A odisseia de Hakim

A odisseia de Hakim Fabien Toulmé

Resenhas - A odisseia de Hakim

1 | 2 | 3 | 4

Chuck | @rodrigochierici7 04/06/2022

Final meio que sem final.
Acompanhamos a última etapa da odisseia de Hakim até chegar a França.
Uma história emotiva e cheia de reviravoltas, mas no final entendemos que foi apenas um momento da vida do personagem. Muita coisa ainda acontece pós a história, o que deixa um gosto amargo pq você entende que nem tudo na vida dele se resolveu.

Giovanni 06/03/2022

A conclusão da trilogia.
Após passar por tanta coisa com seu filho, Hakim vive o fim da sua jornada.
O que ele apenas deseja é a felicidade, assim como todos.

Leandro 19/02/2022

Quadrinho excelente
Um dos melhores quadrinhos que li na vida, não tem como não se emocinar lendo essa historia. Simplesmete incrivel!

Art 07/02/2022

A Odisseia de Hakim - um diário de refúgio
Hakim é um jovem da Síria, país que passa até hoje por uma sangrenta guerra civil entre o governo, rebeldes e o estado islâmico (que reivindicam boa parte do território), que é obrigado a fugir de seu país. A obra não só mostra a dificuldade das pessoas em viverem no status de refugiados fora de seus países (quando sequer conseguem esse status), mas também a verdadeira ODISSEIA que precisam seguir para entrar em novos países.

Apesar de não ser escrita diretamente pelo sírio, é essa a sensação que a HQ passa. O autor também encaixou muito bem todos os relatos de Hakim com uma linda arte, que consegue expressar a felicidade, angústia e medo dos momentos relatados.

Apesar de parecer um relato hollywoodiano, a obra trata apenas de mais uma triste história de alguém obrigado a abandonar o seu país para tentar levar a sorte em outra região. Alguém que passa fome, frio e sofre muito preconceito pela sua situação de vida, alguém que até mesmo se sente uma nação, sem um país ou região em que consegue se abrigar.

Samuel Simões 01/02/2022

Incrivel. Que narrativa! Que história de vida!
Maravilhoso. Termina a trilogia de forma belíssima, vai ler! Fabien Toulmé é MUITO bom. Do que saiu dele aqui no Brasil eu já li tudo, tenho tudo e comprarei tudo que sair kkkk

Lucas.Alves 29/12/2021

Simplesmente tocante
Esse e o tipo de história que muda a vida de qualquer pessoa. Sempre que via no jornal notícias sobre os refugiados da Síria me perguntava o que levava um país a chegar naquele ponto? O que havia acontecido com aquelas pessoas? Lendo a história de Hakim vejo que são apenas pessoas querendo ter o mínimo de dignidade e condições que lhes foram roubadas. Essa história mostra a vontade de sobreviver o amor de um pai e a luta por uma vida digna. Simplesmente perfeiti

K-Roll 26/12/2021

Uma história de vida digna de livros de terror
A história do Hakim me encantou muito desde o primeiro volume e a saga de vida dele em nada Fica devendo a histórias de terror. Os 3 volumes da trilogia acompanham o hakim por três anos seguidos desde a saida da Síria até sua chegada na França. Quando Hakim sai da Síria, após os primeiros atentados e ataques do governo, ele buscava apenas conseguir trabalho para conseguir ajudar a família financeiramente, visto que suas economias iam de mal à pior desde que as tropas militares tomaram o seu viveiro de plantas, mas o desenrolar da história do jovem sírio se intensifica a cada página.

Eu sou tão acostumada a ler ficção que quando leio algo biográfico como essa obra eu me choco com a crueldade dos fatos. É terrivelmente doloroso ver como pessoas inteligentes, bem sucedidas, felizes e com potencial podem perder tudo com um governo que se vira contra o seu povo. Mesmo a historia trazendo pincelada (pois foi bastante suavizada) da crueldade humana com os vulneráveis sociais.

O Hakim ainda foi uma pessoa muito favorecida e sortuda. Em todo lugar ele tinha amigos próximos e familiares e tinha uma quantia abastada de dinheiro quando começou sua jornada. Infelizmente nem todos tiveram essa sorte.

Fiquei muito aliviada no final quando contam que o irmão do hakim, o Jawad, apareceu, que na verdade ele na tinha morrido e sim havia sido preso por 7 anos. Mas entende os impactos a nível psicológico dele? No final do livro até mencionam que ele está fazendo acompanhamento psicoterapêutico. A mesma coisa com o filhinho de 6 anos do Hakim que nao conseguia se abrir com as pessoas ou chegar perto do mar depois desse ciclo de desventuras.

Histórias como a do Hakim servem para contar ao mundo o ponto de vista dessas pessoas que graças ao seu governo se tornou estrangeiro no seu próprio país.

Dude 25/10/2021

Saga de um Refugiado
Último capítulo da odisseia de Hakim. Da Síria à França. Bela história e muito bem contada. Obrigatório para entender um pouco o destino de mais de 70 milhões de pessoas desenraizadas e que procuram o novo rumo na vida.

Maíra 22/08/2021

Exercício de empatia
Embarcar na odisseia de Hakim é um exercício humanizador e de empatia. É aprender a olhar para o imigrante fora do senso comum e tirando o véu do preconceito. Fabien Toulmé fez um trabalho excelente retratando e divulgando o périplo do Hakim. Quanto mais gente tiver contato com a história, melhor.

momentoflove 03/07/2021

essa hq vai ficar para sempre em meu coração.
que história mais profunda e emocionante. em algumas partes até me senti intrusa de estar sabendo de toda a trajetória de hakim. recomendo muito ler os três volumes seguidos; fiquei total absorta dentro da história.
não tenho nem palavras pra explicar como essa hq com toda certeza, mudou minha vida. espero que todos os personagens que aparecerem, onde quer que estejam, que estejam seguros, com saúde e bem. que os filhos de hakim tenham um bom futuro e que ele e najmeh tenham uma vida boa na frança, que hakim aprenda francês, que ele consiga cuidar de sua saúde mental e espero do fundo do meu coração, que ele prospere. todos os refugiados não só da história mas de agora que com certeza estão passando por momentos difíceis.

uma leitura obrigatória, emocionante e tão mas tão necessária em todos os tempos.

Helo 20/06/2021

Tocante
Cheguei ao fim dessa Odisseia, feliz por Hakim e sua família terem conseguido se instalar na França, feliz por estarem criando laços com o país e refazendo sua vida. Triste por não poder acompanhar mais essa história tão rica e cheia de lições.
Que a consciência e empatia que esse livro me trouxa também chegue ao coração de outras pessoas.

DTG 09/05/2021

E se fosse conosco?
O fim da viagem não é o fim da história. Muitos refugiados se humilham por baixos salários, em atividades deploráveis para conseguir comer no fim do dia com a família.

Essas pessoas não roubam empregos e nem querem viver de auxílio nos países que as acolheram. Elas querem oportunidade de trabalho e INTEGRAÇÃO.

A história de Hakim nos mostra como o preconceito e oportunismo dificultam o retorno à vida de quem foi obrigado a fugir de bombas, tortura e guerra.

Essa coleção de três volumes deveria ser usada nas escolas, para ampliar o gosto pela leitura e conectar assuntos entre matérias como geografia, história, português e literatura.

É doído saber como podemos ficar indiferentes as pessoas por não conhecermos suas histórias. É tocante perceber que nossos olhos se abrem com os relatos.

Obrigado a Fabien Toulmé por ter organizado os quadrinhos, mas principalmente obrigado a Hakim e sua família, por dividir a Odisseia, abrindo oportunidade para discutirmos um mundo mais justo e fraterno.

Sueli Yano Suga 18/04/2021

Tocante
História tocante. HQ importante e que nos ajuda a conhecer um pouco sobre a primavera árabe e a situação de os migrantes sírios passaram.

Vicente 13/04/2021

Excelente
Chegando ao fim dessa jornada ou melhor odisseia. Afinal foram quase três anos de viagem da Síria até a França. Através de entrevistas com um personagem real, Fabien Toulmé conta com muita sensibilidade, a história de Hakim, jovem sírio que tem sua vida totalmente destruída pelo simples fato de ter ajudado manifestantes. Para não ser preso ou morto, a única saída é deixar o país. Com isso vamos convivendo com o personagem e suas dificuldades e provações que fazem parte do caminho. Graphic Novel com um tema bem atual, emociona e faz pensar.

1 | 2 | 3 | 4