Every Vow You Break

Every Vow You Break Peter Swanson

Resenhas - Every Vow You Break

Carolina Zaghi 02/11/2022

Um bom livro pra sair da ressaca. Li em inglês acompanhando com o audiobook, bom para quem quer continuar estudando o idioma. A trama também prende bastante a atenção.

Monica 16/08/2022

Se a preguiça fosse um livro, ela seria este.
Em Every Vow You Break, Peter Swanson traz-nos a história super complicada e melodramática de Abigal Baskin, uma mulher simples e ambiciosa que nunca pensaria que viria a apaixonar-se por um milionário. Entra Bruce Lamb em cena: ele é carinhoso, acredita no amor à primeira vista e está disposto a dar tudo a Abigal. Porém, ela está reticente ao início, mas rapidamente fica apaixonada por ele. Aparentemente, tudo se torna um mar de rosas quando ela está prestes a casar com o seu namorado super-rico, maravilhoso, perfeito, blá blá. Até que na sua festa de Despedida de Solteira, ela trai o noivo e a partir daí, as coisas escalam até à miséria obscura de forma (muito) porcamente orquestrada.

Como é comum em thrillers, a protagonista é indolente, burra e não vê um palmo à frente do nariz. As evidências, as red flags estão lá — bem gritantes — mas a pobre mulher só vê rosas e passarinhos a cantar. As coisas pioram quando o marido (ah, sim, porque ela casou-se mesmo o tendo traído, típico!) a leva em lua de mel para um resort de libertação. Numa ilha afastadíssima da costa. Sem telemóveis. Sem internet. Basicamente, sem qualquer forma dos convidados estabelecerem comunicações com o resto da civilização, com exceção do telefone para emergências. (Alerta: perigo!)

O livro vai evoluindo de uma forma muito... bem, como digo: pouco interessante. Os plot twists são inexistentes e, para além da Abigail, as restantes personagens não são desenvolvidas ao ponto de percebermos as suas motivações. Nas últimas 50 páginas, tendo o autor já revelado a sua enferrujada chave para o mistério, este tenta colmatar a fealdade do seu thriller com momentos de ação, de persistência e resiliência por parte da Abigail. Meu deus, como ele tenta!

Mas Peter Swanson continua homem e escrever uma mulher é ainda, sob a perspetiva masculina em qualquer thriller, um processo superficial demais. Ao longo de toda a obra, é evidente a tentativa de Swanson de afirmar uma determinada posição no que toca ao feminismo, a que ele falha completamente. Logo no início, quando Abigail chega ao resort, é confrontada com o facto de que ela está completamente rodeada por homens e nunca, nem mesmo quando esta se apercebe que é a vítima de uma espécie de clube de homens revoltados, o pensamento de que ela poderá ser violada lhe passa pela mente. Nem mesmo quando uma das mulheres na ilha está aos seus pés, espancada e dopada pelo marido, ela pensa que o perigo, que cada uma de nós teme, se aproxima. Nem uma única vez. É um trabalho insensível e preguiçoso. Talvez ele deva parar de escrever sob a perspetiva de vozes femininas.

Redimir-se-ia se o ridículo da situação me tivesse feito rir, mas até aí falhou.

Beatriz Araujo 26/05/2021

viciante
pode ser previsível as vezes, mas isso não me incomodou nenhum pouco! escutei o audiobook em um pouco mais de um dia, viciante

Paula 08/05/2021

Rápido e animado!
Gostei. Bem animado. O final é satisfatório e a ação é bem tensa. Um thriller pra não pensar muito, só sentir e torcer