Bruxas Literárias

Bruxas Literárias Taisia Kitaiskaia

Resenhas - Bruxas Literárias

lili.png 11/09/2024

O livro celebra as maiores autoras da história com um toque bem interessante pois as mesmas são consideradas bruxas.

Achei a parte da biografia delas MUITO rasa, quase não tinha nada sobre elas realmente e o pouco que tinha poderia ser encontrado facilmente na Wikipedia em questão de dois minutos.

Em compensação, adorei a parte ficcional delas, na qual era pego algum elemento da escrita ou da vida das escritoras e eram transformados em algo fantástico, ficticio.

Net 06/09/2024

Padrão de qualidade darkside
Os livros da darkside são conhecidos pelas edições com capas bonitas e com esse não é diferente. Todas as páginas são decoradas e as ilustrações são belíssimas. O livro traz uma pequena biografia lírica da vida e obra de escritoras importantes da literatura e deixa algumas recomendações de suas obras.
Na versão brasileira foram incluídas 3 autoras brasileiras.
Um livro lindo e rápido de ler.

Dré 04/09/2024

Livro bom, imagens lindas, rápida leitura. Não era o que eu esperava mas me surpreendeu e gostei muito.

maria luiza :) 27/07/2024

Bruxas Literárias
Adorei o livro por contar um pouco sobre algumas das importantes mulheres da literatura de uma forma "poética". Também gostei de nesta edição brasileira terem adicionado Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles ?
Infelizmente, apesar de já conhecer algumas das escritoras tratadas, ainda não li nenhuma obra delas (escritoras internacionais), mas após a leitura fiquei com ainda mais vontade de ler. Também pude conhecer outras escritoras, o que gostei muito.
Já li "A Hora da Estrela" da Clarice Lispector e o conto "Venha Ver o Pôr do Sol" da Lygia Fagundes Telles (e gostei deles), então fiquei feliz em vê-los sendo recomendados.
Por fim, gostei de o livro mostrar como as mulheres da literatura são bruxas por fazerem magia com as palavras, o que é verdade ???

Samantha229 17/07/2024

O livro bonito, cheio de ilustrações perfeitas.. porém é apenas um breve sumário que cita diversas "bruxas" autoras, romancistas, poetistas entre outras que foram muito além da suas respectivas épocas, para caso haja interesse você ir atrás de outros materiais e estudar sobre as mesmas.

Katy 18/06/2024

Leitura rápida e super gostosa! Cada virada de página com uma escrita que surpreende. Já coloquei na lista livros de autoras que até então eram desconhecidas para mim.

Ana 25/05/2024

Precisamos da versão Brasil
Que livro gostosinho de ler, num dia frio sem pressa e sem preocupação alguma. Conhecer brevemente mas com lirismo várias mulheres bruxas das letras que vão além de seus tempos foi uma experiência deliciosa.
Espero de coração que façam uma versão focada nas bruxas literárias brasileiras, tivemos nossas representantes mas não é o suficiente para a grandiosidade que há em nossa literatura nacional.

J.D.A 08/05/2024

Te incentiva a ler mulheres brilhantes
Adorei, mais pela composição da obra, do que pelo conteúdo em si. Acredito que honrar a memória e obra das bruxas literárias apresentadas no livro e a estética do mesmo são o objetivo dos editores.
Quanto as biografias, que achei que seriam o ponto central abordado, acredito que tenham ficado em segundo plano, sendo apenas um breve resumo com algumas curiosidades e indicações de obras das escritoras citadas.
Afinal considero este um livro 4 estrelas, como a maioria da Darkside (que, na minha opinião, nunca recebem menos do que isso).

JessChandler 18/04/2024

O livro é lindo, como é de se esperar em uma edição Darkside, e poesia pura. Foi super legal conhecer mais autoras.

14/04/2024

Amei esse livro que reúne várias das bruxas literárias que fizeram história. Pudemos conhecer um pouco de sua história.

Triice 03/03/2024

"Bruxas e mulheres escritoras mergulham igualmente na criatividade, no mistério e em outros mundos. Elas não têm medo de ficarem sozinhas na floresta de suas imaginações nem de viver em cabanas feitas por elas mesmas. Elas não têm medo do escuro."
Já começando a resenha falando com 100% de certeza que é meu primeiro favorito do ano! Não existem unidades de medida ou qualquer outra coisa que mensure o quanto eu amei ler esse livro.
Gente, que homenagem mais linda que as autoras fizeram pra essas mulheres incríveis que apresentaram vários mundos pra todos que entraram em contato com alguma das obras delas! Eu amo esse reconhecimento, porque elas praticamente caminharam para as mulheres dos tempos que sucederam os delas correrem.
No livro, a gente vê as representações feitas por essas bruxas maravilhosas que tiveram coragem de escrever sobre tópicos de extrema importância que são debatidos até nos dias atuais, a gente vê que têm representações, além do fato do "ser mulher", mas também como mulheres negras, lésbicas, que sofreram e lutaram com a escrita para viverem suas vidas. Mano, isso é o sulco da beleza!
MENÇÃO HONROSA: livro que indica livros, eu amo demais isso, na moral, o tanto que minha wishlist aumentou com as recomendações de cada autora dessas 144 páginas não tá escrito.

Felipe 27/02/2024

Gostei, de mais !
Muito bom descobri muitas escritoras novas, porém não achei pra comprar os livros de muitas.
Esperando a Darkside lançar logo livros delas.

Perdida_nas_Estrelas 26/02/2024

Quero um só de brasileiras!
O livro é curtíssimo, contém ilustrações belíssimas e vale ter por coleção, me interessei por várias autoras que não conheço, só me incomodou a maioria ser dos Estados Unidos, queria mais. E sim, as mais interessantes são as últimas três, que foi um adendo brasileiro da Darkside, são 3 brasileiras magníficas, Carolina Maria, Lispector e Lygia Fagundes.
Eu tive esse livro na minha lista por um bom tempo e quando soube que tinha a Lygia foi que decidi comprar, mesmo sendo apenas uma página dela. É uma página para cada escritora.
Achei a parte que as autoras criaram bem brisada, elas usam elementos dos textos das escritoras em questão e fazem uma coisa doida falando coisas bem brisadas. No geral, não gostei disso, mas aceitei. De qualquer forma, esse é o objetivo do livro então tudo certo, pois elas fizeram o que propuseram.
Vou guardar ele com muito carinho, é lindo demais!!!

Mar 27/12/2023

Um ótimo livro de recomendações para leitura, trazendo mulher que fizeram história e que marcaram várias gerações.

Vampiria 15/11/2023

Uma boa pedida para conhecer escritoras
A arte -como sempre- é ótima, para conhecer autoras que por serem mulheres,a cultura se esquece, é um apanhado com várias delas, de diferentes culturas, etnias e épocas. Comprei algumas obras de algumas autoras indicadas, vale a pena!