A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

@karinasouzasm 21/05/2024

A psicologia financeira
Uma leitura fluida e com muitos insights.
Foca realmente no comportamento individual e coletivo em relação ao dinheiro. Traz temas bem interessantes.

Samille12 20/05/2024

Interessante
Com uma linguagem acessível e exemplos do mundo real, o livro nos leva a uma jornada de autoconhecimento financeiro, mostrando como nossas emoções e comportamentos influenciam nossas escolhas financeiras.

omavericksx 19/05/2024

A lição que fica é: GUARDE DINHEIRO ?
Um livro tão necessario para os tempos atuais, principalmente para a classe mais baixa, "A psicologia financeira" e com certeza um dos livros de finanças mais originais de todos os tempos, talvez quem tenha lido, não ache o livro grande coisa, porém, para quem e das gerações mais jovens, e uma obra essencial para auxiliar principalmente nas decisões financeiras futuras.
Basicamente se fosse resumir o livro em uma frase seria:

"A GENTE SÓ ESTICA O BRAÇO ATÉ ONDE A GENTE ALCANÇA"

Porém, acho que o livro poderia ter ensinado um pouco mais sobre como investir dinheiro, ou quais os melhores investimentos, mas não seria obrigação do autor faze-lo esta é apenas uma sugestão.

5 estrelas/ ?????
10/10

Franklin25 18/05/2024

1 - O sucesso financeiro tem mais a ver com o seu COMPORTAMENTO do que com a sua inteligência;

2 - Não pare de investir, SIGA A MARCHA INEXORÁVEL DO TEMPO com investimentos razoáveis, sem que vc seja tirado do jogo por um evento de cauda (eventos raros, mas que podem ter consequências graves e imprevisíveis);

3 - Um gênio que não consegue controlar suas emoções pode se tornar um desastre financeiro. O OPOSTO TAMBÉM É VERDADE.

Fernanda808 17/05/2024

Finalmente acabou
Nada contra o autor e suas palavras, mas acho que eu esperava algo super inovador, mas foi só mais um livro de uma pessoa com bom-senso.

Pry 11/05/2024

Que livro maravilhoso!!
Cheio de lições e conselhos sobre gestão financeira! Amei!! Foi super objetivo, linguagem clara e leitura de fácil entendimento. Ele dá várias dicas, fala sobre sua própria vivência e o que mais se encaixa na vida de cada um. Recomendo com certeza!

Ana Justen 10/05/2024

Achei bem interessante o modo que ele abordou esse tema. Ainda sou bem leiga nas finanças, mas foi uma leitura bem fluida

Tiago88 10/05/2024

Básico
O livro nos mostra o quanto ter uma psicologia forte em relação as finanças pode mudar nossa vida, desde o conceito até a prática? com exemplos muito simples o autor deixa claro o momento passado e o que estamos vivendo hoje em relação as ideias básicas e as não básicas esquecidas nos dias de hoje? recomendo

Criis.Souza 09/05/2024

Interessante
Esse livro tem muitas recomendações, especialmente por pessoas que trabalham com finanças e foi o que me trouxe a ler o livro. Acreditei que traria mais informações sobre como é nossa relação com o dinheiro, mas por já estar estudando por algum tempo o tema, não achei tantas ideias novas.
Alguns trechos que se destacaram:
1- a economia é guiada pelo comportamento humano.
2 - sua habilidade é saber investir, mas seu segredo é o tempo.
3 - um combustível universal da alegria é o fato de que as pessoas querem ter controle sobre a própria vida.
4 - poder fazer o que se quer, quando se quer, com as pessoas que se quer é a maior variável de estilo de vida que proporciona felicidade às pessoas.
5 - fazer algo que você ama sob um cronograma do qual você não tem controle algum pode provocar a mesma sensação de fazer algo que você odeia.
6 - ter controle do próprio tempo é o maior dividendo que o dinheiro pode pagar.
7 - você acha que quer um carro caro e um relógio chique, mas o que você quer é o respeito e admiração dos outros.
8 - a única forma de acumular fortuna é não gastar o dinheiro que você tem. Essa é a própria definição de fortuna, aquilo que você NÃO vê.
9 - uma das formas mais eficientes de aumentar as suas economias não é aumentar sua renda, mas sim a sua humildade.
10 - cada pedaço de economia é como pegar um momento no futuro que seria propriedade de outra pessoa e devolve-la a si mesmo.

ATHOS 05/05/2024

A Psicologia Financeira
**A Psicologia Financeira: Lições Atemporais sobre Fortuna, Ganância e Felicidade** é um livro que mergulha nas complexidades das finanças pessoais e investimentos, indo além das fórmulas matemáticas e números. Escrito por **Morgan Housel** e publicado pela **HarperCollins Brasil**, este livro oferece insights valiosos sobre como nossas decisões financeiras são moldadas por fatores psicológicos e emocionais.

## Principais Pontos do Livro:

1. **Contexto Pessoal e Emocional:**
- Housel argumenta que as decisões financeiras não são tomadas apenas com base em planilhas e cálculos. Elas também são influenciadas por nossa história pessoal, experiências de vida e emoções.
- O autor explora como eventos traumáticos, como a Grande Depressão ou a crise financeira de 2008, afetam nossa mentalidade em relação ao dinheiro.

2. **Viés Comportamental:**
- O livro destaca os vieses comportamentais que afetam nossas escolhas financeiras. Por exemplo, o viés de confirmação, aversão à perda e efeito manada.
- Housel nos lembra que, muitas vezes, nossas decisões financeiras são irracionais e emocionais, em vez de puramente lógicas.

3. **Histórias de Sucesso e Fracasso:**
- O autor compartilha histórias reais de pessoas que alcançaram o sucesso financeiro e outras que enfrentaram fracassos devastadores.
- Essas histórias ilustram como a psicologia desempenha um papel crucial em nossas finanças.

4. **Felicidade e Dinheiro:**
- Housel argumenta que o objetivo final das finanças não é acumular riqueza, mas sim buscar a felicidade.
- Ele nos lembra que a gestão financeira deve ser vista como uma ferramenta para alcançar nossos objetivos de vida, não como um fim em si mesma.

Em resumo, A Psicologia Financeira* nos convida a refletir sobre nossas atitudes em relação ao dinheiro, reconhecendo que a mente humana é tão importante quanto os números em nossas decisões financeiras

Alana 02/05/2024

Suas experiências pessoais com dinheiro respondem por mais ou menos 0,0000001% do que acontece no mundo, mas por cerca de 80% da forma como você acha que o mundo funciona.

Naay Paris 01/05/2024

Fácil leitura c/ bons ensinamentos, porém, maçante em partes
É uma boa leitura, o autor busca trazer ensinamentos sobre a psicologia financeira abordando como lidamos com o dinheiro, trás orientações de como melhorar a relação com o dinheiro porém, ele cita muito a história da economia americana, oque torna a leitura um pouco maçante, mas não deixa de ser um conteúdo válido e interessante.

Suellen 28/04/2024

Esperava mais do livro, achei bem cansativo, aprofunda muito na história economicamente dos Estados Unidos. Achei bem chato, embora para pessoas com mais conhecimento no assunto da história americana possa ser interessante.

Domi_nick 28/04/2024

Você pode não gostar, não achar fácil de entender ou até mesmo ignorar a sua existência, porém nunca poderá dizer que entender sobre finanças não é algo importante.

Esse livro aborda o tema de maneira muito inteligente e sem excesso de complicação, como outros livros sobre o mesmo assunto. Logo, não é difícil chegar a compreensão da mensagem transmitida pelo autor.

Eu gostei bastante da escrita e da forma como todos os temas foram abordados e indico muito esse livro para quem, assim como eu, quer iniciar uma vida mais controlada financeiramente e em busca de sua independência.

O dinheiro é importante e por isso temos que saber como lidar com ele da melhor maneira. Saber como fazer isso é o começo. Mas infelizmente não somos ensinados desde de cedo sobre finanças e isso leva a uma sucessão de problemas nesse quesito na vida de muitas pessoas.

" A forma mais elevada de riqueza é a possibilidade de acordar todo dia e dizer: 'Eu posso fazer o que quiser hoje' "

Pg: 109

_f.c.r_ 27/04/2024

Abra sua mente financeiramente
A Psicologia Financeira é uma obra que nos conduz por um fascinante mergulho nas complexidades da mente humana quando se trata de dinheiro.

Escrito por Morgan Housel, este livro não é apenas uma análise fria de números; é uma exploração profunda dos padrões de pensamento, emoções e comportamentos que moldam nossas decisões financeiras.

O livro analisa como as nossas crenças, valores, expectativas e medos afetam a maneira como gastamos, investimos e poupamos dinheiro. Além disso, apresenta estratégias para desenvolver uma relação saudável com o dinheiro, melhorar a autoestima financeira e alcançar a independência a longo prazo.

Este livro é útil tanto para investidores experientes quanto para aqueles que estão apenas começando a se interessar pelo assunto: ?nossos comportamentos, emoções e crenças afetam nossas escolhas financeiras?.