Psicologia, educação e desenvolvimento

Psicologia, educação e desenvolvimento Lev Semionovitch Vigostki


Compartilhe


Psicologia, educação e desenvolvimento


Escritos de L. S. Vigotski




Em comemoração aos 125 anos de nascimento de Lev Semionovitch Vigotski e em homenagem à Elena Kratsova, neta do autor que morreu em 28 de março de 2020, o Clube do Livro da Expressão Popular tem a alegria de anunciar o lançamento de mais um título desse destacado pensador soviético para a reflexão sobre o papel da escola na vida contemporânea. Este livro, organizado e traduzido por Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, é composto por oito textos de grande atualidade, alguns inéditos em língua portuguesa, escritos entre 1928 e 1933, que tratam da formação humana voltada para a diversidade e as possibilidades de desenvolvimento. Além dos textos de Vigotski, as organizadoras incluíram nessa edição um artigo de Elena Kratsova, em parceria com seu marido Guennadi Kratsov, sobre questões indicadas nos textos traduzidos.

São textos de diferentes períodos da trajetória do pensador. Sete foram traduzidos do livro Psicologia do desenvolvimento da criança publicado pela editora moscovita Eksmo, em 2004, uma coletânea que reúne obras como: O problema da idade; O primeiro ano; A crise do primeiro ano de idade; A primeira infância; A crise dos três anos; A crise dos sete anos; A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da crianças; Anotações sobre a brincadeira; Imaginação e criação na infância; Desenvolvimento mental de crianças no processo de instrução. De acordo com Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, os textos foram organizados segundo a ordem cronológica de publicação que está indicada na bibliografia da obra de L. S. Vigotski, elaborada por T. M. Lifanova, em função de análises realizadas sobre a obra e o autor e por sugestão de Elena Kravtsova, neta de Vigotski. Por isso, a presente edição brasileira é uma coletânea diferente do livro Desenvolvimento mental de crianças no processo de instrução, porém contém praticamente o que foi publicado no livro de 1935, com exceção do relatório O desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos na idade escolar que apresenta sérios problemas de redação em russo.

Uma obra fundamental para estudantes, professores e pesquisadores da área de psicologia e pedagogia com interesse em compreender a relação entre instrução e desenvolvimento, questão fundamental da teoria histórico-cultural, com os elementos primordiais que garantam uma formação humana emancipadora.

Didáticos / Técnico / Educação / Pedagogia / Psicologia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Psicologia, educação e desenvolvimento

Similares

(21) ver mais
A formação social da mente
Psicologia Pedagógica
Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski
Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vigotski

Resenhas para Psicologia, educação e desenvolvimento (3)

ver mais
Um deleite da genialidade do Vigotski!
on 23/10/22


Não vou me estender nessa resenha, tão pouco chegarei próxima de expor a excelência que é esta obra. Demorei para finalizá-la para não ter a sensação de que estaria sem ela (bobagem, é só reler). Indico fortemente aos educadores e demais profissionais preocupados com o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. As reflexões levantadas pelo autor contribuíram muito para a minha formação e felizmente vão muito de encontro com os meus objetos de estudo e percepções. A tradução e cuidad... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.3 / 14
5
ranking 64
64%
4
ranking 14
14%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Isa | @isatosta.pdf
cadastrou em:
01/03/2021 09:09:40
Isa | @isatosta.pdf
editou em:
01/03/2021 09:11:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR