Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro




Resenhas - Klara e o Sol


170 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


clarafs 08/12/2023

Klara e o sol
Com certeza merece um nobel
? O livro retrata uma realidade futurística onde acontece uma nova "revolução industrial", as inteligencias artificiais se proliferaram mais ainda e a humanidade se tornou dependente delas. As "AA's" são amigas artificiais criadas para combater a solidão e auxiliar em doenças psicológicas humanas, além de ajudarem nos cuidados. A Klara tem uma habilidade especial muito requisitada, a capacidade da observação, e por meio dela vamos aprendendo os comportamentos da natureza humana que ela observa e relata.
? Apesar de eu achar que a nossa sociedade está caminhando para um lugar pior do que o que é descrito, creio que o autor foi muito inteligente em retratar de um jeito mais leve já que quem narra é um ser super inocente que observa tudo como uma novidade. Isso colabora para que todos os misterios e linguagens do livro não sejam obvios, fazendo com que mesmo que não sejam falados, entendemos os acontecimentos.
? O livro é repleto de críticas que nos mostram para onde estamos caminhando e pq precisamos ter medo do nosso futuro, é um livro para se pensar e refletir muito. Mostra uma parte da natureza humana que não queremos ver de um jeito completamente confortável. A escrita é leve e fluida, mostrando o melhor da literatura.
? Ao longo do livro várias dúvidas surgem, como: "o que é ser 'elevado'?" eu cheguei à conclusão que ser elevado é pagar para ser colocado um chip na pessoa, um chip que teoricamente aumentaria as capacidades intelectuais e ficou tão comum que quem não tem o privilegio de ser elevado sofre muito em decorrência ao preconceito.
? Os personagens são muito bem construídos de modo que todos os comportamentos deles expressam a realidade dos relacionamentos e ações humanas.
? O livro traz a tona reflexões sobre conceitos como o amor, a humanidade, a bondade, a empatia...
? Sinceramente é o livro crítico mais fofo que eu já li, apesar dos pesares, a cada palavra eu sentia como se fosse um abraço e a cada frase eu sentia mais carinho pela Klara.
? O autor teve a habilidade de expressar exatamente o que ele queria passar por meio de uma escrita impecável.
comentários(0)comente



Camila Faria 21/12/2021

Num futuro próximo, em que grande parte dos trabalhadores foram substituídos por inteligência artificial, conhecemos Klara, uma máquina humanóide criada para ser um AA (Amigo Artificial). Num primeiro momento acompanhamos a sua rotina na loja onde está à venda ~ e seu anseio por ser escolhida pela “criança certa”, enquanto acompanha (e estuda) o comportamento de tudo e de todos que consegue enxergar através da sua janela para o mundo: a vitrine. Seu poder de observação extraordinário é o que a difere dos demais AAs ~ e é também um dos motivos para ser escolhida como companheira de Josie, nos anos solitários e difíceis que ela terá até a faculdade (particularmente difíceis devido a uma doença não especificada na trama). O que eu senti lendo o livro não foi exatamente uma falta de empatia pela menina-robô, mas um certo distanciamento. Talvez a mesma reserva que a maioria de nós sente quando se depara com um autômato ~ e a sua linguagem/natureza mecanizada (brilhantemente e intencionalmente criada por Ishiguro) certamente contribuiu para essa sensação. Klara tem uma mistura de inteligência e ingenuidade, um olhar infantil e esperançoso a respeito de uma sociedade que ela é incapaz de compreender totalmente. Não foi um livro que me arrebatou, mas que levantou algumas questões bem interessantes a respeito do que significa ser totalmente humano.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-31/
comentários(0)comente



claudia.giulia 28/12/2021

Klara e o Sol
Esse livro me pegou de surpresa. Quando li a sinopse, esperava uma história um pouco mais voltada pra ficção científica e talvez até meio juvenil. O que encontrei foi um livro extremamente delicado e profundo, que me encheu de reflexão desde a primeira página. Através da visão de mundo da Klara, pude revisitar vários conceitos próprios sobre o que é ser humano e como nossas relações são estabelecidas. A complexidade dos temas é tratada de uma forma doce e profunda ao mesmo tempo, sem te fazer perder o entusiasmo e a ansiedade de querer saber o desenrolar da história. Fica muito clara a justiça desse autor ter sido laureado com um Nobel, realmente um dos melhores livros que já li, sem dúvidas!
comentários(0)comente



Ketlyn113 04/01/2022

?
Que leitura gostosa gente, sério, uma narrativa meio peculiar, a protagonista se equivale a uma criança inocente que está descobrindo o mundo e seu sentimentos agora - mas claro que aqui temos umas partes mais densas também- eu gosto dessa quebra de sentimentos. Trata várias questões aqui como "a tecnologia pode substituir sentimentos?" A leitura é super rápida, a história se conecta de um jeito incrível, a reviravolta no final é PERFEITA, o final me deixou com o coração apertado, não estava esperando. Super indico, principalmente para quem está começando a ler agora, uma experiência muitooo válida.
comentários(0)comente



madubzz 15/01/2022

2,75!!
O livro é beeem diferente do que eu imaginava e no começo eu estava gostando muito! mas chegando em 60% da leitura eu pensei em abandonar pq já não aguentava mais ler as mesmas coisas e não ter resposta pra nada ( e, mesmo no final, não tive! ), esse é um livro muito aberto, o autor não te explica quase nada e te dá bastante abertura pra imaginação em praticamente tudo!

Livros nesse estilo não são pra mim e não me agradam, mas eu gostei bastante das duas parte finais ( 5 e 6 ), me emocionei com o final e achei lindo!
comentários(0)comente



rafaella 16/02/2022

"Ao mesmo tempo, ficava cada vez mais claro para mim até que ponto os humanos, em seu anseio de fugir da solidão, faziam manobras muito complexas e difíceis de compreender."
que livro L I N D O!
o kazuo ishiguro já tinha se tornado um dos meus autores favoritos com never let me go, e os outros livros dele que li até então só reforçam isso. eu amo a forma como ele se utiliza, especialmente nos livros que ele usa ficção científica, histórias e personagens tão criativos pra tratar de aspectos tão humanos da vida.
no caso desse livro, temos o livro narrado por uma AA (que são amigos artificiais, ou seja, robôs) chamada klara. conforme ela vai aprendendo sobre o mundo, são abordados desde assuntos como luto, cuidado, amizade, desigualdade social, até fé, a essência humana, o processo de automatização do trabalho e o descaso com o meio ambiente - e tudo feito de uma forma tão delicada e genial! favoritei com gosto

ps a klara é um anjo e quero protegê-la!!!
comentários(0)comente



A saga de um leitor 10/03/2022

A empatia pelo olhar de uma AA
O livro é realmente incrível. No começo você descobre que a Klara é uma boneca com inteligência artificial, só que no passar de páginas você acaba esquecendo desse detalhe, a Klara é muito real, os pensamentos a postura , o sentimento (sim , ela demonstra um sentimento que não foi programado ) o livro é incrível , a relação com o sol foi bem elaborado e no final tem reviravolta SIM!
comentários(0)comente



Saturno 20/03/2023

Insatisfatório
Vi tantas resenhas falando bem do livro e eu realmente não consigo entender. Vi adjetivos como "profundo" e "sensível" e eu até pensei que o problema estaria em mim. Achei o livro completamente raso, mesmo tratando de assuntos profundos. E também muito confuso de forma desnecessária!

Bom, toda a narração é feita pela Klara, uma inteligência artificial, então faria sentido toda a história ter essas questões em aberto ou até mesmo sem muito aprofundamento por se tratar da narração de um personagem que não tem acesso completo a informações que viriam a esclarecer. Algumas coisas estão até um pouco subentendidas no texto, mas acho que a forma como foi empregado dificultou na hora de isso causar um impacto.
Sem falar na construção de personagem ruim! Que é outra coisa que eu também não sei se é por ter uma escrita ruim ou simplesmente por ser tudo na visão da Klara.

Não consegui sentir empatia por NINGUÉM além da Klara. Achei todo mundo totalmente irritante, principalmente a Josie, Rick e a mãe da Josie. Eu não aguentava MAIS tanta gente chata, tanta situação com cabeça mas sem pé, sabe?
Eu estava extremamente ansioso pra essa leitura! Adoro robôs e esse tipo de ficção científica/distopia que é mais parada focando só nos personagens e sua vivência. Infelizmente Klara e o sol não funcionou para mim. Não entendi o conceito do livro, não senti o que todo mundo sentiu, chorei pela Klara no final, mas mesmo assim... é né. Fiquei muito triste por esse livro não ter funcionado pra mim! De verdade, pensei que seria um dos meus favoritos.

Foi meu primeiro contato com o autor, então fiquei bem decepcionado! Tenho na minha estante "Não me abandone jamais" e com certeza vou dar outras chances pra ele.
comentários(0)comente



júlia 03/07/2022

.
3 estrelas é bom!!!
fui inventar de ler quando tava de ressaca e demorei quase 2 meses pra terminar

conclusão: foi bom mas não bombom
comentários(0)comente



Ari 05/11/2022

terminei na misericórdia
achei o livro massante, com história fraca e final previsível. tive que me esforçar muito pra terminar e li outro livro no meio dele pra não ter ressaca.
poderia facilmente ter 150 páginas.
comentários(0)comente



Camila 15/11/2022

Um livro muito bom
Eu nunca tinha lido nada do autor, mas me surpreendi com a fluidez da história. Quando percebi, estava super presa na trama e me envolvendo cada vez mais com os personagens. O livro aborda aquela velha questão moral da ?humanidade? das inteligências artificiais, entretanto, de uma maneira que eu nunca tinha visto. A gente acompanha o altruísmo da Klara, e como ela consegue, muitas vezes, ser mais empática que os próprios seres humanos dessa história. Quando li outros livros que abordavam essa questão, não tinha me deparado ainda com uma personagem tão singular quanto ela, nem com uma inteligência artificial que acreditasse em uma força maior (no caso, o Sol) como fonte de esperança. Achei esse diferencial bem legal de ter sido explorado. Tirei uma estrela porque achei alguns diálogos muito prolixos e enrolados, em momentos em que, ao meu olhar de leitora, não faziam sentido de serem tão prolongados. De modo geral, foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Quero ler mais livros do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sara 04/12/2022

Bonito livro sobre alguém que cuida da outra pessoa (uma AA, amigo artificial) e a analisa, até mesmo porque sua vida é isso, um complemento da vida de outra pessoa que está se deteriorando aos poucos. Um estudo sobre o carinho, sobre o que é ser humano, sobre como um humano vê outro e como ele vê o mundo ou deveria ver ou se permitir ver.
comentários(0)comente



Lusia.Nicolino 26/03/2023

Para pensar com o coração
Josie é uma menina de 14 anos que está buscando a "sua melhor amiga" e a encontra em uma vitrine, aonde volta algumas vezes até que a leva para casa. Klara é um androide -apesar de não encontrarmos essa expressão em nenhum momento do livro - dotada de uma grande capacidade de observação. Ela se interessa muito pelo comportamento das pessoas que passam pela vitrine da loja onde fica em exposição e um conselho a deixa muito intrigada: ela não deve confiar na bondade humana. Já em casa, ela descobre muitas particularidades de sua nova vida. Que viverá em uma casa grande, confortável, com a luz do sol que a alimenta, mas que é bastante isolada. E, a descoberta que a deixa inquieta: Josie é uma menina gravemente doente, com dias difíceis, com perspectivas preocupantes. Algumas personagens desfilam ainda por essa história, a mãe de Josie, a empregada doméstica, Rick, o amigo que também carrega uma história diferente. Para saber o porquê de o sol estar no título do livro será preciso ler cada página! Você vai rir, se espantar, se emocionar. Até onde a ingenuidade pode nos levar ou melhor, será que pode nos salvar?

Quote: "'O coração a que o senhor se refere', eu disse, ‘talvez seja, de fato, a parte de Josie mais difícil de aprender. Talvez seja como uma casa com muitos cômodos. Ainda assim, uma AA dedicada, tendo o tempo necessário, pode andar por todos esses cômodos, observando cada um com muito cuidado, até que passem a ser como sua própria casa."


site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lu_nicolino_le https://youtu.be/mb8JSz0Do4A
comentários(0)comente



André 07/01/2023

É meio difícil falar isso de um livro escrito por um ganhador de Nobel, mas Klara e o Sol foi um pouco decepcionante para mim.

O livro não é ruim, é bom, acho que vale a pena a leitura, mas senti que todos os temas abordados foram muito superficiais. O desenvolvimento sobre amor, as relações que construímos pela vida e às vezes perdemos, luto e responsabilidade são os que foram mais bem trabalhados, mas ainda assim é bem raso, até um pouco genérico.

Acho que esses temas acabaram não sendo abordados melhor porque a discussão sobre humanidade foi bem fraca. A Klara é uma personagem super interessante, mas a inserção dela (e dos AAs) nesse mundo é no sentido de serem robôs mais humanos do que os humanos, mas na real ela não é empática ou mais humana, ela é uma serva, designada para ser uma escrava, colocar seus humanos acima de tudo e pronto.

E no livro ninguém trata ela como alguém como um ser vivo, é um mero objeto. Inclusive no final do livro ela é deixada dentro de um quarto de depósito, depois abandonada num pátio... imaginem se fosse um gato ou um cachorro nessa situação, seria algo atroz, nenhum dono/tutor faria isso porque se cria um laço com esse ser vivo, tem amor.

O problema, a meu ver, é que não se desenvolve isso o suficiente, a problemática de uma "humanidade" que cria servos, dá alto nível de consciência a eles, mas que os tratam ainda como objetos e os prendem emocionalmente à família designada. É trabalhado um pouco na parte final, com a questão do retrato, mas só. Fica uma situação estranha, porque ela não é humana, é um robô criado para servir, que é tratado dessa maneira, mas que por ser narrado pela sua perspectiva acaba criando a impressão de que é humana, mas sem abordar a sociedade e como ela que é que está perdendo humanidade, não os AAs se tornando humanos.

Talvez, a intenção do autor era até criar essa reflexão, mas aí a narrativa ser pelo ponto de vista da Klara não ajudou. A narrativa é excelente, é realmente escrita maravilhosamente bem, mas por ser tão bem escrita a visão de mundo dela é bem limitada, ela não tem conhecimento sobre muitas coisas, só aquilo que é informado a ela, consequentemente nós leitores também conhecemos pouco. E nisso se aborda pouco sobre a sociedade e a questão da humanidade e da ética, e por outro lado se aborda muito mais a parte da família e relacionamentos, que foi bem genérico.

Enfim, escrevi demais, relendo a resenha acho que ficou um pouco confusa, mas tudo bem. O livro é bom, mas poderia ser melhor.
comentários(0)comente



170 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR