Arendt

Arendt Ann Heberlein

Resenhas - Arendt

Marco459 08/06/2023

Ótimo, livro, recomendo a leitura
Hanna Arendt foi uma intelectual que foi marcada tanto pela primeira, mas principalmente pela segunda guerra mundial. Sofreu na pele as aflições de todo ser humano, mas ainda as humilhações e perseguições do antisemitismo impulsionado pela ideologia nazista.
Adorei a forma como Ann Heberlein escreveu o livro, principalmente o posfácio no qual associou o totalitarismo da segunda guerra com os totalitarismos emergentes dentro das próprias democracias. Esse nem todos reconhecem e no Brasil o expoente é Jair Bolsonaro , com sua vocação de enfraquecer por dentro as instituições democráticas , mas fato não enxergado por muitos.
Pessoas do passado justificaram o apoio ao nazismo por temor ao comunismo, argumento muito utilizado nos dias de hoje para votar em um pessoa despreparada e com vocação para o totalitarismo.

Gabs 28/11/2023

Amo ler biografias e gostei muito dessa da Hannah Arendt, famosa escritora de As Origens do Totalitarismo.
Adorei a forma como a escritora explorou o contexto histórico e também as principais teorias defendidas pela Hannah para além dos fatos puramente biográficos.
Ela com certeza não ficou marcada na história por ser um ser humano excepcional (claramente não é, inclusive tem sua imagem vinculada a algumas polêmicas), mas seus estudos sobre o totalitarismo com certeza são, até hoje, norteadores no reconhecimento de ameaças à democracia e só por isso já valeria a leitura.
Destaque especial para o posfácio. Muito bom mesmo.

Lena Raquel 08/06/2021

Uma comovente biografia sobre Hannah Arendt
Para quem tem vontade de conhecer mais a fundo a vida intelectual, os amigos e os amores de uma das maiores pensadoras do sec.XX. Um deleite!

Cris.Aguiar 22/01/2024

Que mulher!!
Essa biografia me deixou impactada com quem foi Arendt.

Muito bem escrita, dentro da sua proposta - amor e o mal na vida de Arendt - não é uma bio completa e detalhada (para isso a autora indica outras); ao contar a história dessa personalidade a escritora também nos traz bases filosóficas da Arendt e de outros que a influenciaram e/ou viveram na mesma época, além de uma aula de história. E na escrita da Ann você percebe o quanto ela também tem admiração por essa personalidade, não deu para segurar as lágrimas no final.

Ao acabar a leitura meu pensamento foi: "algumas pessoas deveriam viver para sempre". (mas não acho que a Arendt concordaria comigo)

Um livro excelente, escrita fluída, fácil e impactante.
RECOMENDO!!!

Fabio.Nunes 11/08/2023

Alugou um triplex na minha mente
Arendt. Entre o amor e o mal: uma biografia. Ann Heberlein.
Editora: Cia das letras, 2021.

- Você acredita que um ser humano possa ser mau por natureza?
- Acha que a indiferença e a apatia quanto ao mal são tão ruins quanto à maldade em si?
- O que você entende como o amor dentro de um relacionamento romântico?
- Você acha que são as circunstâncias da vida que podem torná-la insuportável ou entende que é a falta de propósito que geraria a total desesperança no viver?
- Concorda que os direitos humanos derivam do princípio da dignidade humana?
- Você acredita que todo ser humano nasce com direitos ou acha que há necessidade de um Estado-nação para garanti-los?
- Você consegue se reconciliar com o mundo da maneira que ele é?
- E com a morte, como você lida?

Esses foram alguns dos questionamentos que esse livro me pôs na mente. Mas peraí, não é uma biografia? Pois é, sim.

Essa é a biografia de Hannah Arendt, filósofa, cientista social e seja lá mais o que ela entendesse de si mesma.
Um livro em que Ann Heberlein conta de forma bem fluida não somente a trajetória de vida de Hannah, o que já não seria nada trivial (uma judia na Europa assolada por duas guerras que teve de fugir para os EUA), mas também de conceitos essenciais de sua obra - coisa que, confesso, me alugou um triplex na mente em alguns momentos.
Um livro que vale demais ser lido, principalmente para servir de porta de entrada para a obra de um dos grandes expoentes (não só feminino) do século XX.
aline203 11/08/2023minha estante
Que interessante, Fábio! Sempre quis ler um livro dela, já salvei p ler um dia

Gustavo.Morsch 30/08/2023

Leitura indispensável
Ao mesmo tempo que é gostoso viajar pela sua história, relacionar suas ideias a sua própria vida é maravilhoso.

Giselegcintra 25/08/2023

Recomendo muito!
Esse foi um livro que me impactou muito! A forma como é escrito te faz querer saber mais e mais sobre a vida de Hannah Arendt, e você acaba se apaixonando pela história, pela força e pela luta dela.

Há detalhes enriquecedores (mas muitas vezes tristes e chocantes) e reflexões filosóficas muito interessantes a respeito do cenário histórico e político da época, que tem o período das grandes guerras (especialmente a 2a Guerra Mundial) como ?pano de fundo?. Pano de fundo entre aspas porque foi esse cenário o responsável por diversas tomadas de decisões e acontecimentos drásticos que mudariam a vida de Hannah para sempre.

O posfácio abordando algumas reflexões relacionadas ao livro ?As origens do totalitarismo? e os relacionando de forma precisa com a sociedade contemporânea são um bônus e conseguem agregar ainda mais a leitura. Gostei muito e recomendo!

Eliette 30/12/2023

Arendt
Me acostumando com as Biografias.
Uma grande pensadora, porém com algumas controvérsias...
É preciso conhecer para julgar!

Priscila.Lanza 29/11/2023

Filósofa Política, mesmo "sem querer"
É um livro interessante de se ler, principalmente pra quem ainda não leu nenhuma obra da Hannah (o meu está na estante: Origens do totalitarismo).
Ler com a perspectiva de alguém que vivenciou a Segunda Guerra Mundial, e teve sua vida regada à eventos políticos, com certeza deu bagagem, reflexões e argumentos importantes.
Teve o evento da "passada de pano"? Teve! Mas que atire a primeira pedra quem nunca ficou bitolado por amor.

Josiane Gonzaga 15/10/2023

Hanna Arendt
É realmente um livro fascinante, a vida de Hanna explica muito o ser pensante incrível que ela é. Quem puder, LEIA, é uma biografia facílima de ler, interessante, histórica, e em pontos específicos horrenda por conta do momento histórico.
No final, no posfácio, escrita por Helena, compara os pensamentos da Hanna ao momento atual, ao totalitarismo contemporâneo, envolvendo Trump e Bolsonaro, é bem interessante a reflexão antes do julgamento.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/01/2023

Com uma abordagem totalmente inovadora, este perfil biográfico explora a vida e a obra de Hannah Arendt a partir de dois temas fundamental para a sua história: o amor e o mal.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559210565

Laura 10/08/2023

Um backstage talvez?
Não esperava que seria uma leitura tão fluída. fiquei curiosa pra saber mais sobre a vida da Hannah e ler as obras dela. a autora trata a filósofa com muita intimidade e fala sobre algumas áreas da vida dela que influenciam sua escrita e algumas decisões de sua vida, como não ter filhos. ameeeeei a autora ter abordado sobre os romances da Hannah e o quão sensível ela era, sobre os seus amigos e sua família, juntamente com o caos externo em que vivia, como a Primeira e principalmente Segunda Guerra Mundial. recomendo a leitura!

Silvana.Freitas 30/08/2023

"Arendt. Entre o amor e o mal: uma biografia.", é, como o título diz, a história da vida se uma pessoa. Li minha primeira biografia no ano passado. Por quê? Nunca me interessou. Sempre gostei de ficção e não acreditava que uma história real pudesse me acrescentar algo. Hoje, ao terminar de ler a biografia de Hannah Arendt, estou muito feliz em perceber como estava enganada.

Hannah foi uma pensadora Alemã, de origem judaica, que desenvolveu seu pensamento e reflexões ao longo de uma vida marcada pela situação do exílio e sendo testemunha de momentos históricos decisivos como a ascensão do Nazismo, o Holocausto dos judeus e a Guerra Fria. Tendo uma formação intelectual baseada primeiramente na filosofia, contribuíram muito pro seu pensamento Immanuel Kant e Martin Heidegger (com quem teve um relacionamento amoroso por muitos anos, e uma relação da vida inteira, praticamente). Foi no exílio na França que teve uma formação política, ampliando seu pensamento e visão de mundo.

Já havia lido citações de Hannah em obras de outros autores, mas conhecer sua história em conjunto com suas principais ideias, foi fascinante! Somos o resultado da nossa história, mas também da maneira como reagimos a ela e Arendt extraiu com maestria o ensinamento que cada situação tinha a oferecer. Ela não foi apenas alguém que formulou ideias brilhantes acerca da vida e da humanidade, mas alguém que viveu de acordo com o que professava, bem como utilizou seu pensamento pra mapear e entender a vida. Uma mulher admirável, cujas obras, com certeza, eu quero conhecer!