitura agradável
O livro discorre desde a velocidade de leitura até quando ler a crítica de um livro. Bem simples, bem escrito e com alguns insights que ajudam a aprimorarmos nosso hábito de leitura.

Clarinha 25/08/2021

A Arte de Ler
É interessante pôr à prova e até mesmo ver o contraste nas formas de apreciação aos livros. Rever certos pontos e formas da forma como lemos e discordando de Faguet em vários outros pontos. O livro é uma conversa entre o autor e você, indico muito a leitura, principalmente para se ler concordando e discordando com o autor.

Johny Cash 16/06/2021

Essencial
Após finalizar a leitura, o primeiro pensamento que me veio foi: ?porquê não o li antes??
O livro contém informações de base, essenciais para todo tipo de leitor, para àqueles que lêem por prazer, ou lêem por busca de conhecimento ou quaisquer que seja outros motivos. Pequeno livro com grandiosos ensinamentos a respeito de leitura em geral.

Michela.Cantarini 20/04/2021

A arte de ler...
... é a arte de pensar com um pouco de ajuda. Deve-se pensar devagar. Deve-se ler devagar.

É um livro curtinho, mas com uma linguagem densa. A mensagem é muito util, apesar de mencionar escritores franceses clássicos como exemplo, pois essa é a origem do autor.

... Cada um sente que há uma arte de ler, e se a leitura não oferecesse nenhum perigo, não haveria necessidade de arte para a ela se abandonar.

Marcio 09/03/2021

Conselhos práticos para os leitores.
Trata-se de um pequeno livro do início do Século passado que se propõe a dar conselhos práticos para os amantes da leitura. Tirei bastante proveito da parte que fala da literatura em geral, que o autor chama de livro de sentimentos. No entanto, tive dificuldade pois diversos exemplos ele tira da literatura francesa e de escritores contemporâneos ao autor. Em determinadas passagens você não entende as relações que o autor propõe, pois fica subentendido que o leitor já conheça os autores citados nos exemplos.
Talvez um leitor de 1912 compreendesse melhor.

Helder Cavalcante 04/02/2024

Sobre como ler
Um livro escrito em 1912 e com uma edição em 2021. Trata dos modos de leitura e como ler. Poesia, teatro, romances, críticos, maus autores e sobre os objetivos da releitura. Gostei.

Rodrigo 28/06/2021

A arte de ler
É um livro curto, mas trás um conceito bem simples de fácil compreensão. É legal como o autor coloca as varias formas de ler, e é interessante.
Leia.

Anderson Theodoro 25/04/2021

Complementar
Diria que essa obra é um complemento de outras que abordam esse tema. Digo isso porque entendo que o "Como ler livros" do Mortimer Adler e o "Didascalicon" de Hugo de São Vitor são mais completos. Recomendaria a leitura dos três.

Bia 04/04/2021

O escritor explica como ler livros de ideias, peças de teatro, romances, poesias e até críticos. Apesar do livro ser do século XIX, ele dá conselhos muito valiosos para quem gosta de literatura, o quer trabalhar/trabalha com livros.

Invasor de mentes 09/12/2023

Ótima leitura
Livro curto. De fácil compreensão. Primordial o bom leitor ter em sua biblioteca. Sempre releio alguma parte para aprimorar a leitura de algum livro novo.

Danilo 06/08/2021

Ler devagar!
Algumas regras básicas para quem quer ler melhor. Ler devagar, aproveitar o máximo possível da experiência dos autores é um dos exemplos que o autor da.

Ingrid145 19/01/2024

Um livro para quem ama ler
Que livreto interessante!

Escrito em 1912 por Auguste Émile Faguet, doutor em literatura, "A arte de ler" mostra o ponto de vista de um intelectual do final do século XIX que, em muitos momentos, é atual e relevante.

A obra tem 10 capítulos. Dentre eles, os que mais me chamaram a atenção foram:

Capítulo 1 - Ler Devagar
Capítulo 7 - Os inimigos da Leitura
Capítulo 10 - Reler

No capítulo 1 - Ler Devagar, Faguet alfineta os leitores rápidos, dizendo que lêem rapidamente por... preguiça! Primeiramente fiquei ofendida (costumo ler rápido), mas depois pensei um pouco mais sobre o assunto e talvez ele tenha razão. Quando queremos aprender alguma coisa, não adianta ter pressa. Entretanto, o próprio autor dos que alguns livros podem ser lidos mais rapidamente, como alguns romances.

No capítulo 7 - Os inimigos da leitura, ele obviamente não fala sobre as redes sociais e o celular rs mas fala sobre coisas como o amor-proprio, a timidez, as paixões e a crítica.

O capítulo 10 - Reler, é lindo! Ele dá três motivos para que um livro seja relido: 1) melhor compreensão, 2) para se desfrutar do detalhe e do estilo e 3) para comparar conosco mesmos

Estrelinhas: ????

@gatoselivros23

??

Laura 29/04/2024

5/x
Confesso que esse livro me deixou no tédio no início e meio, mas o final me pegou muito.
Imagina ler um livro e ser tão crítico - é chato - ao ponto de perder a emoção.
Ou imagina reler um livro que gostou muito aos 20 e descobrir que vc não é mais a mesma pessoa que se impressionou com aquela história..

edivan 10/01/2023

BOM LIVRO!!
Não pense que todos que gostamos muito de ler, sabemos como ler. Assim como outras atividades, a leitura exige sabedoria para que surta os efeitos que almejamos.