A filha de Auschwitz

A filha de Auschwitz Lily Graham

Resenhas - A filha de Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karin 06/07/2021

Aquele livro que não dá para parar de ler, emociona de nos tirar lágrimas.
Roubou meu coração nas primeiras páginas.
Encantada com a escrita da Lily Grahan

Jhosi 14/06/2021

Um sopro de esperança
"Mais de 700 bebês nasceram em Auschwitz. Poucos sobreviveram. Este livro é inspirado na história de um deles".

Um livro incrível. Que mexe demais com a sensibilidade e com as emoções do leitor, pois descreve muitos dos horrores do holocausto - uma memória dolorosa para toda a humanidade.

Em 1942, Eva Adami embarca em um trem para Auschwitz com a esperança de encontrar seu marido Michal que foi enviado para lá seis meses antes.

No entanto, ao chegar lá, Eva percebe que suas chances de encontrá-lo são mínimas e agora ela terá de lutar para sobreviver.

Sua amiga Sofie, que é também sua colega de beliche, é o único conforto que ela tem em meio ao caos: juntas elas nutrem a esperança de que vão encontrar Michal e também Tomas, o filho de Sofie.

Tudo muda quando Eva descobre que está grávida. Agora, o medo e o terror se misturam à esperança e a vontade de sobreviver e ao mesmo tempo passar despercebida às autoridades - porque se ela for descoberta, certamente será morta.

Este é um livro sobre amizade verdadeira - um laço inquebrável mesmo diante das piores atrocidades a que se pode expôr um ser humano.

É também um livro sobre a força do amor - capaz de fazer existir força, fé e esperança nas situações mais adversas.

A filha de Auschwitz é sobre um milagre gerado em meio ao caos e à escuridão.

Um livro marcante e inesquecível que acima de tudo, nos mostra que mesmo em meio ao pior cenário, algo belo pode nascer.

Malu 13/03/2024

Mais uma vez um livro que despedaçou meu coração. Impossível não se entristecer com os horrores narrados dessa injustiça surreal de nossa história.

Déa 09/01/2022

Impactante
Livro: A Filha de Auschwitz (Lily Graham) | @editoragutenberg | 256 páginas

Eva é uma mulher forte e determinada que não desiste de encontrar seu esposo Michael, que foi levado seis meses antes que ela para o campo de concentração de Auschwitz. Mas encontrar alguém lá não é uma tarefa fácil.

Lá, Eva une-se com outras mulheres e fica muito amiga de Sophie, que precisa ficar viva para encontrar seu filho depois que a guerra terminar. Ambas se ajudam e tentam se fortalecer numa amizade especial, compartilhando sonhos de um futuro melhor.

Diante de todas as coisas terríveis que acontecem com elas, da luta diária pela sobrevivência, Eva gera um filho escondida. Essa é a esperança que ela tem de contar sua história.

Eu sempre gostei de ler enredos envolvendo fatos da segunda guerra mundial, sobre o holocausto. E acompanhar a experiência de algumas dessas mulheres não foi fácil. São histórias baseadas em fatos reais. Eu mesma, que já li vários livros com essa temática, desconhecia o fato de que mais de 700 bebês nasceram em Auschwitz. Claro que poucos sobreviveram, infelizmente.

Foi meu primeiro contato com a narrativa de Lily e ler essa história foi comovente. A crueldade desses homens faz doer o coração no decorrer das páginas. Mas aprendi muito sobre resiliência e a valorizar as pequenas coisas da vida.

Eu li esse livro com minhas clubetes do meu clube de leitura e nosso bate-papo rendeu bastante, como sempre! #clubedealeitora #clubinhodealeitora

Me acompanhe no IG @dealeitora

Aline @contandoleituras 25/05/2021

Que história forte!
Só de pensar que tiveram histórias verdadeiras parecidas com essa, já nos faz repensar nossas motivações de vida.
Mais que um romance, uma lição de resistência e resiliência!

Cláudia - @diariodeduasleitoras 17/04/2024

A filha de Auschwitz
?Nasci em um mundo que proibiu minha existência.?

?A Filha de Auschwitz? é o segundo romance histórico da autora (primeiro é ?O segredo da livraria de Paris? - que eu amei), com uma temática que sempre leio e tenho muito respeito: segunda guerra mundial. Uma história comovente sobre a resiliência das mulheres diante da crueldade dos campos de concentração. A força da amizade e como a esperança pode ser mantida nos tempos mais sombrios.

Em 1942, Eva Adami embarca em um trem para Auschwitz. No vagão, quase incapaz de respirar e exausta por ficar em pé durante dois dias, ela só consegue pensar em seu tão esperado reencontro com Michal, seu marido, que foi enviado para lá seis meses antes. Mas, quando Eva chega ao campo, percebe que a chance de reencontá-lo é mínima, e sobreviver à terrível realidade pode ser seu maior desafio. Com o passar dos dias, Sofie, sua colega de beliche, torna-se sua grande confidente, e as duas mulheres compartilham histórias e sonhos em comum: Eva encontrará Michal vivo, e Sofie conseguirá ter seu filho de volta. Porém, quando Eva descobre que está grávida, sua sobrevivência corre ainda mais perigo e as duas se unem para proteger uma à outra, caso o pior aconteça. Sofie e Eva estão determinadas e se agarram à última esperança: as crianças permanecerão vivas e serão responsáveis por contar a trajetória de suas mães.?
Ps: Leiam a carta da autora depois da conclusão da história. Vocês irão se surpreender ao descobrir os relatos reais de sobreviventes, aos quais ela teve acesso.

Gabi 03/11/2021

"Nasci em um mundo que proibiu minha existência."

É com essa frase que começa esse leitura sensível, dolorosa, emocionante e cheia de esperança. Uma história que se passa num campo de concentração nunca é fácil de ler, obviamente não foi diferente dessa vez. É muito doloroso pensarmos em toda a crueldade e desumanidade que aconteceu. Apesar disso, Lily Graham escolheu falar sobre esperança. A Filha de Auschwitz é mais sobre esperança do que sobre qualquer outra coisa. É óbvio que a autora romantiza alguns acontecimentos, eu até acho que isso é necessário em uma história baseada em algo tão doloroso de se falar sobre, mas não acho que isso tire a beleza da leitura. Gostei que a autora intercalou a história com o passado da personagem, acho que isso deixa a leitura um pouco mais "leve". Recomendo bastante.

Andreia.Kohut 23/08/2021

Histórias sobre a segunda Guerra mundial sempre mexem muito comigo. Essa, que se centrou na presença feminina nos campos de concentração, me emocionou muito. E me revoltou também! Como é possível uma mente estragada corromper exércitos e matar milhões de pessoas, depois de torturas e maldades? Pior é saber que essa ideia estúpida ainda não morreu! Ótimo livro!

Virgílio César 30/06/2021

Este livro me decepcionou. Tinha dado nota máxima ao romance anterior da autora (O Segredo da livraria de Paris), mas este é muito mal escrito e com uma história chata.

Capella 16/05/2021

Um romance, no meio da história de Auschwitz, mostrando alguns detalhes da época, com esperança de um novo recomeço

Vivi 20/05/2022

E no inferno que foram forçados a sobreviver no holocausto em Auschwitz uma amizade verdadeira em que uma foi capaz de se sacrificar pela outra e ficou uma promessa que só o tempo foi capaz para se realizar.
Afinal... " amor é teimoso ".
Sonhos e famílias destruidas amores perdidos .
Mas ... " as vezes você precisa escolher a sua própria família ". Pois é isso que a vida faz com a gente qdo tudo está perdido e não temos mais ninguém.
Mulheres que sofreram nas mãos do demônio Mengele , muitas tiveram seus filhos arrancados e grávidas tb não foram diferente outras nunca mais tiveram a realização de gerar um filho devido a essas maldades. Sem contar outros mais sofrimentos diários.Mas uma mulher conseguiu esconder e lutou pela criança que carregava em seu ventre. Um fruto de uma linda história de amor antes de tudo desmoronar . Temos aqui a história de muita dor, sofrimento, perdas, as piores atrocidades, reencontros e do que poderia ser impossível mas não foi ... uma criança que nasceu em meio ao inferno que nenhum ser humano deveria passar. E recomeços mais emocionantes ainda.
Impossível não chorar.

Tamara Ferraz.As3Artes 31/05/2021

Leitura cativante
Uma leitura cativante e emocionante. Mesmo falando sobre uma parte da história triste, não é um livro pesado pra ler. Adorei cada parte da história. Uma leitura fluida e que não conseguia parar de ler. Um livro que todos deveriam ler. Mais um livro favoritado.

Deise.Maria 05/08/2022

Um amor teimoso
Sobre o livro : A autora Lily se inspirou na história real de sobreviventes que deram a luz a bebês dentro dos campos de concentração de Auschwitz, A história de Vera Bein , Anka Bergman e Eva shloss a meia irmã de Anne Franck formaram a história de Eva , uma polonosa que vivia em Praga e que teve sua vida desatada quando os Nazista invadem a cidade e redireciona os judeus para os Guetos de Therezin .Mas em um ato de coragem e amor Eva decidi ir atrás de seu marido em Auschwitz juntamente com sua amiga Sofhie que foi em busca de seu filho Tomás.Eva logo nota que mesmo seu ato sonhador e esperançoso vai precisar de muito mais coragem para sobreviver ao Campo de concentração. depois de usar de muita estratégia ela reencontra Michal e desses encontros ela engravida , entre perigos e sobre a ameaça constante de morte Eva consegue dar a Luz a Nádeje que nasce sobre circunstâncias bem difíceis.
O livro é narrado em dois tempos passado e presente. Fala sobre o poder da amizade entre Sofie e Eva , a luta pea sobrevivência de duas mulheres em busca do seu amor, a libertação do Campo de concentração pelo mão dos Soviéticos e sobretudo de se ter esperança em meio a um dos piores episódios da história da humanidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5