O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Natasha Viana 01/08/2022

Eu odiei o Julien desde o começo. Kkkkkk
Mas gostei muito da história. Aprendi mais sobre os fatos históricos, pela época e pelas citações dos personagens sobre alguns eventos.
Julien é egoísta, oportunista, cínico e ambicioso. Vai fazer de tudo para conseguir o que quer, que é status e dinheiro.
Até podemos entender as relações superficiais que ele "constrói", devido a falta de profundidade na relação com o pai dele e falta de amor também. Ele não foi amado.
Adoro romances realistas!

Bia 11/12/2021

À frente de seu tempo.
Livro que a cada capítulo te deixa querendo mais e mais, Stendhal fez um ótimo trabalho conquistando totalmente o leitor a cada novo acontecimento. A obra é extremamente fiel aos sentimentos humanos, Henri Beyle se atreve a falar de assuntos polêmicos para a época, e é isso que conquista o leitor, a sua coragem e atrevimento. Sem dúvidas, um homem à frente do seu tempo.

Lucas.Augustinho 23/09/2021

Sempre vi recomendações sobre esse livro, mas nunca tive ânimo de começar a ler por causa do seu tamanho. Puta livro grande. Mas mesmo sendo grande, é uma história muito boa com um fim trágico demais (o que não significa que seja ruim). Bom livro, vale a pena a leitura.

Mari Fourquet 31/08/2021

Um livro sobre ambição humana.
Não há, em toda obra de Stendhal, um único personagem que seja totalmente detestável ou totalmente adorável, o autor trabalha de todas as formas cada nuance que é possível encontrar na psique humana, o que faz com que o livro tenha uma ação totalmente diferente. É puramente dinâmica social e filosofia.

O livro é narrado pela perspectiva de Julien Sorel, o filho de um carpinteiro que almeja tornar-se rico e, para tal, busca seguir a carreira clerical, mesmo sem ter nenhuma vocação para tal.

Ao longo de 4 anos, acompanhamos sua vida, seus amores (verdadeiros ou não), suas escolhas, seus desatinos e loucuras pelas mulheres que ama e, mais ainda, pela posição social que ambiciona. Vemos seu crescimento e suas escolhas que o levam para seu triste fim.

Acho que o que mais amei em Julien foi seu caráter questionador. Ele quer ser um nobre pelo status que isso o garantiria, mas é notável seu desprezo pela classe e em como ela oprime seus iguais e em como ela é tão fútil que, mesmo tendo tudo do bom e do melhor, ainda tem a pachorra de tirar daqueles que necessitam do mínimo.

Um livro complexo e difícil, mas ainda muito atual.