Impressão sua

Impressão sua André Dahmer

Resenhas - Impressão sua

Aleatoriedades da Li 20/06/2023

Este livro é dividido em algumas partes, e a temática de cada parte de fato é distinta, perceptível durante a leitura.
Um ponto bem legal é que alguns poemas se conectam por versos.

Pretti 26/03/2022

Minha impressão
A princípio, só tinha ouvido falar do André Dahmer nas tirinhas, das quais gosto muito. Foi a partir de conhecer esse aspecto do seu trabalho que eu decidi comprar este livro de poemas, numa promoção da Companhia das Letras. Demorei para ler, ainda um pouco traumatizada pela leitura de outro poeta da mesma coleção de quem eu esperava o mínimo e que me entregou menos que isso (falei a respeito em outra resenha). Mas, por sorte, foi diferente com o Dahmer.

"Impressão sua" traz uma série de poemas curtos e narrativos, com temas bastante universais e passíveis de conexão: as memórias, a infância, a família. O processo de se amadurecer. Os romances da juventude. É tudo muito familiar, o que deixa o ambiente do livro muito confortável. É gostoso ler os poemas, e volta e meia você se vê desprendendo um sorrisinho afetuoso de identificação e memória. Ah, e, em alguns momentos, o humor peculiar que a gente encontra nas tirinhas do Dahmer aparece também nos poemas, o que é um bônus.

O ritmo do texto é agradável e fácil de acompanhar. Um aspecto estético que me chamou a atenção é a repetição de certos versos em poemas diferentes, criando um tipo de eco ou obsessão por alguns temas. Também pode ser a forma de registrar certos traumas, como o acidente da irmã do eu lírico. A recorrência desses versos remetem diretamente ao funcionamento da memória - ela não é linear, e se repete.

Gostei muito do livro e recomendo para quem quiser ter uma experiência leve e afetuosa de leitura.

Nota: ????½
Alê | @alexandrejjr 27/03/2022minha estante
Que resenha maravilhosa de ler, Thays!! Mais uma!