Psicologia, educação e desenvolvimento

Psicologia, educação e desenvolvimento Lev Semionovitch Vigostki

Resenhas - Psicologia, educação e desenvolvimento

Tamires Durães 23/10/2022

Um deleite da genialidade do Vigotski!
Não vou me estender nessa resenha, tão pouco chegarei próxima de expor a excelência que é esta obra. Demorei para finalizá-la para não ter a sensação de que estaria sem ela (bobagem, é só reler). Indico fortemente aos educadores e demais profissionais preocupados com o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. As reflexões levantadas pelo autor contribuíram muito para a minha formação e felizmente vão muito de encontro com os meus objetos de estudo e percepções. A tradução e cuidado na organização da obra favoreceram demais a leitura e apesar da complexidade, os capítulos são formidáveis! Vou elencar meus capítulos favoritos a título de curiosidade e também para me lembrar futuramente, sendo eles: "Sobre a questão do multilinguismo na infância", "O problema do desenvolvimento cultural da criança", "A pré-história da fala escrita" (meu favorito?!) e "A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança". Esta leitura foi apenas uma porta de entrada para o conhecimento pleno dos trabalhos do Vigotski, produzidos e reproduzidos fielmente (não os conceitos neoliberais desturpados e disseminados). Por fim, gostaria de agradecer ao meu namorado por me presentear com esta obra fantástica e discutir a respeito!

CinthiaGonçalves 13/01/2023

Recomendo
Suas reflexões são sempre excelentes!
O teórico perpassa pelo desenvolvimento infantil com maestria, é de extrema importância para quem atua nas áreas que envolvam crianças.

Fernanda1169 31/01/2024

Se trata de um livro bom, atende as expectativas, porém enrola demais, o autor fica rodando em torno da mesma teoria durando um capítulo enormes, q poderia se resumir em um parágrafo.