Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

1 | 2 | 3 | 4

nifontana13 15/01/2022

Um livro muito fluido e interessante, nos permite conhecer a história de Portugal de uma maneira muito sucinta. Interessante como obra de entrada para conhecer outras do autor.
pegov 15/01/2022minha estante
Aiii que legal :) Boa leitura!
Eu fui ver vídeo análise da obra porque tem fuvest amanhã e está na lista obrigatória. Não sei se está lendo para vestibular ou "por si", mas não deixa de ver uma vídeo análise depois (no youtube está cheio por conta da prova, acho que tem também naquele canal Leio,Logo Escrevo) para ver uns detalhes bem interessantes :))

Complementa a leitura da obra de um jeito bem interessante, embora o que não falte sejam nomes de reis, príncipes e o povo todo daquelas árvores genealógicas portuguesas hsjdkf

Luã 13/02/2021

Põe-nos a navegar
Fernando Pessoa com o seu misticismo e sensibilidade tem o poder de nos tocar fundo a imaginação, de fazer-nos sentirmos portugueses. Com seus versos ele nos põe a navegar nos mares perigosos e incertos, ao mesmo tempo gloriosos!

Giuliana 15/02/2021

Maravilha
Apesar de não crescer em Portugal, nos sentimos como tal! Versos bonitos e contam um pouco da história dos sentimentos portugueses. Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

Ramalho 18/02/2021

Nacionalismo moderno
Gosto muito que Fernando Pessoa consegue criar obras que são perfeitas. Não tem como não ser perfeita. O livro é dividido em duas partes, uma em portugal antes da navegação e depois, o que ressalta a importancia que o mar tem na cultura e nacioalismo português. Portugal nasceu com o mar, e Fernando Pessoa transmite isso pelos personagens da História portuguesa de forma muito unica. É belo. Tudo aqui é belo. O autor pegou uma estrutura já feita por Camões e modernizou a poesia épica para dar uma nova camada ao imaginário nacional de Portugal. Muito dessa beleza vem também com essa edição, que sem duvida alguma nos ajuda a emergir na história narrada. "O mito é o nada que é tudo"

Vanessa.Papalardo 19/02/2021

Mensagem
Meu primeiro contato com este autor português, estou completamente impressionada com sua escrita.

Valeria.Pinheiro 06/03/2021

Foi meu primeiro contato com as poesias de Fernando Pessoa. Amei ver a forma que ele retrata Portugal.

Iasmim.Almeida 28/03/2021

Resenha: Mensagem.
Confesso que nunca tinha lido um livro de Fernando Pessoa, embora, conheça trechos de suas obras. Contudo, esta obra poética me atraiu deste a primeira linha. Fernando Pessoa narra de forma poética as entrelinhas da História de Portugal, desde os primeiros reis à primeira expedição além mar, e a conquista do "mar português". De forma singular, Pessoa adentra em mar aberto da poesia e versa lindamente sobre as descobertas e conquistas marítimas de seu país e destino, Portugal.

Recomendo a leitura.

Isis.Miguel 30/03/2021

?Vale a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.?

Um pouco da história de Portugal de forma poética e deslumbrante...

Caroline Gurgel 06/04/2021

Excelente para ser lido junto aos Lusíadas
Fernando Pessoa, obviamente, dispensa apresentações. É dos grandes de nossa língua. Meus comentários aqui são apenas sobre o momento certeiro - durante a leitura de Os Lusíadas - que Mensagem chegou em minhas mãos.

Através de Camões, estou imersa no mundo português há quase 3 meses. A leitura d’Os Lusíadas tem sido, sem dúvidas, a experiência mais edificante que já tive com a língua portuguesa - sem falar em todo o aprendizado sobre as grandes navegações e a história daquele país.

Neste contexto, chega Mensagem, que, fininho, me convida a abri-lo e folheá-lo. Lá estão os reis e heróis portugueses, que eu acabara de conhecer melhor através da grande epopéia portuguesa, agora na voz de Pessoa. Que maravilha! O momento não poderia ter sido melhor para sua leitura.❤️

Deixo aqui o meu preferido - e certamente o mais famoso da obra:

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

site: @historiasdepapel_

@bibliotecagrimoria 10/04/2021

Mesmo não sendo meu tipo de poesia predileto, é preciso reconhecer que a beleza dos versos ao tratar da história de Portugal é inquestionável.
A obra traz muitas referências a personalidades históricas portuguesa. Muitos fatos reais e também míticos atribuídos às personalidades retratadas nos versos.
Uma leitura excelente pra quem aprecia os clássicos.

Duda 15/04/2021

Que tédio
Primeira leitura da obra de Fernando Pessoa. Gostei de apenas uns dois poemas. Sinto que se eu tivesse lido esse livro na época que li os Lusíadas, eu teria aproveitado bem mais.

Marinafreire 01/05/2021

Versos lindos que retratam poeticamente
tantas aventuras portuguesas além mar. Cada poema é uma viagem. Um olhar. Um momento. Alguém.
Mostra momentos, em sua maioria, grandiosos pra Portugal. Entretanto, aquele martelinho do saber da problemática decorrente dessas aventuras fica martelando o tempo todo.
Bonito? Sim. Trágico? Também.
Um dos mais bonitos, página 36;

D. João, infante de Portugal

Não fui alguém. Minha alma estava estrita
Entre tão grandes almas minhas pares,
Inutilmente eleita,
Virgemente parada;

Porque é do português, pai de amplos mares,
Querer, poder só isto:
O inteiro mar, ou a orla vã desfeita -
O todo, ou o seu nada.

Rojard 17/05/2021

Fantástico o Pessoa. Que cabeça mais linda. Único filho que ele viu nascer: mensagem. De utilidade pública: história e poesia derramando!

Gezinha 07/06/2021

Poesias dedicadas à Portugal
Curtinho, deixei na cabeceira para saborear as poesias...
Adorei a leitura! Aprendi várias curiosidades sobre Portugual através desses versos e principalmente, das notas de rodapé. Que esclareceram datas, nomes e palavras usadas.

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"
Frase que faz parte de um dos poemas.
É muito boa a sensação de descobrir a origem de conhecimentos que temos.

Rapha 04/07/2021

Pessoa...?
Um livro que com certeza me surpreendeu, seus poemas são histórias, são sentimentais, são transportes para Portugal em seus anos de navegação, descobertas e vitórias.
Pensava que seria uma leitura mais densa por ser um livro clássico e importante , mas ele é tão leve quanto uma pena, fácil de ler , de imaginar ... A estética do livro é perfeita , é tudo muito bem explicado e a estética dos poemas é melhor ainda. Muito bom , e vou deixar um trecho dos meus poemas favoritos do livro aqui :

"X --- Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos,quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosse nosso, ó mar!

Valeu a pena?Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
..."