Por que ocupamos?: Uma introdução à luta dos sem-teto

Por que ocupamos?: Uma introdução à luta dos sem-teto Guilherme Boulos

Resenhas -

Washington24 01/03/2022

Dados, empatia e realidade
Em minha humilde opinião, há coisas na vida que falamos sem conhecimento ou sem colocar-se no lugar do outro. Muitas destas vezes afirmações radicais ou soluções instantâneas não representam a realidade ou não resolvem a questão.?

Coisas como: "mora na rua porque quer", "usa droga porque quer", "é preguiçoso", "bandido bom é bandido morto"... entre muitas outras afirmações que vejo ou ouço e discordo porque são rasas e não representam a maioria, ou até mesmo não representam ninguém. ?

Colocando a questão ideológica ou político partidária à parte, gostei muito do livro porque ?:
1?? É escrito utilizando uma linguagem simples e com isso a leitura flui.
2?? Traz dados e explica questões sobre moradia e econômicas que são reais e que muita gente não leva em consideração ou não sabe.
3?? Mostra um pouco do universo dos movimentos sociais, de ocupações e pessoas que nela vivem. Suas razões de ser e agir, argumentos de defesa (muitos baseados em dados) e uma ótica que não temos acesso porque a TV não entrega.
4?? Gosto muito das questões sociais, acima de tudo entender o que nos leva a chegar ao ponto que chegamos.
5?? É um livro curto, apesar da amplitude da informação, dá para ler em horas.

??Acima de tudo gostei porque pela forma que o livro é, cria a possibilidade de desmitificar e repensar a questão das ocupações. Não digo restrito a defesa ou julgamento, mas a situação do povo numa grande metrópole como São Paulo.??

O livro não é caro e vale muito a pena.

Para conhecer um pouco mais de uma realidade forte recomendo que leiam.

#social #empatia #livros #leialivros #amoler #moradias #política #amorelivros

Karoline67 27/10/2021

Didático e crítico
Boulos é realmente um ótimo escritor e o livro é direcionado pra quem não entende nada sobre reforma urbana e quer entender.