A palavra que resta Stênio Gardel

Resenhas - A palavra que resta

adrianlendo 03/05/2021

Eu realmente não gosto de falar mal de livros nacionais, mas eu peguei essa ARC no Netgalley em troca de uma resenha sincera. Então meio que vou ter que fazer isso.

gatilhos: transfobia, uso de nome morto, homofobia.

Cícero e Raimundo viveram um amor quando jovens, até que foram descobertos e o destino os separou. Cícero deixou uma carta para Raimundo, que a guardou durante toda sua vida e veio aprender a ler somente na terceira idade, justamente por causa dessa carta.

Começando pelo que gostei: A escrita. Ler A Palavra Que Resta me deu a sensação de estar lendo uma grande obra da literatura mundial apenas pela escrita. Eu sentia a cada instante que esse livro, apesar de publicado em 2021, poderia ser facilmente um clássico. É uma escrita que desafia, que não entrega tudo de maneira certa e que faz o leitor usar ainda mais do cérebro, nada é mastigado aqui.

Junto disso, também amei o desenvolvimento do Raimundo, protagonista do livro. Porém, tive a sensação que só ele teve um desenvolvimento bom.

Quando eu leio algo eu não peço por um personagem perfeito, mas eu peço que esse personagem imperfeito apresente alguma evolução e isso NÃO ACONTECE! Raimundo insiste em chamar Suzzanný pelo nome morto e isso durante TODO o livro. Ele evolui e passa a respeitar quem ela é mas MESMO ASSIM INSISTE EM CHAMAR ELA PELO NOME MORTO.

Sobre a relação dele com Cícero, não há espaço na narrativa para que eu compreenda de onde vem esse amor todo. O que eu vi no livro foi algo puramente carnal, não houve um desenvolvimento de romance o suficiente para que tornasse pelo menos um pouco crível o suspense através da carta.

"A Palavra Que Resta" se tornou uma das minhas maiores decepções porque prometeu uma história de amor que não aconteceu, prometeu uma carta que sequer aparece e tirando a escolha de narrativa e desenvolvimento do protagonista eu já não consigo apontar mais nada que realmente gostei.
Junior 09/05/2021minha estante
achei que vc procurou defeitos pra colocar kkkk

adrianlendo 10/05/2021minha estante
ah sim, eu realmente escolhi ler um livro só pra ficar procurando coisa pra falar mal, não tenho nada de mais interessante pra fazer da minha vida

Alerta spoiler

Acabei de ler e... O livro tem final aberto? É isso mesmo? Não sabemos o que Cícero escreveu?

adrianlendo 11/05/2021minha estante
o que tá na carta fica nas entrelinhas mesmo kkkkkk eu gostei mas ao mesmo tempo também achei um tiro no pé pq era o que sustentava a história

ALERTA SPOILER

....

...

Eu terminei o último capítulo e... Como assim os agradecimentos?

Não creio que fiquei sem saber exatamente o que estava escrito.

Talvez a intenção do autor seja produzir uma sequência.

adrianlendo 11/05/2021minha estante
não acho que role sequência, acho que o objetivo era a gente já adivinhar o conteúdo da carta com base no que ele disse antes

ALERTA SPOILER

...

De fato. O escritor disse que não haverá sequência. A história de Raimundo está contada, Stenio. Como final aberto, cada um trace o que seria e o que foi a história de Raimundo e Cícero.

lgcorporativo 11/05/2021minha estante
E que agonia resta ao (à) leitor (a) ao final. ??

Carla Aires 02/06/2021minha estante
Também achei que você procurou defeitos kkkkk
Quanto ao "nome morto", quando a Suzzanný tá no hospital, ela diz que não quer ser chamada de Francisco, mas que ele podia chamar de Chico... e mesmo assim ele só chama ela disso algumas poucas vezes. Do jeito que ela não é de aguentar desaforo, você acha mesmo que ia deixar isso acontecer se realmente NÃO quisesse? Nada a ver.

Daniel 16/09/2021minha estante
Gente, como assim???
O principal do livro não é a questão sobre o conteúdo da carta.... mas sim onde o protagonista chegou, sua auto-aceitação...

Bookster Pedro Pacifico 04/11/2021

A palavra que resta, de Stênio Gardel
A leitura de “A palavra que resta” apenas me confirma o quanto a literatura é capaz de promover uma identificação do leitor com as histórias dos personagens. Apesar das imensas diferenças entre a minha vida e a de Raimundo, nascido na roça, em uma família pobre e sem nunca ter frequentado uma escola, conseguimos nos identificar cada vez mais à medida que nos aproximamos dos sentimentos e dos conflitos interiores.

Aos 71 anos, Raimundo, analfabeto, ainda guarda uma carta que recebeu de Cícero, sua primeira paixão, quando ainda eram muitos jovens. A carta foi uma despedida que os dois nunca tiveram, já que depois que suas famílias descobriram o amor que os dois compartilhavam, Raimundo precisou fugir de casa. É a saudade daquilo que nunca lhes foi permitido. Está é a realidade, ainda tão atual, daqueles que são considerados como marginais de uma sociedade que se denomina como tradicional.

Apesar de existir ao longo da leitura uma curiosidade para saber o conteúdo da carta, vamos percebendo com o passar das páginas que, mesmo fechada, a carta dá muita força para Raimundo durante todos esse anos em que a manteve sob o seu cuidado. A carta não é apenas a representação do que poderia ter sido, mas do que ainda pode ser! O que ainda pode ser se ele aceitar a sua orientação sexual, parar de repetir comportamentos dentro do padrão social e seguir em frente com os anos que ainda tem pela frente.

Essa mudança de perspectiva me fez pensar muito em minha experiência e de todos os gays que conseguiram “sair do armário” e se autoaceitar: deixamos de pensar em como a vida deveria ter sido, para entender como ela ainda pode ser boa quando nos permitimos viver plenamente. O livro, portanto, trata de forma muito sensível e verdadeira um conflito muito atual.

Para mim, a narrativa de Stênio Gardel se destaca da metade para a frente da obra, quando conseguimos de fato penetrar nas mais profundas angústias de Raimundo e de seus confrontos com o diferente. E se logo em seu romance de estreia o autor já conseguiu construir um personagem tão humano e real, mal podemos esperar pelo que vem pela frente!

Nota 9/10

site: http://instagram.com/book.ster
sendotom 16/02/2023minha estante
Pedro, que coerência a sua resenha. Terminei o livro hoje e compartilho da sua visão. Ansioso pelas próximas obras do Stenio.

Liu 12/08/2023minha estante
Ótima resenha, fiquei com muita vontade de ler.

Sandrinha 20/09/2023minha estante
Amei este livro. Não consegui parar de ler.

MArcio598 05/03/2024minha estante
O SPOILER QUE ESSA GISELE ME DEU AGORA QUE ODIOOOO ???

Weine 08/04/2024minha estante
Leitura deliciosa, cativante. A forma como o autor escreve prende atenção aos detalhes, mesmo eles não sendo claramente revelados. Boa leitura.

Rê. 13/06/2024minha estante
Que resenha linda! ?

Estante da Hellen 13/03/2022minha estante
Confesso que fiquei um pouco frustrada por ele não ter lido a carta .

Grazie A. 14/03/2022minha estante
Eu também! Teria sido emocionante ler a carta depois de toda a história do casal e da jornada de alfabetização do Raimundo. Fiquei desapontada.

Estante da Hellen 14/03/2022minha estante
A não ser que ele pretenda escrever um novo livro com a carta ...fiquei muito curiosa !

Grazie A. 14/03/2022minha estante
Acho pouco provável... mas eu adoraria ler a carta! hahaha

IsabellaRibeiro 08/07/2022minha estante
Eu interpretei como ele não contou que tem na carta, porque a carta é dele e ele não deixou que ninguém lê-se, nem nos meros leitores. Tipo ele levou 50 anos para ler o que tinha e ele não iria te contar agora. :) Eu amei esse final, fiquei triste e frustrada, mais ao mesmo tempo eu amei.

Janaina Edwiges 17/03/2022

A voz que afaga, a voz que afoga!
Quais palavras são capazes de expressar tantas dores? As dores do preconceito, do analfabetismo, da pobreza, do abandono, da solidão, das injúrias verbais, das agressões físicas, da perda de um grande amor.

Este livro externa toda a fragilidade de uma vida, que representa muitas existências espalhadas pelo nosso Brasil. Uma história dolorosa, mas que nos torna mais sensíveis e nos ensina a olhar com mais amor para o próximo.
Alê | @alexandrejjr 17/03/2022minha estante
Teu texto é tão conciso e ao mesmo tempo tão sensível sobre o livro, Janaína. Parabéns! Obrigado por compartilhar conosco as tuas impressões!

Marisa 18/03/2022minha estante
Jana, nunca pensastes em escrever um livro? Acho que vc se daria muito bem.

Janaina Edwiges 18/03/2022minha estante
Obrigada pelas palavras gentis, Alexandre! É uma história comovente!

Janaina Edwiges 18/03/2022minha estante
Oi, Marisa. Ahhh acredita que eu tenho várias premissas de história na minha cabeça? Eu adoro ficar pensando sobre isso, mas nunca me aventurei a colocar nada no papel. Às vezes, eu penso em tentar escrever algo mais curto, para ver seu consigo, se sai alguma coisa mais ou menos hahaha. Mas apenas por distração mesmo, para eu guardar :)

Marisa 18/03/2022minha estante
Pois acho que deveria tentar sim. Vc escreve muito bem.

Ricardo256 25/08/2021

A palavra que me resta
Não sei nem o que dizer nesta resenha. Tamanha foi minha emoção poder ler esse livro. Um dos livros mais emocionantes que li em toda a minha vida. A escrita do Stenio Gardel é simplesmente maravilhosa e ele consegue transpor no texto uma emoção incrível. Senti muito abraçado pelo seu trabalho e muito feliz por ter tido a oportunidade de ler esse livro. ?
João 25/08/2021minha estante

Já quero ler!

Menino Leitor 25/02/2022minha estante
ja na lista

cris.leal 06/07/2021minha estante
Sua resenha me emocionou.?

Aninha.Costa 06/07/2021minha estante
Obrigada, fico muito feliz já leu essa obra? Eu amei! ?

cris.leal 06/07/2021minha estante
Já coloquei na lista de desejos. ?

Aninha.Costa 08/07/2021minha estante
Boa leitura!! ????

Maria4043 03/01/2023

Ele leu ou não leu a carta???
Alguém me EXPLICA?!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AAAAAAAAAAAAAAAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maria4043 03/01/2023minha estante
Final em aberto ?

Luciana 03/01/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Outra coisa que não curto foi a forma que foi feita o vai e volta na história e olha que gosto disso.

Rodrigo 04/04/2023minha estante
Ele leu sim a carta e o conteúdo do que está escrito nela está exposto nas últimas páginas do livro

Samukk 22/04/2022minha estante
caiu no golpe

Gabriel 22/04/2022minha estante
Sim kkkkkkkjj

Iran 01/05/2022minha estante
nossa mas o melhor do livro é a narrativa da forma que foi feita, parece que o raimundo tá do teu lado contando a história, e é igualzinho como o pessoal do nordeste realmente fala

Vinicius 27/08/2021

Quando amar parece sujo
Analisar arte com palavras é sempre um desafio, existe um mundo subjetivo que é evocado mas nunca traduzido completamente de forma racional. Qualquer coisa que a gente escreva aqui vai ser sempre uma parte muito pequena da experiência da leitura, como foi o caso desse romance.

Tive uma dificuldade inicial pela estrutura do texto, que muitas vezes não separa os diálogos com a pontuação tradicional e mistura fluxo de pensamentos com realidade, passado e presente. Mas depois que nos acostumamos com essa forma, percebemos uma beleza nessa construção, que combina com o conflito interno de Raimundo e sua falta de prática com as palavras.

Existe uma ingenuidade muito pura e transparente que soa verdadeira, ao contrário de alguns romances em que a inocência é artificial demais. Isso enche o texto de poesia. A parte final do texto me frustrou um pouco, mas isso não tira todo o mérito do livro.

Somos todos Raimundos, encontrando nossa voz, sofrendo, descobrindo preconceitos, amadurecendo, fugindo, tomando coragem.

"tenho que saber é se estou disposto a pagar o preço, como elas, o diabo cobra a alma pra mudar a gente, e não é o que esse mundo está cobrando?"
Marcelo 27/08/2021minha estante
Que bom que também gostou ???

Vinicius 27/08/2021minha estante
Sim, mas torço para que no filme (se realmente rolar) o final seja um pouquinho diferente rs

Daniel 10/09/2021minha estante
Eu gostei muito, inclusive do final! vi muitos comentários dizendo que não gostaram do final - difícil comentar sem dar spoiler - mas achei a solução muito boa! Não seria possível abarcar todas as expectativas! E só havia duas possibilidades: sim ou nao. E ambas foram que meio que descritas antes da conclusão. O principal é onde o protagonista chegou, sua auto-aceitação... Achei muito bom!

Lara 20/06/2023

Rai - Mundo da palavra
Eu perdi a conta de quantas vezes me emocionei com esse livro, tão pequeno mas gigantesco ao mesmo tempo. Me fascina o cuidado com a escrita, o retrato dos sentimentos de Raimundo por meio da língua, e, principalmente, as lições que, quando eu menos esperava, me nocauteavam e me expulsavam do conforto em que eu estava.
?A palavra que resta? nos obriga olhar para o marginal, para o que ninguém gosta de ver, para um sertanejo gay idoso e analfabeto. E o melhor: nesse senhor invisível, todas as nossas mazelas enquanto sociedade e todas as nossas belezas enquanto indivíduos são reveladas, assim, à luz branca, bem na nossa cara.
E, claro, Stenio Gardel merece todos os prêmios em que posso pensar. Mesmo sendo um romance de estreia, é impossível não perceber as raízes modernistas da brasilidade com um quê de Saramago. Mal posso esperar para ler os próximos trabalhos do autor!

PS.: A minha única ressalva é o final. :(
Maria 21/06/2023minha estante
a palavra que resta nos afaga e nos afoga! coisa linda de se ver ?? fico muito feliz que você gostou amiga

Maria 21/06/2023minha estante
????????

Lara 24/06/2023minha estante
amg eu me emocionei tanto, tenho TANTO a dizer pensar refletir e viver sobre esse livro

Carol 09/07/2023

" a mudança vem, ou a gente correndo atrás dela ou ela atropelando a gente com tudo, sem pedir pra sair do meio. E é bom que venha mesmo, que o fim certo é que é bom, é o fim certo que empurra a gente, não fosse a certeza do fim, a gente ia viver igual todo santo dia?"

Eu amei a forma como o Stênio escreve, sinto como se o Raimundo estivesse do meu lado me dizendo as coisas. A história é tão bem contada que fiquei pensando que é real e quem me garante que não é ? Muitas partes que grifei por que achei lindo e eu nem gosto de poesia mas em certas parte parecia que estava lendo, tudo nesse livro é bom... Agora o final bem ... Tenho que criticar kkkk não sei se gostei, ainda estou processando

Depois de um encontro debatendo sobre a Obra, entendi a importância de não ter carta e de como essa escolha deixou a história boa. Por isso agora confesso que tudo nesse livro é bom ??
Ana 15/07/2023minha estante
Entrei aqui só pra ver se você tinha mudado a nota ??

Iva Ulisses 16/07/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Carol 16/07/2023minha estante
A cara nem treme kkkk

Carlos 17/12/2022

Que tristeza
Chorei tanto lendo esse livro, cada frase lida era um poema lindo. Acho muito importante abordar sobre idosos lgbts, pq eles foram resistência e sem eles não éramos nada. Adorei, só fiquei??? Com o final?
Lucas1028 20/12/2022minha estante
Esse livro me destruiu em vários momentos também! A forma como o autor conseguia narrar momentos excruciantes de forma tão poética.

Carlos 20/12/2022minha estante
Lucas eu amei a escrita de pensamento fluido

Lucas1028 20/12/2022minha estante
Maravilhoso né? Essa escrita é linda demais mesmo.

Léo 25/02/2023

A palavra que resta
Já velho Raimundo, nascido na roça, decide aprender a ler e escrever, e tentar finalmente ler a carta deixada por Cícero há cinquenta anos, que ele não deixou ninguém ler, pois não queria revelar sua paixão e intimidade com Cícero para outra pessoa.

Comecei a ler o livro porque a sinopse me chamou a atenção, eu queria saber muito o que estava escrito na carta. Na história acompanhamos o caminho de Raimundo de se aceitar como ele é, e ler a carta não é só descobrir as palavras de Cícero de cinquenta anos atrás, é voltar aos seus medos e encará-los, deixar de ter vergonha de quem ele é, das decisões que tomou e se libertar do peso do passado.

Stênio Gardel escreve a história de maneira não linear, transitando por passado e presente como em um fluxo de pensamentos. Assim fazendo o leitor ir de uma cena intensa e sensível de Cícero com Raimundo, para outra cena de tensão entre pai e filho, carregada de muito amor, mas também medo, medo da sociedade, da não aceitação do pai.

A escrita do autor não me pegou muito, entendo que ele quis passar um tom poético e de angústia para história, que quando ao lado não linearidade faz parecer que a história toda está acontecendo nas lembranças de Raimundo. Mas não funcionou para mim, até eu me acostumar com o jeito "errado" que os diálogos, as vírgulas e pontos estavam colocados foi um pouco cansativo, deixando o livro pouco fluído para mim.

O fim da história é de quebrar expectativas e eu queria que fosse diferente, mas ainda é um final ok. Essa foi uma leitura que fiz pela cursoriedade de saber o final, encontrei nela uma história que é tocante, carregada de sentimentos do passado e futuro de Raimundo. Recomendo.
@Estantedelivrosdamylla 25/02/2023minha estante
Estou lendo no momento e concordo muito com essa questão da escrita e da pontuação. Realmente torna cansativo.

Léo 26/02/2023minha estante
Quero ver o que você acha do final quando você terminar.

Regis 01/03/2023minha estante
Que pena que não funcionou para você, Léo. Não me despertou a curiosidade.

Carol 26/07/2022

A palavra que resta
Um livro delicado, triste, doloroso e sensível. Ele toca em feridas muito abertas na nossa sociedade e ao mesmo tempo que tem uma leitura muito fluída, ela também é bastante chocante e penosa.

Eu esperava um final diferente e fiquei um pouco desconcertada com esse que o autor resolveu promover, mesmo assim sua leitura é muito válida e altamente recomendada.
Diã 09/12/2022minha estante
Ainda estou aqui pensando que não entendi o final kkk

Carol 10/12/2022minha estante
Hahahaha eu tbm não gostei mto do final amg

Diã 10/12/2022minha estante
Uffa! Pensei que era só eu! Mas o livro é muito bom.

Maria Eduarda Martins 14/05/2022

A Palavra que Resta
Ao ler "A Palavra que Resta" fiquei um pouco incomodada com a falta de demarcação das variações de intelocutores e digressões temporais. Mas foi só um incômodo rs.

O que mais gostei do livro foi o ponto de vista de Raimundo! Um menino/homem humilde, do campo, de uma família conservadora e supersticiosa. E é claro, que "gostava de homem".

É doloroso observar os conflitos internos do protagonista, seus anseios frente aos preconceitos da sociedade, bem como sua forma de expressão, muitas vezes violenta e autodepreciativa, por não poder ser quem é ?

Sua aceitação, por outro lado, carrega a beleza da simplicidade de seu caráter.

A obra é super rápida de ler, mas achei as últimas páginas um pouco (muito) cansativas.
Dea 14/05/2022minha estante
Também gostei muito desse livro. Sobre essa observação que faz sobre o tempo e as interlocuções, creio ter sido proposital. Faz-me lembrar um pouco Saramago que não tem um pingo de paciência de nos explicar as variações de interlocutores?rs
Penso que é ótimo autores deixar que os leitores tenham essas ?dores de cabeça?, ao passo que há também entraves.
Enfim, gostei do seu texto ;)

Dea 14/05/2022minha estante
Deixarem*

Maria Eduarda Martins 14/05/2022minha estante
Com certeza. Também lembrei muito de Saramago! Gosto de pensar que essa obra é a carta de Raimundo para Cícero, retratando seu amor e seu processo de aceitação ?